Enel Brasil destina R$ 23,4 milhões para ações de combate ao coronavírus

Publicado em 16 de abril de 2020

• Companhia lança #JuntosNaMesmaEnergia, pacote de iniciativas com foco na prevenção e no enfrentamento à Covid-19 no país.
  • R$ 12,2 milhões serão destinados a ações de apoio a unidade de saúde, medidas de prevenção em comunidades e engajamento dos colaboradores.
  • Empresa também destinará R$ 11,2 milhões para obras de eficiência energética em hospitais que estão recebendo pacientes com coronavírus.
  • Enel Brasil já doou R$ 3 milhões para produção de testes rápidos feitos pela Fiocruz em parceria com outras empresas do setor elétrico.

Niterói, 16 de Abril de 2020 – A Enel Brasil, um dos maiores grupos privados do setor elétrico do país, acaba de fechar um pacote de iniciativas para auxiliar no combate e na prevenção ao coronavírus no Brasil. Com o mote #JuntosNaMesmaEnergia, a empresa destinará R$ 23,4 milhões a ações que incluem distribuição de itens de higiene a comunidades das áreas de atuação da empresa, doação de equipamentos de proteção individual a profissionais de saúde, apoio a pequenos grupos produtivos para confecção de máscaras de proteção, desenvolvimento de cursos online para comunidades, entre outras iniciativas. Recentemente, a empresa também destinou R$ 3 milhões para produção de testes rápidos feitos pela Fiocruz, em parceria com outras empresas do setor elétrico brasileiro.

A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do modelo de negócios da Enel e está baseada nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O plano de ação para o período da pandemia no Brasil integra essa estratégia de desenvolvimento sustentável, que inclui toda a cadeia de negócios da companhia.

Como parte do movimento #JuntosNaMesmaEnergia, a Enel vai doar, por meio da Enel Green Power – seu braço de energias renováveis, equipamentos para leitos de UTI dos hospitais regionais para o tratamento de pacientes com Covid-19 no interior do Piauí, estado onde a empresa está construindo os maiores parques de geração solar e eólica da America do Sul. A companhia também disponibilizará equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde da região, além de testes rápidos, cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social do estado e itens de higiene pessoal para moradores das comunidades nos arredores dos parques.

Outra ação incluída no plano da Enel é a doação de 13.800 máscaras artesanais de proteção para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Ceará. O material está sendo confeccionado pelos grupos produtivos dos três estados, por meio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, uma das iniciativas desenvolvidas pela companhia para promover a geração de renda em comunidades. Um desses grupos é o Costurando Sonhos, que atua em Paraisópolis, uma das maiores comunidades do Brasil. As máscaras, feitas de tricoline, podem diminuir a disseminação do novo coronavírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Elas acompanharão um tutorial sobre o uso correto da máscara, com dicas de higiene e prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Ainda dentro da plataforma Enel Compartilha, a companhia adaptou alguns de seus projetos para que as comunidades atendidas pelas iniciativas da empresa não deixassem de ser atendidas durante o período de isolamento social. Palestras educativas e oficinas estão sendo transformadas em videoaulas online, com orientações sobre consumo consciente de energia, dicas de segurança com a rede elétrica durante o isolamento, instruções sobre empreendedorismo, além de recomendações sobre prevenção da Covid-19. Além disso, líderes comunitários que fazem parte da Rede de Lideranças da empresa passarão a divulgar, por meio de vídeos e informativos, iniciativas voltadas à saúde e prevenção da doença em comunidades da área de concessão das distribuidoras de energia da Enel. A companhia também distribuirá três mil frascos de álcool em gel nessas localidades e fará a doação de centenas de kits de alimentos orgânicos e de cestas básicas.

Envolvimento de clientes e colaboradores

Além dessas iniciativas, a Enel realizará, por meio do seu portal de voluntariado, Rede do Bem, campanhas internas para incentivar a  participação dos colaboradores em diversas ações, como: doação para a produção de testes rápidos pela Fiocruz; doação, em sistema de vaquinha virtual, para instituições sociais em cinco estados brasileiros; divulgação das ações de empreendedores locais, entre outras ações. Clientes das distribuidoras de energia da Enel no Ceará, no Rio de Janeiro, em Goiás e em São Paulo também poderão contribuir com doações feitas pelas contas de luz que serão direcionadas para unidades de saúde e instituições que apoiam grupos em situação de vulnerabilidade social.

Eficiência energética em hospitais

Por meio do Programa de Eficiência Energética de suas distribuidoras de energia, a Enel realizará obras em 14 hospitais e unidades de saúde que têm atendido pacientes infectados pelo Coronavírus nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Goiás e do Ceará. As obras incluem reforma de sistemas de iluminação e ar condicionado das unidades, contribuindo para maior conforto dos profissionais e pacientes e para maior eficiência nos gastos das instituições com energia elétrica.

Sobre a Enel Brasil

A Enel atua no Brasil com geração, distribuição e transmissão de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias. Em distribuição, o Grupo atende mais de 17 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de cerca de 2,9 GW, dos quais 782 MW são de fonte eólica, 845 MW de solar e 1.269 MW de hidro. No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o país à Argentina. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.