Como funciona?

Entender como funciona a sua conta de energia é fundamental! Assista o vídeo que exemplifica como a sua conta é constituída:

As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de luz, e repassados diretamente às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.

Em uma conta de R$ 100, por exemplo, apenas R$ 24,83 são destinados à Enel Distribuição Rio para operação, expansão, manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos. Veja na imagem a seguir a composição da sua conta:

Clique aqui para navegar pela sua conta!

 E sobre o Revisão Tarifária Extraordinária?  

Todo ano, a tarifa de energia passa por um reajuste tarifário que impacta diretamente no valor final da conta de luz. O aumento é definido e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  As distribuidoras de energia, entre elas a Enel, não gerenciam este reajuste.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no dia 26 de março de 2019, um reajuste extraordinário para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, de 7,49% e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, também de 7,89%. Os novos valores passam a vigorar a partir do dia 1º de abril de 2019.  

A revisão extraordinária foi necessária devido à decisão da Diretoria da Aneel do dia 20 de março de 2019, que autorizou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a concluir o acordo com grupo de oito bancos para antecipar a quitação da chamada CDE Conta-ACR em setembro de 2019. Assim, as distribuidoras deixarão de realizar os desembolsos mensais para a conta a partir de outubro de 2019 até abril de 2020, sendo os efeitos desta quitação refletidos diretamente na tarifa da Enel Distribuição Rio, através da redução tarifária aprovada pela Aneel através da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE).

 

Perguntas Frequentes

ENEL