Nossas #MulheresDeEnergia do Ceará

Published on Terça-feira, 9 Março 2021

Profissionais de diferentes áreas do grupo relatam suas experiências em um setor predominantemente masculino

Em comemoração à Semana da Mulher, ressaltamos o compromisso do grupo em valorizar e defender a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, destacando o protagonismo feminino no setor elétrico brasileiro. O grupo tem como meta ampliar a participação das mulheres no quadro de colaboradores no médio e longo prazo, dando cada vez mais oportunidades para as profissionais se destacarem em suas áreas de atuação dentro da companhia. Comemoramos a grande conquista de que mais da metade, cerca de 52%, dos colaboradores contratados para cargos de liderança em 2020 foram mulheres. Destacamos algumas histórias de mulheres inspiradoras em um setor predominantemente masculino. Confira a seguir algumas das colaboradoras que ajudam a construir a história da companhia:

Vera Lúcia, profissional da área de Manutenção, em Fortaleza, iniciou a carreira em 1985 e atualmente trabalha com medição de níveis de tensão e manutenção de equipamentos de telecontrole. Semanalmente está em campo e atua diretamente com homens. Ela conta que é muito elogiada por eles e sempre foi muito respeitada em um ambiente que com mais homens do que mulheres. “A seriedade no trabalho e a vontade de fazer certo é o segredo para o reconhecimento dos colegas”. Vera conta que se orgulha muito do trabalho feito nesses 35 anos na empresa. “É muito gratificante saber que aquela manutenção feita com sucesso faz com que o equipamento esteja funcionando com qualidade, e, assim, faz com que consigamos atender rapidamente nossos clientes. Isso é o retorno do meu trabalho diário e do meu esforço”. 

Leiturista em Fortaleza, Sílvia Helena é outra mulher de garra na empresa. Trabalha em uma empresa terceirizada da Enel há cerca de 11 anos, e fala com muito orgulho do trabalho feito no dia a dia. “Eu me sinto muito realizada com o meu trabalho e em levar um serviço bem feito para os clientes. Sou muito bem recebida pelos clientes e fiz grandes amizades. Faço com muito amor e dedicação”. Ela conta que, durante o este período de pandemia, a força que ela tem em sair para trabalhar nas ruas era saber que está fazendo um trabalho essencial enquanto muitas pessoas estão em casa ou nos hospitais. “Neste momento, o mais importante é a nossa segurança e a dos nossos clientes. Estamos fazendo o trabalho, mas com todas as ações de prevençao que o momento exige”. 

 

Igualdade de gênero na Enel

A Enel Brasil desenvolve uma série de ações, como o projeto Mulheres de Energia e o Enel Compartilha Empreendedorismo, em linha com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS), idealizados pela ONU Mulheres e pela Rede Brasil de Pacto Global, que tratam sobre a promoção da educação, a inclusão, a capacitação e o desenvolvimento profissional para as mulheres. Em 2005, a empresa aderiu à Agenda 2030 da ONU, apoiando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o ODS 5, que trata do tema de igualdade de gênero. Em 2019, a companhia foi reconhecida por suas iniciativas na categoria prata na premiação WEPS Brasil – Empresas Empoderando Mulheres. Nesse mesmo ano, a Enel também foi a vencedora do Prêmio ODS Pacto Global, na categoria Prosperidade, pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo.

 

ENEL