Institucional
Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
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Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
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Quer ver o que tem em cada campo da sua conta de energia, entender melhor o que você paga na conta, o reajuste tarifário e os impostos? É só clicar aqui ou acessar a nossa agência virtual no serviço “Entenda sua conta".
Sua conta chega direto no e-mail que você escolher, protegida por senha para garantir sua privacidade. Você pode consultar a conta a qualquer momento, e ela serve como comprovante de residência, com as mesmas informações da versão impressa.
Se ainda não recebe por e-mail, cadastre-se agora aqui e aproveite essa facilidade.
Para garantir que você receba nossos e-mails, mantenha seu cadastro sempre atualizado e adicione faturaporemail@ceara.enel.com à sua lista de contatos.
Você pode solicitar a segunda via da sua fatura pela agência virtual, através do Aplicativo Enel iOS e Android, e das nossas redes sociais.
Você pode consultar suas contas em aberto de forma fácil clicando aqui usando seu número de cliente e CPF/CNPJ, ou acessando a agência virtual. Você também pode consultar seu débito por meio do Aplicativo Enel para iOS e Android.
Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual, no site, clique no menu e em "Meus Dados”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.
Você também pode ligar gratuitamente no 0800 da Enel Ceará (0800 28 50 196). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.
A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.
Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.
Você pode cadastrar sua conta no débito automático em nossa agência virtual ou acessando o site do seu banco. Lembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.
Em nosso site, você pode acessar a nossa agência virtual e verificar as opções disponíveis. Ou, se preferir, acesse o site do seu banco, entre com sua agência e conta e selecione a opção “pagamentos”. E também nos aplicativos IOS e Android.
Para efetuar o parcelamento, é necessário ter, no mínimo, duas faturas. Além disso, uma delas deve ter pelo menos 60 dias de vencimento (classes: Rural, Residencial, Baixa Renda e Ex Baixa Renda).
O parcelamento do valor da fatura só poderá ser solicitado pelo titular ou representante legal.
Você pode requisitar o parcelamento pré-aprovado pela nossa agência virtual e pelas nossas lojas de atendimento.
Trata-se de um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de Baixa Renda.
Tem direito ao desconto:
Quem pode solicitar: titular do benefício ou titular da unidade consumidora, com o RG e CPF do beneficiário e o número do benefício.
Onde solicitar:
Call Center - 0800 285 0196.
Documentação Necessária:
Prazo: O desconto será concedido na próxima fatura, porém, se a unidade consumidora estiver em processo de faturamento, o desconto ocorrerá na conta subsequente.
Taxas e Custos: Não há cobrança.
Atenção: O desconto do Baixa Renda nas faturas seguintes será condicionado ao envio da confirmação do cadastro pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Caso ocorra algum problema, o cliente deve procurar o CRAS (Conselho Regional de Assistência Social), que representa o MDS em sua região.
A leitura Bimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 2 (dois) meses.
A leitura Trimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 3 (três) meses).
A Leitura Plurimensal ocorre quando a distribuidora realiza a coleta da leitura com intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos. Conforme artigo 271 da Resolução Normativa da ANEEL. Na Enel possuímos três tipos de faturamento: Mensal (Rio e Ceará), Bimestral (Ceará) e Trimestral (Rio).
Importante: Essa modalidade de leitura só acontece nas áreas rurais.
O leiturista não veio, como será faturada minha conta de energia?
No mês em que não houver visita do leiturista, a sua conta será faturada com base na média de consumo dos últimos 12 meses ou pela leitura informada por você.
Como funciona a autoleitura?
Para registrar a autoleitura, veja a data da próxima leitura na sua conta de energia. Dois dias antes desta data, vá até o medidor de energia da casa, do apartamento ou do estabelecimento comercial, anote o número exibido e informe em um dos nossos canais de atendimento.
· O que é?
Faturas de até R$20 são zeradas e o valor é repassado para o faturamento do mês seguinte, sem nenhum acréscimo.
· Como saber se estou participando do projeto?
Você receberá uma mensagem na sua conta de energia, informando que naquele mês, não precisará efetuar o pagamento.
Se você possui pagamento por débito você não é elegível a participar do projeto.
· Como saber o valor da conta do mês?
O total a pagar vem zerado, porém o valor da conta do mês aparece no campo “Descrição do Faturamento” como Crédito de Pequenos Valores na sua fatura.
· Como sei que não devo efetuar o pagamento naquele mês?
O código de barras não é impresso.
· Como você pode cancelar?
Caso você não queira receber a fatura dessa forma e desejar realizar o pagamento, pode entrar em contato com nossa central de atendimento (0800 285 0196), lojas e redes social, solicitar a sua conta de energia com o código de barras e, caso deseje, você também pode solicitar a exclusão permanente desse tipo de faturamento.
· Minha conta pode acumular durante quantos meses?
Sua conta pode ser acumulada durante 03 meses consecutivos até atingir o valor definido para o projeto.
O Reajuste Tarifário tem periodicidade anual, sendo realizado sempre na data de aniversário do contrato de concessão. Por este motivo, as distribuidoras da Enel têm datas diferentes para a realização de seus respectivos reajustes. O reajuste tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
A Revisão tarifária é realizada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
A Revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde comprovadas alterações significativas nos custos da concessionária e/ou modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato que impactem sobre os custos da empresa.
O que é o Ecoenel?
O programa é o incentivo à população em adotar a coleta seletiva de lixo em suas residências, proporcionando, em contrapartida, uma alternativa para contribuir no pagamento da conta de energia com o uso dos resíduos coletados. Indiretamente, o programa proporciona a geração de renda para a população, que poderá utilizar os recursos economizados para outros fins.
Como faço para participar?
Basta você ser um cliente da Enel e levar sua conta de energia a qualquer um dos pontos de coleta ou Lojas de Atendimento e fazer o seu cartão. Você irá recebê-lo na hora.
Que resíduos podem ser reciclados com o Ecoenel?
Papel, papel branco, papelão, papel misto (revistas), cadernos (sem a capa), livros, embalagem tetra park (leites, sucos e achocolatados), ferro, lata de cerveja, lata de refrigerante, ferros em geral, arames, prego, bateria de carro, chumbo, vidro, embalagem de vidro, garrafa de cerveja, garrafa de refrigerante, copo de vidro, embalagem de Nescafe, embalagem de maionese, plástico, garrafa de refrigerante (pet), embalagem de detergente, embalagem de água sanitária, embalagem de margarina, copo plástico e óleo de cozinha.
Acesse aqui para simular seu consumo.
1. A Enel recebe o pagamento de produtos e/ou serviços de terceiros na conta de energia?
R: Sim, e os valores dos produtos e/ou serviços de terceiros são detalhados na conta junto com o contato telefônico do terceiro responsável pelo produto e/ou serviço.
2. Quem pode pedir que os produtos e/ou serviços de terceiros sejam recebidos na conta de energia?
R: O titular responsável pela unidade consumidora, seu cônjuge ou companheiro, cadastrado pela distribuidora apresentando autorização formal por escrito ou por outro meio que possibilite a comprovação.
3. O cliente pode cancelar a cobrança do produto e/ou serviço na sua conta?
R: Sim, o titular responsável pela unidade consumidora, seu cônjuge ou companheiro cadastrado na distribuidora, podem solicitar à distribuidora, a qualquer tempo, o cancelamento das cobranças na conta, sem a necessidade de contato prévio ou aval da distribuidora ou do terceiro responsável.
4. O que acontece quando o cliente solicita o cancelamento da cobrança e possui fatura em aberto?
R: A distribuidora deve emitir nova fatura com o prazo para vencimento de pelo menos 5 dias úteis contados da data da apresentação da conta.
5. Se o cliente atrasar o pagamento da conta que tem cobrança produto e/ou serviço é cobrado juros e multa?
R: Não, os juros e multa são apenas sobre o valor da prestação de serviço de energia elétrica, conforme o art. 343 da REN 1000/21.
6. A distribuidora pode cortar a energia pelo não pagamento das cobranças dos produtos e/ou serviços na conta?
R: Não, a distribuidora não pode cortar a energia elétrica pelo não pagamento das cobranças. Se não houver pagamento do serviço de energia elétrica o corte pode ser feito e o titular pode pedir uma conta sem a cobrança do produto/serviço.
7. O que acontece caso o cliente não reconheça ou não autorizou a cobrança na sua conta?
R: Caso seja constatado adesão indevida, o titular responsável pela unidade consumidora, seu cônjuge ou companheiro cadastrado na distribuidora, têm direito à devolução em dobro dos valores pagos em excesso, acrescidos de atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e de juros de mora de 1% ao mês calculados pro rata die.
Quando falta energia, o que devo verificar antes de solicitar atendimento?
Se você já checou isso e continua sem luz, informe-nos através dos canais de atendimento, no sitena agência virtual, aplicativo (Android ou iOS), redes sociais e WhatsApp Elena (21 99601-9608).
O que devo fazer quando tenho uma pessoa em minha residência que usa equipamento elétrico indispensável à vida?
O titular da conta ou familiar deve cadastrá-lo na Enel, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso do equipamento essencial à vida.
Para saber mais, clique aqui.
Quais passos devo seguir para fazer o padrão de entrada?
Passo 1 - Instalação da caixa
Colocar a caixa de medição do lado de fora do imóvel, no limite da via pública, de forma externa ou semiembutida (se for caixa de ferro com tampa transparente). A parte de baixo da caixa deve ficar a uma altura entre 1,40m e 1,60m do piso pronto.
Passo 2 - Instalação do pontalete
Chumbar o pontalete na parede, embutindo no mínimo 60cm. A parte externa deve medir no máximo 1,20m.
Passo 3 - Cabo concêntrico de entrada - Isso é com a Enel
A Enel fixará o cabo concêntrico do lado de fora da parede, com abraçadeiras de aço inoxidável. O condutor deve entrar no quadro de medição pelo lado esquerdo. A caixa de medição tem orifícios nas laterais, que devem ficar visíveis. O cabo concêntrico é o ramal de ligação vindo da rede elétrica externa e é fornecido pela Enel
Passo 4 - Cabo de saída
As instalações elétricas internas (os cabos*) do seu imóvel devem ir até a caixa de medição da Enel.
(*) - São os cabos que vão da caixa da medição até a instalação do imóvel.
Passo 5 - Instalação da proteção
Fixar o disjuntor de proteção (quick-lag) de acordo com a carga instalada. A amperagem máxima desse disjuntor é de 40 amperes (40A
Passo 6 - Aterramento
Instalar o eletroduto tipo rígido ou flexível (este último embutido) na parede, indo da caixa de medição até a haste de aterramento. Fincar a haste de aterramento tipo cobre ou aço zincado e introduzir o fio de cobre (no mínimo 4mm2) do parafuso da haste até o interior da caixa, deixando 20cm sobrando dentro da caixa.
Passo 7 - Conexão do aterramento
Fixar firmemente o fio do aterramento no conector parafuso da haste de aterramento. Conectar a outra ponta do fio do aterramento ao parafuso fixado na caixa de medição.
Quais as caixas de medição autorizadas pela Enel?
É preciso ter a máxima atenção ao adquirir uma caixa de medição, pois a Enel somente atenderá aos serviços cujas instalações estejam de acordo com as especificações técnicas e normativas da empresa.
Quando a Enel precisa realizar obras de melhorias, reparos ou manutenção na rede de energia, é necessário interromper o fornecimento para a segurança dos trabalhadores.
Como forma de evitar transtornos aos clientes durante o período de suspensão da eletricidade, enviamos comunicados de Manutenção Programada com data e horário da interrupção.
Por isso, sempre que faltar energia em seu imóvel, verifique se recebeu um comunicado de Manutenção Programada antes de solicitar atendimento, ou consulte se há informação clicando aqui!
Os indicadores de continuidade são considerados pela Agência Reguladora de Energia Elétrica (ANEEL) na avaliação da qualidade do fornecimento de energia distribuída aos consumidores e do desempenho do sistema elétrico nacional.
Entenda o que cada um deles significa:
Acesse a Agência Virtual, clique no menu em "Contas”, depois selecione a opção "Indicadores de Qualidade de Serviço"
A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.
Como posso avisar a Enel que uma lâmpada da iluminação pública está acesa durante o dia?
Você pode avisar pelo site ou ligando para a Central de Relacionamento no telefone 0800 28 50 196 (a ligação é gratuita).
Como posso denunciar uma fraude?
Não tenha medo! Para denunciar o consumo irregular (gato) de forma sigilosa e segura, envie um e-mail para denuncia.fraude.ce@enel.com.
A Enel procura entregar a energia com a melhor qualidade, pelo preço mais justo possível. Por essa razão, a empresa precisa saber de todos os casos de irregularidades.
É o seu número de identificação na distribuidora, que consta em nossos cadastros e pode ser encontrado na sua conta de energia elétrica. Sempre o tenha em mãos para atendimento em nossos canais.
Como criar meu cadastro na agência virtual?
É muito simples, basta clicar em "Cadastre-se” e preencher as informações. Você também vai precisar criar uma senha. Vamos te enviar o código de validação por e-mail e/ou celular. No final, vamos te enviar uma mensagem por e-mail com um link para confirmação do cadastro, aí é só clicar nele que você terá acesso aos serviços online da agência virtual.
Se quiser mais detalhes, veja o passo a passo completo clicando aqui.
Com um único e-mail poderei acessar todas as minhas contas?
Sim, todas as contas de baixa tensão com a mesma titularidade, podem ser acessadas em um único cadastro. Para obter esse recurso, acesse na agência virtual a opção: “Atualização de Cadastro” > “Clientes Agrupados” > “Inclusão/Exclusão de clientes”. Selecione as unidades consumidoras que deseja agrupar e clique em “Salvar”.
Já acessava o antigo site, como faço para acessar agora?
O acesso aos serviços online no novo portal Enel Distribuição é realizado da mesma forma, através de e-mail e senha. Para isso, você precisa cadastrar seu e-mail e criar uma senha ou utilizar a mesma senha de antes.
Esqueci minha senha de acesso, como acesso o site?
Basta clicar em "esqueci minha senha” e informar o e-mail ou celular cadastrado, que a Enel enviará uma mensagem com sua nova senha para o e-mail cadastrado.
Como alterar minha senha?
Você poderá alterar sua senha após seu login, clicando na opção "alterar senha”.
Como alterar o e-mail cadastrado?
Você poderá alterar seu e-mail após seu login, . clicando no menu "Meus dados" e em seguida na opção "Mudar Usuário".
Se você se mudou, alugou ou comprou recentemente um imóvel, deve colocar a conta de energia no seu nome.
Veja todas as informações sobre o serviço clicando aqui.
É a solicitação de ligação de energia em algum local onde antes não havia fornecimento. Você pode solicitar através do nosso WhatsApp, no 0800 28 50 196 ou se preferir agende seu atendimento em uma de nossas lojas físicas clicando aqui. Clique aqui e veja mais detalhes.
Quem pode fazer a solicitação?
O interessado, futuro titular da conta de energia ou seu representante legalmente constituído através de procuração particular com firma reconhecida (cópia da procuração deverá ser entregue ao atendente).
O que é necessário para solicitar?
O que devo fazer quando tenho pessoas em minha residência que usam equipamentos elétricos indispensáveis à vida?
O titular da conta ou familiares devem cadastrá-lo na Enel, em qualquer uma das lojas de atendimento, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso de equipamentos essenciais à vida.
Para saber mais, clique aqui.
Estou de mudança, o que devo fazer para solicitar um encerramento contratual?
Ao desocupar um imóvel, você pode entrar em contato com a gente através do 0800 da Enel Ceará no 0800 28 50 196 ou comparecer a uma de nossas lojas de atendimento, com as seguintes informações:
Originais do CPF (Cadastro pessoa física) e carteira de identidade (RG), ou na falta desta última, original de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional; Leitura atual do medidor.
A distribuidora providenciará uma conta de energia do consumo final e você deve solicitar o encerramento contratual. A energia do imóvel será desligada em até 3 dias úteis.
É um projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda.
Quem pode participar?
A inscrição é gratuita?
Sim, a inscrição é totalmente gratuita.
O que o cliente deve apresentar no momento da troca, caso seja apto para receber a geladeira:
Outras informações importantes
É dever do cliente manter os dados cadastrais atualizados junto à Enel e solicitar as alterações quando necessário, em especial os dados de contato como telefone e endereço eletrônico.
QUEM PODE SOLICITAR O SERVIÇO?
QUAL É A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA?
PESSOA FÍSICA
PESSOA JURÍDICA
Além das informações acima o solicitante deverá informar ou apresentar outros documentos de acordo com o dado cadastral a ser atualizado.
ONDE VOCÊ PODE SOLICITAR O SERVIÇO?
QUAL O PRAZO PARA ATENDIMENTO?
EXISTE COBRANÇA DE TAXAS OU CUSTO PARA O SERVIÇO?
Para sua comodidade, alguns serviços são oferecidos pela internet, na opção Agência Virtual. Nela, além de solicitar segunda via de conta, você também pode comunicar o pagamento de sua fatura, solicitar religação, modificar o endereço postal, alterar data de vencimento, solicitar emergência, pedir ressarcimento, consultar débitos e poda de árvore.
Se você ainda não tem cadastro com e-mail e senha, é só acessar o passo a passo que fizemos para te ensinar a se cadastrar clicando aqui.
Pelo aplicativo da Enel, você pega uma 2 via da conta de energia, avisa que está sem luz, parcela sua(s) conta(s) e muito mais.
É só pesquisar “Enel Ceará” na Play Store ou App Store e instalar!
E se você ainda não tem cadastro com e-mail e senha, é só acessar o passo a passo que fizemos para te ensinar a se cadastrar clicando aqui.
Independentemente da área de cobertura que você estiver (São Paulo, Ceará, ou Rio de Janeiro), salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608). Dessa forma, você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e esclarecer dúvidas sobre nossos serviços.
0800 Enel Ceará: 0800 28 50 196
Como posso denunciar uma fraude?
Não tenha medo! Para denunciar o consumo irregular (gato) de forma sigilosa e segura, envie um e-mail para denuncia.fraude.ce@enel.com.
A Enel procura entregar a energia com a melhor qualidade, pelo preço mais justo possível. Por essa razão, a empresa precisa saber de todos os casos de irregularidades.
Nesse canal, estamos prontos para analisar e resolver qualquer manifestação feita sobre os serviços, soluções ou respostas apresentadas pelos demais canais de atendimento (dias úteis, das 8h às 18h). Abaixo, os números da Ouvidoria de cada estado atendido pela Enel (a ligação é gratuita):
Ouvidoria Enel Ceará: 0800 28 04 100
Ouvidoria Enel Rio: 0800 00 120 00
Ouvidoria Enel São Paulo: 0800 72 73 110
Você também pode procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você. Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado aqui.
Clique aqui e conheça a Política de qualidade de mercado.
Sobre a tarifa rural irrigação/aquicultura (horário reservado/especial)
As unidades consumidoras em que sejam desenvolvidas as atividades de irrigação e aquicultura podem ter o desconto na tarifa de energia elétrica no período das 21h30 às 6h de 60% para consumidores rurais conectados na rede de energia elétrica de baixa tensão (380/220 Volts) e de 70% para os conectados na alta tensão (acima 1000 Volts), conforme previsto no artigo 186 da Resolução Normativa ANEEL n°1000/2021.
Vejam os critérios para usufruir deste benefício:
Aquicultura: cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais;
Irrigação: cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo mediante o uso de técnicas específicas e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.
Caso na entrada de serviço estejam ligadas outras cargas que não as de irrigação e aquicultura (residência, por exemplo) e seja de seu interesse manter os descontos, será necessário adequar a entrada de serviço.
Para os clientes do Grupo A, obrigatoriamente será efetuada uma visita técnica à unidade consumidora para comprovação das atividades e destinação das cargas, já para clientes do grupo B a visita técnica é opcional, ou seja, poderá ou não ser efetuada no local para comprovação a atividade exercida.
Você pode entrar em contato conosco. Escolha o melhor canal para o seu atendimento.
Escolha um dos nossos negócios:
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