Como funciona?

Entender como funciona a sua conta de energia é fundamental! Assista o vídeo que exemplifica como a sua conta é constituída:

 

Atenção: os valores explicados no vídeo são referentes a Enel Distribuição São Paulo.

Tarifas de energia

As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão de energia. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de luz, e repassados diretamente às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.

Em uma conta de R$ 100, por exemplo, apenas R$ 23,50 são destinados à Enel Distribuição Ceará, para operação, expansão, manutenção da rede de energia elétrica e remuneração dos investimentos realizados. Veja na imagem a seguir a composição da sua conta:

 

E sobre a Revisão tarifária?

Realizada a cada quatro anos, como estabelecido no contrato de concessão, a revisão tarifária tem como objetivo estabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da empresa.

Aprovada no dia 16 de abril de 2019 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a revisão tarifária da Enel Distribuição Ceará, será, em média, de 8,2%. Para consumidores de baixa tensão, o percentual de reajuste será de 8,35% e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 7,87%. Já para os clientes residenciais, o reajuste será de 7,39%. As novas tarifas passam a valer a partir do dia 22 de abril de 2019.

O fator principal que influenciou a revisão deste ano foi o custo com a compra de energia. No percentual do reajuste já consta a redução decorrente do pagamento do empréstimo da Conta ACR, mecanismo criado pela Aneel para repassar as distribuidoras valores decorrentes de custos com a compra de energia, não previstos no contrato de concessão, mas pagos pelas concessionárias entre fevereiro e dezembro de 2014, que representou 3,15%.

Investimentos

Os índices de desempenho da Enel Distribuição Ceará são reconhecidos com frequência por seus clientes e pelo mercado de energia, um reflexo dos investimentos da distribuidora ao longo dos últimos anos na qualidade do fornecimento de energia e do atendimento aos seus clientes, prioridades da companhia.

Nos últimos quatro anos, período da revisão tarifária, a empresa investiu cerca de 2,6 bilhões no estado, destinando recursos para a modernização e digitalização da rede no estado, por exemplo.

Clique aqui para navegar pela sua conta!

 

Perguntas Frequentes

Clique aqui para navegar pela sua conta!

ENEL