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Salve a Elena em seus contatos (21 99601-9608), assim você consegue realizar serviços com mais rapidez. Ela consegue te ajudar a registrar falta de luz, solicitar 2° via, consultar débitos e também tirar dúvidas sobre nossos serviços.
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Perguntas frequentes
Possui alguma dúvida? Veja se podemos lhe ajudar antes de nos enviar uma mensagem.
Faturas de até R$ 45,00 são zeradas e o valor é repassado para o faturamento do mês seguinte, sem nenhum acréscimo.
· Como saber se estou participando do projeto?
Você receberá uma mensagem na sua conta de energia, informando que naquele mês, não precisará efetuar o pagamento.
· Como saber o valor da conta do mês?
O total a pagar vem zerado, porém o valor da conta do mês aparece como “saldo para pagamento futuro”.
· Como sei que não devo efetuar o pagamento naquele mês?
O código de barras não é impresso.
· Como você pode cancelar?
Caso você não queira receber a fatura dessa forma e desejar realizar o pagamento, pode entrar em contato com nossa central de atendimento, lojas e redes social, solicitar a sua conta de energia com o código de barras e, caso deseje, você também pode solicitar a exclusão permanente desse tipo de faturamento.
A leitura Bimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 2 (dois) meses.
A leitura Trimestral ocorre quando a leitura é colhida na sua casa a cada 3 (três) meses).
A Leitura Plurimensal ocorre quando a distribuidora realiza a coleta da leitura com intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos. Conforme artigo 86 da Resolução Normativa da ANEEL. Na Enel possuímos três tipos de faturamento: Mensal (Rio e Ceará), Bimestral (Ceará) e Trimestral (Rio).
Importante: Essa modalidade de leitura só acontece nas áreas rurais.
O leiturista não veio, como será faturada minha conta de energia?
No mês em que não houver visita do leiturista, a sua conta será faturada com base na média de consumo dos últimos 12 meses ou pela leitura informada por você.
No Ceará: Se você estiver localizado em área rural, seu faturamento será bimestral. Nesse caso, o leiturista comparecerá na unidade consumidora um mês sim e outro não. Dessa forma, a leitura será colhida por este, em intervalos de 2 (dois) meses.
Como funciona a autoleitura?
No Ceará: Você pode fornecer a leitura atual do medidor para fins de faturamento, porém deve verificar o calendário de leitura, a leitura poderá ser fornecida na data prevista. Para saber essa data, basta verificar a sua última fatura e ver a data programada.
Quando falta energia, o que devo verificar antes de solicitar atendimento?
Desligamento programado: Recebeu algum aviso informando sobre a interrupção do fornecimento de energia para a realização serviços de manutenção ou reparos na rede elétrica?
A falta de luz é isolada, afetando apenas sua unidade consumidora, ou a interrupção do fornecimento é generalizada, afetando o prédio ou o bairro inteiro, por exemplo?
Instalações Internas: chaves e disjuntores estão funcionando corretamente?
Caso identifique que o problema aparenta ser generalizado, informe a distribuidora através dos canais de atendimento, no site, aplicativos, redes sociais e SMS (gratuito com a palavra LUZ + número do cliente sem dígito para o número 27389).
Importante: Caso identifique que a possível causa do problema está nas instalações elétricas internas - como falta de luz isolada ou durante a utilização de equipamentos de maior potência - procure um eletricista particular habilitado. Tentar resolver problemas elétricos sem conhecimento técnico ou equipamentos de segurança pode causar acidentes graves.
Quem é responsável pela iluminação pública?
A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.
Somente nos municípios listados a seguir, a manutenção da rede de iluminação pública é de responsabilidade da Enel Ceará, sendo que a substituição de lâmpadas é feita pelas respectivas prefeituras. Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Arneiroz, Aurora, Caririaçu, Cariús, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ibiapina, Icó, Jardim, Jucás, Milagres, Miraíma,Nova Olinda, Orós, Pentecoste, Quixelô, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Solonópole, Umari.
Como posso avisar a Enel que uma lâmpada da iluminação pública está acesa durante o dia?
Você pode avisar pelo site ou ligando para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196 (a ligação é gratuita).
Atenção: Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 01 de janeiro de 2015 a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras dos municípios. Clique aqui e consulte a lista com os telefones.