Foi no amor pela costura que, além de uma profissão, Camila encontrou um propósito de vida.

Natural de Vitória da Conquista, na Bahia, Camila é Costureira na Costurando Sonhos Brasil, uma ONGque nasceu com o propósito de empoderar mulheres, em sua maioria vítimas da violência doméstica. Por meio da capacitação em corte e costura, elas aprendem uma nova profissão e produzem ecobags, uniformes e moda básica que geram renda e independência financeira.

Neta de costureira, Camila desenvolveu o interesse pela profissão há apenas três anos, quando ingressou no curso de capacitação na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, onde vive.

Camila, energia!!

Finalizar o curso e ingressar na Costurando Sonhos Brasil foi a oportunidade que ela tanto esperava:

“A minha vida mudou totalmente após a costura, pois eu não havia me achado em outras profissões. Tenho prazer em costurar, é algo muito gratificante para mim”

Camila foi uma das costureiras da Coleção Energia, uma iniciativa da Enel Brasil em parceria com a Costurando Sonhos. A partir do reaproveitamento dos uniformes de funcionários da Enel e da Azul Linhas Aéreas, a coleção foi desenvolvida com base no conceito de upcycling, onde tecidos e produtos que seriam descartados são reutilizados e transformados em novas peças. Uma ação que une economia circular e empreendedorismo social!

“É gratificante pegar uma peça e dar uma nova utilidade e significado para ela, além disso, essa ação é maravilhosa para o meio ambiente. Foi um desafio esse projeto de transformação das peças, mas ver o resultado é muito emocionante”

A Coleção Energia e a Economia Circular

Em novembro de 2021, no Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis, aconteceu um desfile com as peças da Coleção Energia.

Com modelos da própria comunidade, o desfile foi um momento de muita emoção para Camila e para todos os profissionais envolvidos no projeto.

“Foi muito bom participar do desenvolvimento da Coleção Energia, e maravilhoso ver uniformes que iriam para o lixo ser transformados em novas peças. Tudo estava muito lindo”

As diversas peças da coleção podem ser adquiridas pelo site da Costurando Sonhos Brasil - https://www.costurandosonhosbrasil.com.br. Toda a venda é 100% revertida para a instituição, que apoia milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

É necessário promovermos iniciativas de economia circular para um consumo mais sustentável. Com coleções como essa, que visam o reaproveitamento de insumos, seguindo o conceito da ecomomia circular, é possível contribuir para o meio ambiente ao reduzir, por exemplo, o consumo de água que seria necessário para fabricação de novas peças, como a calça jeans, que utiliza mais de 5 mil litros de água em sua produção. Nesse sentido, a Coleção Energia visa reaproveitar os materiais de maneira inteligente e criativa, permitindo que sejam reutilizados, transformados e que façam parte de novos ciclos”, afirma Silmara Santos, coordenadora do projeto na Enel São Paulo.

Costurando sonhos Brasil

Apoiada pelo programa Enel Compartilha Empreendedorismo, a Costurando Sonhos Brasil é uma iniciativa parceira do G10 Favelas, que teve início em 2017, em Paraisópolis, e hoje está presente em dezenas de comunidades do Brasil, espalhada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, entre outras. 

O trabalho consiste em apoiar costureiras das periferias do Brasil, proporcionando geração de renda por meio do empoderamento feminino.

 

“A Enel é uma importante parceira, que desde o início acreditou e apoiou os nossos ideais. Essa parceria nos possibilitou gerar renda para muitas mulheres de Paraisópolis e de outras comunidades do Brasil.”

– Suéli Feio, uma das fundadoras da Costurando Brasil.

ENEL