#EspalheEnergiaVerde: Marcos Maffini e os ventos da positividade

Published on Sexta-feira, 14 Maio 2021

“Um projeto transformador como Lagoa acontece a partir da soma de diversas energias como a da empresa, dos parceiros, da segurança, da sustentabilidade, da natureza e claro, das comunidades.”

– Marcos Maffini, Site Manager de Lagoa dos Ventos

Ao chegar na caatinga piauiense, o que mais o encantou, além da imensidão das paisagens, repletas de cactos e do contraste entre o verde e o marrom das folhas nas árvores, foi a riqueza da cultura local e suas histórias.  Dos registros da história da humanidade, presentes nas diversas pinturas rupestres localizadas na região e nas comunidades quilombolas nas cidades do entorno da usina, como Queimada Nova, nada passa despercebido pelo olhar atento de Maffini.

O engenheiro se orgulha de que o projeto que ele ajuda a tornar realidade esteja sendo realizado com respeito e integração com a comunidade, o meio ambiente e a cultura locais. E diz se sentir privilegiado ao presenciar os impactos sociais e econômicos positivos que a força dos ventos causa na comunidade. Em Lagoa dos Ventos, essa mudança pode ser vista nos olhos de boa parte das pessoas que trabalham diretamente na obra: Cerca de 52% dos 2700 empregos gerados na construção do parque eólico beneficiaram os moradores da região.

“Quando instalamos a estrutura em uma cidade, nós sempre que possível contratamos moradores locais. O processo de recrutamento é feito pelo SINE e nós distribuímos as pessoas em diversas funções. ”

– Marcos Maffini, Engenheiro Civil

Assim como a comunidade é transformada pela presença da Enel Green Power, Marcos sente que o projeto também o transformou, graças ao contato diário com um ambiente tão diverso, formado por moradores da comunidade e intensificado pela participação direta dele e de seus colegas em ações e projetos de sustentabilidade. A convivência com as pessoas da região, além de enriquecedora, ajuda os trabalhadores a lidar melhor com a saudade que sentem de suas famílias enquanto estão longe de casa.

“A Energia que me move é a positividade. É ela que nos leva ao progresso, que nos faz acreditar que é possível. ”

– Marcos Maffini, Pai e marido

Marcos Maffini é o tipo de pessoa que possui a capacidade de enxergar o copo “meio cheio” nas mais diversas situações. Mesmo diante de imprevistos, comuns em sua rotina num projeto tão desafiador, ele está sempre em busca de novos aprendizados e, ainda mais importante, aberto a aprender com os outros. A força do vento definitivamente tem mudado várias regiões do interior do país, especialmente no Nordeste, gerando oportunidades e permitindo uma transição energética justa, que garanta um futuro melhor para todos. Mas sem a energia da positividade de pessoas como Marcos Maffini, nada passaria de uma brisa.

ENEL