#EspalheEnergiaVerde: Alverson e a energia da integração

Published on Quinta-feira, 4 Novembro 2021

“A energia renovável é o futuro, pois, como o próprio nome diz, é uma energia que se renova a cada dia. Por isso, nós devemos investir em forças renováveis para deixarmos uma geração cada vez melhor. É algo que transcende as nossas profissões.”

– Alverson Rodrigo de Oliveira, Gerente de Obras do Parque Eólico Cumaru.

Enel Parque Eólico Cumaru

Parque Eólico Cumaru, com capacidade de 206 MW, fica localizado no município de São Miguel do Gostoso, no estado do Rio Grande do Norte. Para a sua construção foram investidos cerca de 184 milhões de dólares. Quando estiver em pleno funcionamento, poderá gerar mais de 966 GWh por ano, evitando a emissão de aproximadamente 544.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Além de contribuir com uma energia mais limpa e proporcionar a redução da dependência dos combustíveis fósseis, o parque também mudou a realidade dos moradores da região. Para a sua construção, foram gerados cerca de 1.100 empregos diretos e 80% dessas vagas foram ocupadas por trabalhadores locais. 

“A Enel ter chegado aqui em São Miguel foi como uma esperança, pois eu estava desempregada. Está sendo uma coisa única para mim.”

– Silvia Roberta Soares de Oliveira, Auxiliar de Serviços Gerais no Complexo Cumaru.

O impacto positivo para São Miguel do Gostoso não parou por aí. Além dos empregos diretos, a construção do parque eólico também aqueceu a economia local, gerando mais renda e oportunidades para os produtores e comerciantes que vivem ao redor do empreendimento.

Com o intuito de capacitar as comunidades do entorno do parque, foi desenvolvido um projeto de assistência técnica rural voltado às famílias que vivem da agricultura de subsistência. Neste projeto, as famílias receberam orientações para aumentar e diversificar a produção de alimentos. Além disso, foram realizadas ações de educação ambiental voltadas às crianças e adolescentes.

Parque Eólico Cumaru

Impulsionado pela força do vento, tão presente nesta região cercada de lindas praias, o parque eólico conta com 49 aerogeradores que produzem energia verde, limpa e sustentável.

Alverson e os seus colegas sabem que para trabalhar em um projeto tão grandioso e importante, além de muita paixão, é preciso gostar de pessoas e acreditar em suas potencialidades.

“Cada um tem uma responsabilidade e a gente trabalhou como um time para entregar o melhor resultado para o projeto.”

– Rodrigo Semeão, Gerente de Comissionamento na Enel Green Power.

Parque Eólico Cumaru

Alverson não esconde a sua emoção ao andar pelo parque e ver os enormes aerogeradores em pleno funcionamento, pois ele sabe que cada giro representa todo o trabalho e esforço de um time.

“A energia que gosto de espalhar é a de integração de equipe. Graças a um trabalho de comunicação e de integração, todas as pessoas se sentem à vontade para fazer aquilo que de melhor sabem fazer.”

– Alverson Rodrigo de Oliveira, Gerente de Obras do Parque Eólico Cumaru.

 

#EspalheEnergiaVerde

No vídeo ao lado, inspire-se com a energia de Alverson e sua equipe.

ENEL