São Paulo recebe a instalação de Medidores Inteligentes

Medidores

A produção dos medidores da segunda fase do projeto teve início neste ano, na fábrica da Ducati, em Vargem Grande Paulista, no interior de São Paulo. Os equipamentos são produzidos de plástico reciclável, inédito no setor elétrico brasileiro, contribuindo para a sustentabilidade da cadeia produtiva e do negócio. A previsão de início das instalações é no primeiro semestre deste ano.

Os medidores inteligentes integram uma solução digital inovadora, que permite aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente. Além disso, eles também nos ajudam a executar remotamente algumas atividades, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade de nossos serviços.

Dentre as funcionalidades já disponíveis, cerca de 70 mil faturas já estão sendo emitidas mensalmente, com base em uma leitura remota. Com isso, as informações de consumo de energia registradas no medidor são enviadas diretamente para o sistema de faturamento, gerando as informações para a conta de energia. Em alguns casos, também conseguimos efetuar religação e corte sem intervenção direta de nossos colaboradores, agilizando o tempo de execução desses serviços.

Melhor gestão do consumo de energia com aplicativo

Todos os nossos clientes podem acessar via App ou em nosso site o histórico mensal do seu consumo de energia. O diferencial deste projeto é que, pela primeira vez, é possível fazer análises diárias.

No último trimestre de 2021, os clientes que usaram o aplicativo já estão conseguindo reduzir o consumo em comparação a medição convencional. Isso demonstra que os medidores inteligentes já estão possibilitando às famílias fazerem essa gestão e, consequentemente, economizar na conta de luz.

“Como é um projeto de P&D, as tecnologias são implementadas gradativamente e as funcionalidades são configuradas progressivamente no sistema. Atualmente, cerca de 65 mil clientes já podem fazer esse controle diário da energia por meio do aplicativo. Esta opção e os serviços à distância, chegarão a todos os clientes que possuem esse medidor”, diz René Garrido, responsável por Medição Remota na Enel Brasil.

Confira como fazer a gestão do consumo de energia e fique por dentro das funcionalidades dos medidores inteligentes por meio do aplicativo.

 

ENEL