Novas tecnologias facilitarão o trabalho dos eletricistas

Published on terça-feira, 19 outubro 2021

Eletricista 4.0

Além disso, ajuda a estabelecer planos de manutenção cada vez mais assertivos, prevenindo aquecimentos em linhas de média e alta tensão, cabos, transformadores e disjuntores.

Atualmente, 20 smartphones contam com o equipamento instalado e 60 colaboradores das equipes de manutenção já foram capacitados.

“Durante a fase piloto, já tivemos importantes resultados como a identificação de aquecimentos em linhas da companhia. A câmera termográfica também foi usada para verificar o funcionamento de outros ativos como os medidores inteligentes, que possuem tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota dos dados de consumo de energia. ”

– Kleber Duarte Tomaz, engenheiro de campo, industrialização e inovação da Enel Distribuição São Paulo.

Realidade Aumentada: mais uma tecnologia que facilita as atividades dos eletricistas

Eletricista 4.0

A realidade aumentada, por meio da assistência remota, permite que os técnicos realizem videochamadas com recursos audiovisuais de interação virtual, otimizando tarefas operacionais de campo e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho.

Atualmente, o aplicativo é utilizado por aproximadamente 240 colaboradores em São Paulo, 90 colaboradores no Rio de Janeiro, 90 no Ceará e 80 em Goiás, alocados em diferentes áreas, como serviços comerciais, atendimento ao cliente, operação e manutenção das linhas elétricas.

“Esse projeto coloca nossos eletricistas em um novo patamar profissional. Já os nossos clientes também ganham com a melhoria da qualidade do serviço. A primeira etapa desta iniciativa já foi concluída e a previsão é de expandirmos essa funcionalidade até o final do ano de 2022 para todas as áreas de concessão da Enel no Brasil.”

– Kleber Duarte Tomaz, engenheiro de campo, industrialização e inovação da Enel Distribuição São Paulo.

O projeto faz parte de um plano robusto de investimento no aperfeiçoamento e treinamento de nossos colaboradores, como uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas realizadas anualmente para qualificação e aprimoramento das atividades de distribuição de energia.

“O uso da realidade aumentada permite que o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo fique ainda mais seguro, já que conta com uma assistência remota realizada por profissionais altamente capacitados em diferentes cenários do setor de energia.”

– Kleber Duarte Tomaz, engenheiro de campo, industrialização e inovação da Enel Distribuição São Paulo.

Eletricista 4.0

Em março, a Enel Distribuição São Paulo inaugurou uma sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. Localizado no Centro de Treinamento em Guarapiranga, na zona Sul da capital paulista, o novo espaço permite aos profissionais uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.

Em São Paulo, as iniciativas fazem parte do projeto Urban Futurability™, que está recebendo R$ 125 milhões em investimento, sendo financiado com recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e chegarão em breve em outras regiões da cidade.

ENEL