Enel Brasil ganha escritórios mais modernos e inclusivos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Published on terça-feira, 5 outubro 2021

Novas Sedes Enel

Todos os ambientes possuem arquitetura focada em boas práticas de ergonomia, iluminação eficiente e qualidade acústica.

“Estamos criando um espaço de convivência, que facilite o processo criativo, a diversidade e a inclusão, levando em consideração resultados de um processo de escuta dos nossos colaboradores, iniciado no ano passado, e o alinhamento com as diretrizes globais do grupo.”

– Alain Rosolino, diretor de Pessoas e Organizações da Enel Brasil.

A ocupação dos novos prédios será gradual e respeitará o cenário de evolução da pandemia no país.

O Projeto

Criados pela renomada empresa de arquitetura Athié Wohnrath, os escritórios contarão com diversos diferenciais, entre eles, podemos destacar:

  • Variedade de espaços abertos;
  • Áreas colaborativas;
  • Várias salas de reunião;
  • Salas de reunião com uma tecnologia mais efetiva;
  • Design acolhedor;
  • Design biofílico;
  • Espaços flexíveis;
  • Postos de trabalho compartilhados.

 

Transferência da holding

A sede da holding Enel Brasil, incluindo a presidência, foi transferida para São Paulo, no complexo Parque da Cidade, na Avenida das Nações Unidas. Além da sede, o espaço abrigará a empresa de serviços da Enel, a Enel X, além da gestão da distribuidora Enel São Paulo, que ficava localizada na cidade de Barueri.

No Rio, as instalações foram transferidas para o edifício Aqwa Corporate, na Via Binário do Porto, no bairro Santo Cristo. A chegada da Enel à área central do Rio de Janeiro reforça a retomada da ocupação do Porto Maravilha, que vive nos últimos anos, mesmo com os recentes impactos da pandemia, uma profunda transformaçãopara fazer da região um hub de inovação e atrair empresas e instalações culturais e turísticas.

Os escritórios na capital fluminense irão receber a Enel Distribuição Rio, a comercializadora de energia Enel Trading e a Enel Green Power, linha de negócios de geração renovável da Enel, líder em geração solar e eólica no país.

Essas mudanças estão alinhadas com o crescimento e a diversificação das operações da companhia no Brasil e consolidam sua presença nas duas maiores capitais, que desempenham o papel de principal eixo econômico-financeiro do país e abrigam historicamente importantes instituições ligadas ao setor elétrico.

“Nossa empresa experimentou nos últimos anos o maior crescimento e a maior diversificação de negócios de sua história no país. Nos tornamos a maior empresa privada de distribuição em número de clientes e o principal player de geração solar e eólica em capacidade instalada. Também ampliamos fortemente nossa presença em comercialização de energia no mercado livre e na oferta de soluções em segmentos como mobilidade elétrica. Como parte desta trajetória, chegamos à maior capital do país, com a compra da Eletropaulo em 2018. Em paralelo ao crescimento do nosso negócio, as novas sedes refletem a atual necessidade da companhia de assegurar aos nossos colaboradores mais qualidade no ambiente de trabalho, em um espaço dedicado ao bem-estar e ao desenvolvimento das pessoas.”

– Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.

Certificação WELL

O processo de certificação WELL para os dois novos escritórios já foi iniciado. Serão os primeiros espaços do Grupo Enel na América Latina a buscarem o reconhecimento.

O sistema de certificação WELL é uma ferramenta pioneira no mundo criada pelo International Well Building Institute para fornecer indicadores e métricas claras para aferir a qualidade dos ambientes para a saúde e bem-estar dos ocupantes.

O certificado avalia o desempenho do ambiente de trabalho em várias categorias como ar, alimentação, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais e comunidade. No Brasil, apenas duas empresas possuem a certificação atualmente.

“Os novos espaços reúnem o que há de mais moderno em engenharia corporativa e foram projetados para um modelo de trabalho híbrido, refletindo as atuais necessidades e as tendências do mundo do trabalho. As mudanças fazem parte da estratégia global da Enel de se instalar em edifícios aptos a obter a certificação Well, primeira certificação mundial centrada em pessoas e não em processos, o que auxilia a companhia a promover o bem-estar de seus colaboradores e de visitantes.”

– Flavia Baraúna, diretora de Serviços da Enel Brasil.

ENEL