Conheça os Projetos de Restauração Ecológica da Enel São Paulo

Published on sexta-feira, 17 setembro 2021

Para se ter uma ideia, apenas a Enel SP, uma das concessionárias do grupo, possui 163 hectares em restauração por meio de plantio de mudas nativas da região, regeneração natural, entre outras técnicas consagradas. A manutenção desses projetos acontecerá até que as mudas se tornem florestas, ou seja, tenham condições de estabelecer seu próprio ciclo e cumprir suas funções ambientais sem a necessidade de intervenção humana.

Além disso, visando contribuir com os programas do Estado de São Paulo, parte das compensações ambientais são destinadas ao Programa Nascentes, o qual tem por objetivo a conservação de recursos hídricos e proteção da biodiversidade por meio da restauração ecológica em áreas prioritárias.

O Programa relaciona-se com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para a Agenda 2030:

ODS ONU replantio de árvores Enel

Nossos primeiros plantios ocorreram em dezembro de 2017, no Projeto Piracicaba I. Hoje, contamos com 19 projetos associados ao Programa, os quais abrangem uma área correspondente a 61 hectares. Para se ter uma ideia da dimensão, basta imaginar 50 campos de futebol contíguos.

O investimento nesses projetos é de aproximadamente 2,2 milhões de reais.

Enel replantio de árvores

Todas as espécies utilizadas são nativas da Mata Atlântica — um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, nordeste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina — sendo divididas em proporções de espécies atrativas de fauna (zoocóricas) e espécies ameaçadas.

Também são respeitadas as proporções e quantidades de dois grupos ecológicos: espécies pioneiras de rápido crescimento e não pioneiras com crescimento mais lento.

Alguns projetos são inseridos em áreas ambientalmente protegidas, como, por exemplo, o projeto Anhembi I, localizado na Estação Ecológica Estadual de Barreiro Rico, Unidade de Conservação de Proteção Integral, a qual abriga diversos mamíferos e aves da fauna silvestre. Apenas nesta estação, foram registradas 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que sete deles são classificadas como ameaçadas de extinção.

Além disso, foram registradas também cinco espécies de primatas (Leontopithecus chrysopygus, Alouatta clamitans, Callithrix aurita, Brachyteles arachnoides e Callicebus nigrifrons), o que faz da EEc Barreiro Rico, uma das áreas mais ricas em primatas do Bioma Mata Atlântica.

Os novos plantios direcionados ao Programa serão alocados no Projeto Piracicaba V, que, assim como o projeto Piracicaba IV, onde também possuímos projetos de restauração, constituirá um importante corredor ecológico interligando diversos remanescentes florestais à Estação Ecológica Ibicatu, administrada pela Fundação Florestal. A Unidade de Conservação abriga uma importante população de jequitibás-rosa (Cariniana legalis) e, no total, cobre uma área de quase 80 hectares, rodeada por propriedades rurais.

Enel replantio de árvores

No caso dos plantios urbanos, a Enel SP, em ruas e parques de municípios em sua área de concessão, contabiliza 6.228 mudas em manutenção. Até o final de 2021, a previsão é que mais 2.230 mudas sejam plantadas.

Além dessas restaurações, a Enel vem prospectando junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) uma nova metodologia de restauração, por meio da instituição de servidão ambiental em áreas prioritárias para o Estado, preservando florestas existentes.

ENEL