Institucional
Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
Institucional
Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
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Relatório de Sustentabilidade
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para solicitar nossos serviços.
Aferição
Solicitação para verificar se as eventuais variações do medidor estão dentro dos limites percentuais admissíveis pelo órgão regulador.
Condições de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular da conta ou pelo seu representante legal (Constituído por meio de procuração, com firma reconhecida).
Onde solicitar – Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação necessária:
Pessoa Física
· Solicitante: CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Representante Legal: CPF, documento de identidade e procuração com firma reconhecida.
Pessoa Jurídica
· Sócio: CNPJ, Nome da titularidade, RG e CPF do representante legal para conferência junto ao sistema comercial.
· Representante Legal: CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
Onde solicitar: Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para Atendimento: Até 30 dias corridos.
Taxas e custos dos serviços - Caso não seja encontrada anormalidade no aparelho de medição será cobrada uma taxa do serviço de acordo com o instalado, conforme Art. 102 da Resolução 414/10 ANEEL.
A cobrança será realizada com base no tipo de medidor:
Monofásico: R$ 9,75
Bifásico: R$ 16,24
Trifásico: R$ 21,66
Agendamento de atendimento em loja
Solicitação de agendamento de um horário para atendimento nas lojas da Enel Distribuição.
Condições de atendimento:
· Pode ser agendado pelo titular da conta, seu representante legal ou ainda por terceiros, dependendo das restrições que se aplicam ao serviço para o qual deseja atendimento.
· O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 4 (quatro) horas e com prazo máximo de 15 dias.
· Tolerância de 15 minutos para a realização do atendimento. Após o prazo, o agendamento será cancelado.
Horários e locais disponíveis para agendamento:
· De segunda à sexta-feira, das 9:00 às 15:30.
· Os agendamentos são marcados sempre de 30 em 30 minutos.
· O serviço de agendamento "Hora Marcada" está disponível para as Lojas de Alcântara (São Gonçalo), Angra dos Reis, Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Niterói, Santo Antônio de Pádua, Petrópolis, Piabetá (Magé), Resende, Rio das Ostras, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Saracuruna (Duque de Caxias) e Teresópolis.
Onde solicitar: https://servicequendalat.enel.com/citaprevia/?grupoMaestroRaiz=4&pais=br
Taxas e Custos do Serviço: Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.
Alteração de Carga
Serviço para o aumento ou diminuição da carga instalada na sua residência.Tipos de alteração:
· Acréscimo de Carga: Aumentar a carga de Monofásico para Bifásico ou Trifásico, de Bifásico para Trifásico e de Trifásico para Trifásico (alteração da capacidade do disjuntor).
· Decréscimo de carga: Diminuir a carga de Trifásico para Bifásico ou Monofásico e de Bifásico para Monofásico.
Condições de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular ou seu representante legal.
Onde solicitar – Lojas de atendimento ou pelo Whatsapp (21) 97214-4091.
Documentação necessária:
Pessoa Física
· Titular da Conta: CPF, RG ou outro documento oficial com foto.
· Representante Legal: CPF, RG ou outro documento oficial com foto, procuração com firma reconhecida.
Pessoa Jurídica (documentos originais e cópia)
· Sócio: Contrato social, CNPJ, CPF e RG.
· Representante Legal: Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF e RG.
· Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
Prazo - Dois dias úteis na área urbana ou cinco dias úteis na área rural, caso não haja nenhuma pendência técnica de responsabilidade do cliente, necessidade de obra ou estudo de rede.
Taxas e custos - O serviço é passível de cobrança, caso seja necessário realizar novas vistorias.
IMPORTANTE: A cobrança será realizada com base no tipo de medidor existente na data do ingresso da solicitação, quando o cliente não cumprir as exigências do padrão ou por qualquer outro motivo de sua responsabilidade, conforme Art. 102 da Resolução 414/10 Aneel.
Acessa pela nossa Agência Virtual
Alteração da data de vencimento
Serviço disponibilizado para que o cliente possa escolher a melhor data para o vencimento das suas faturas, respeitando as alternativas oferecidas pela empresa.
Condições de Atendimento:
· A solicitação deve ser feita pelo titular ou seu representante legal. A Unidade Consumidora não pode possuir débitos vencidos.
· Conforme o Artigo 338, da Resolução 1.000/21, da ANEEL, a Distribuidora deve oferecer pelo menos 6 (seis) datas de vencimento da fatura para escolha do consumidor, distribuídas uniformemente, em intervalos regulares ao longo do mês, podendo ser modificadas apenas com autorização prévia do consumidor, em um intervalo não inferior a 12 (doze) meses após a escolha inicial.
· A alteração da data de vencimento é efetuada no momento do pedido, sendo refletida no próximo ciclo de faturamento após a solicitação.
Documentação necessária:
Pessoa Física
· Titular da Conta: CPF, RG ou outro documento oficial com foto.
· Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida em Cartório.
Pessoa Jurídica
· Sócio: Contrato social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Condomínio: Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
· Instituição Religiosa (igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa, Ata de Eleição da Atual Diretoria, CNPJ.
· Representante Legal: Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para atendimento Até 60 dias. Se a unidade consumidora estiver no período de leitura do medidor, a alteração será contemplada no próximo ciclo de faturamento.
Taxas e custo - Não há cobrança.
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Atualização de dados cadastrais
Quando o cliente solicita a atualização dos seus dados cadastrados no sistema.
Condição de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros – neste caso apenas para alterações de contato (telefone e e-mail).
Documentação necessária - Varia de acordo com o dado cadastral a ser atualizado. Para CEP, telefone e e-mail não é necessário apresentar documentos.
Pessoa Física
·Titular da Conta: CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
·Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida em Cartório (original e cópia dos documentos).
Pessoa Jurídica
·Sócio: Contrato Social ou último aditivo, Cartão do CNPJ.
·Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CNPJ.
·Instituição Religiosa (igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa, Ata de Eleição da Atual Diretoria, CNPJ (original dos documentos).
·Representante legal: CPF, RG, Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios (original dos documentos).
Onde solicitar: Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para Atendimento - Imediato.
Taxas e Custo - Não há cobrança.
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Atendimento de emergência
Solicitação do restabelecimento do fornecimento de energia elétrica de um imóvel. A Enel se compromete em atender à solicitação o mais rápido possível, aplicando as ações corretivas necessárias dentro da responsabilidade da distribuidora.
Quem pode solicitar - Titular da conta, representante legal ou terceiros.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo - O prazo para resolução do problema é estimado, podendo ocorrer antes ou após o horário previsto. O sistema gera uma previsão estimada de atendimento para cada cliente, de acordo com fatores como disponibilidade de viaturas, proximidade da localidade, demanda de atendimentos e risco a terceiros.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Informações Importantes:
· Para otimizar o atendimento informe o número do cliente, o telefone do imóvel (com DDD) e um ponto de referência do local.
· É de grande importância que haja alguém no local para receber a equipe de emergência.
· Orientamos que, em caso de falta de energia apenas no imóvel, verifique o disjuntor do medidor e do quadro de distribuição interno (quando houver), antes de solicitar o atendimento de emergência
Cadastro Cliente Baixa Renda
Trata-se de um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de Baixa Renda.
Tem direito ao desconto:
·Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
·Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento necessite do uso continuo de equipamentos ligados à energia (Cliente Vital).
·Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar até 1/4 do salário mínimo.
Quem pode solicitar - titular do benefício ou titular da unidade consumidora, com o RG e CPF do beneficiário e o número do benefício.
Onde solicitar - Lojas de atendimento e central de relacionamento.
Documentação Necessária:
·CPF, RG ou outro documento de identificação com foto, NIS (Número de Inscrição Social) ou NB (Número do Benefício), conta de luz.
·Indígenas ou Quilombolas: caso não possua RG ou CPF, o cliente deve apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
·Cliente Vital: além dos documentos mencionados acima, o cliente deve entregar a cópia do laudo médico comprovando a necessidade do uso de aparelhos ligados à energia elétrica constantemente. O Atestado Médico deve certificar a situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Prazo - O desconto será concedido na próxima fatura, porém, se a unidade consumidora estiver em processo de faturamento, o desconto ocorrerá na conta subsequente.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Atenção - O desconto do Baixa Renda nas faturas seguintes será condicionado ao envio da confirmação do cadastro pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Caso ocorra algum problema, o cliente deve procurar o CRAS (Conselho Regional de Assistência Social), que representa o MDS em sua região.
Cadastro Cliente Vital
Pessoas que dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica.
Quem pode solicitar - Titular da conta, representante legal, filhos ou cônjuge.
Documentação Necessária:
· Original e cópia do RG e CPF, qualquer documento de identificação do titular da Unidade Consumidora, documento que comprovem o vínculo com o titular ou pedido de troca de titularidade da Unidade Consumidora;
· Atestado médico original e cópia, com identificação e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), indicando a necessidade de utilização de aparelhos e/ou equipamentos elétricos necessários à manutenção da vida (sempre que possível);
· Fotos e quaisquer outros documentos que sirvam como base para o deferimento da solicitação, deverão ser entregues.
IMPORTANTE - Caso não seja possível apresentar a documentação no ingresso do pedido, será necessário apresentar os documentos no momento da vistoria em campo (original e cópia que será retida pelo vistoriador).
Onde solicitar - Lojas de Atendimento.
Prazo para Atendimento - 30 dias corridos. / Vistoria de indagação: Até 7 dias úteis a contar da data do ingresso do pedido e da atualização do cadastro no sistema.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
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Comunicação de conta paga
Quando o cliente comunica o pagamento de uma conta de luz para evitar a suspensão do fornecimento.
Quem pode solicitar - titular, representante legal ou terceiros.
Documentação Necessária
Pessoa Física - Não é necessário apresentar documentação.
Pessoa Jurídica - CNPJ da empresa (para atualização no sistema), CPF ou RG do solicitante.
Necessário apresentar comprovante de pagamento legível (autenticação em que na cópia se identifique o local do pagamento, a data do pagamento e o valor pago) e a cópia da fatura do cliente
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para Atendimento
Reclamação de Conta Paga Não Baixada - 05 dias úteis
Solicitação Baixa Pagamento Duplicado - 05 dias úteis
Solicitação Aviso Pagamento Cartório - 03 dias úteis
Solicitação Comunicação Pagamento por Depósito - 06 dias úteis
Solicitação Ajuste Saldo Troca Titularidade - 05 dias úteis
Reclamação serviço mal executado - 05 dias úteis
Taxas e Custos - Não há cobrança.
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Débito Automático
Ao optar pelo débito automático, o valor da fatura será descontado da conta bancária do titular no dia do vencimento. É uma forma gratuita, confortável e segura de garantir que sua conta de luz será paga, evitando atrasos e a consecutiva cobrança de juros e multas. O cliente continuará recebendo suas contas de energia, mesmo com o cadastro de débito automático. No rodapé da fatura, será informado que a conta é debitada automaticamente.
Importante - O cadastro de débito automático diretamente com a Enel poderá ser feito para o Banco do Brasil, Mercantil, Bradesco Itaú e Santander.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação Necessária:
Pessoa Física
CPF do titular da conta bancária;
Representante Legal: CPF, RG e Procuração (com firma reconhecida concedida pelo solicitante);
Número do cliente com dígito verificador;
Número ou nome do banco;
Número da agência;
Número da conta corrente com dígito verificador;
Telefone de contato do titular da conta bancária.
Pessoa Jurídica
Sócio: CPF, RG, CNPJ, Contrato Social ou último aditivo;
Representante Legal: CPF, RG (Representante Legal), CNPJ, Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida), CPF e RG de um dos sócios, Contrato Social ou último aditivo;
Condomínio: Ata da nomeação do síndico, CPF e RG (síndico);
Número do cliente com dígito verificador;
Número ou nome do banco;
Número da agência;
Número da conta corrente com dígito verificador;
Telefone de contato do titular da conta bancária;
CPF/CNPJ do titular da conta bancária.
O representante legal deve estar cadastrado no sistema.
O CPF e o CNPJ devem ser válidos. A consulta deverá ser feita ao site da Receita Federal.
Prazos - Para aderir ao débito automático: 3 dias úteis. Solicitações para cancelar o débito automático são processadas imediatamente pela Enel, entretanto, o banco receberá a solicitação de cancelamento em até 3 dias úteis.
Atenção - Se a conta estiver em processo de faturamento, o débito automático somente será iniciado a partir da conta subsequente.
Taxas e custo - Não há cobrança.
Encerramento contratual
É o encerramento de contrato entre a distribuidora e o cliente.
Quem pode solicitar - titular da conta ou representante legal com procuração reconhecida em Cartório.
Pré-Requisitos - Leitura atual do medidor ou média de consumo dos últimos 12 meses. Quando não for possível informar, o cliente poderá solicitar a coleta da leitura em campo.
Documentação Necessária:
· Pessoa Física: CPF. Caso não tenha, confirmar o RG ou documento oficial com foto.
· Pessoa Jurídica: CNPJ e Contrato Social ou último aditivo.
·Representante legal: em ambos os casos, será necessário que os dados do titular estejam cadastrados no sistema. Caso contrário, a solicitação ocorrerá apenas nas Lojas de Atendimento, mediante apresentação de procuração com firma reconhecida.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para Atendimento - 1 (um) dia útil.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Informações importantes - O encerramento contratual não está condicionado ao corte físico da unidade consumidora.
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Endereço Postal
Quando o cliente não mora na unidade consumidora e opta por receber a fatura de energia em outro endereço.
Quem pode solicitar - Titular da conta ou seu representante legal, um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal.
Documentação Necessária:
Pessoa Física
· Titular da Conta: CPF e RG.
· Representante Legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida.
Pessoa Jurídica
· Sócio - Contrato Social, CNPJ, CPF e RG
· Representante Legal - Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF e RG.
· Condomínio - Convenção do condomínio, ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
· Instituições Religiosas - Ato Constitutivo da entidade religiosa, CPF e RG do membro eleito na Ata para a Diretoria da Igreja (nomeado na Ata).
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Praz - Imediato. Caso a conta esteja em processo de faturamento, a próxima conta ainda será entregue no endereço da unidade consumidora.
Taxas e Custos - Cliente Residencial: R$ 2,05. Cliente rural: nãohá cobrança
Ligação Nova
Instalação de medidor em uma nova unidade consumidora para clientes comerciais e residenciais em baixa tensão, com potência instalada de até 75 kVA. Devido a pandemia, no momento pode ser feito em uma loja de atendimento da Enel e pelo Whatsapp .
Condições - O solicitante não pode possuir dívida vencida com a Enel, deve ser maior de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado) e não pode haver outro medidor ativo instalado na mesma residência.
Documentação Necessária:
Pessoa Física
·Solicitante: CPF, RG ou outro documento oficial com foto.
·Documento do imóvel: veja as opções clicando aqui.
·Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.
Pessoa Jurídica
·Sócio: CNPJ, Contrato Social ou último aditivo.
·Condomínio: Convenção do Condomínio e Ata de nomeação do síndico.
·Quiosques, bancas de revistas, placas ou similares: alvará de funcionamento emitido pela prefeitura da cidade.
·Instituições Religiosas (Igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa registrado em Cartório de títulos e documentos, Ata de Eleição da Atual Diretoria registrada em Cartório, CPF e RG do membro eleito na Ata para a Diretoria da Igreja.
·Documento do imóvel: veja as opções clicando aqui.
Onde solicitar - Lojas de Atendimento.
Prazo - Três dias úteis para vistoria e dois dias úteis para execução do serviço.
Taxas e Custos - A primeira vistoria não é cobrada. Serão cobradas as demais vistorias realizadas pela Enel devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente. A cobrança será realizada na primeira fatura de energia.
Ligação Provisória
São ligações em regime provisório para atender canteiros de obra durante a realização de manutenções, eventos artísticos, culturais, políticos, entre outros.
Pré-requisitos:
· O serviço só pode ser solicitado por clientes com CPF ou CNPJ regularizado.
· A ligação deve ser solicitada com antecedência mínima de dez dias corridos da realização do evento.
· A ligação provisória corresponde a até 90 dias corridos. Se o cliente quiser a ligação por mais tempo, deverá solicitar uma ligação definitiva para o local.
Documentação Necessária:
Pessoa Física
· Titular da Conta: Número do CPF, RG ou outro documento original com foto.
· Representante Legal: CPF, RG ou outro documento oficial com foto, procuração com firma reconhecida concedida pelo solicitante, número do CPF e RG do solicitante.
Pessoa Jurídica
· Sócio: CPF, RG ou outro documento oficial com foto, Contrato Social ou último aditivo, cartão do CGC, CNPJ.
· Representante Legal: CPF, RG ou outro documento oficial com foto, Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF e RG de um dos sócios.
· Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
· Instituições Religiosas: CPF e RG do membro eleito na Ata para a Diretoria da Igreja (nomeado na Ata).
Onde solicitar - Lojas de atendimento e Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Taxas e custo - As despesas referentes à execução do serviço será cobrada de acordo com o Artigo 52 inciso I da Resolução nº. 414 da Aneel.
Mudança de local do medidor
Quando o cliente solicita a mudança do seu medidor (relógio) de um local para outro,podendo colocar para fora do muro da residência, por exemplo.
Condição - A solicitação deve ser feita pelotitular ou seu representante legal.
Documentação Necessária:
· Pessoa Física - Necessário confirmar documentação do titular da conta (RG e CPF)
· Pessoa Jurídica - Necessário confirmar documentação do titular da conta (CNPJ e Contrato Social ou último aditivo)
Onde solicitar - Lojas de atendimento.
Prazo: Quinze dias úteis para execução do serviço.
Taxas e Custos - Será cobrado o valor integral de R$ 249,48 pela execução do serviço. Este valor não poderá ser parcelado e a cobrança será feita na conta de luz, de acordo com o Art. 44 da Resolução 414/10 Aneel.
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Parcelamento de débitos
Negociação parcial ou total das dívidas com a distribuidora em duas ou mais parcelas.
Condição - Titular da conta ou representante legal com procuração reconhecida em Cartório.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação Necessária:
Pessoa Física
·Solicitante - CPF, RG ou qualquer documento oficial com foto.
Pessoa Jurídica
·Sócio - Contrato social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Representante Legal - Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Condomínio - Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
Prazo - Um dia útil para pagamento da QIP, que deverá ser realizada imediatamente, não havendo possibilidade de prorrogação.
Taxas e Custos - Será cobrado 1% de juros ao mês.
Poda de Árvore
Quando o cliente solicita uma poda de árvore que está próxima ou encostando na rede elétrica (fiação).
Prazo para Atendimento: Não há prazo previsto. A poda de árvores é um serviço de responsabilidade da Prefeitura. Sendo assim, a Enel atuará preventivamente ou emergencialmente depois de analisar a solicitação e obter a autorização necessária do Órgão de Meio Ambiente da Prefeitura.
Taxas e Custos: Não há cobrança.
Informações Adicionais
As podas são realizadas pela Enel Distribuição Rio de Janeiro mediante a autorização das prefeituras dos municípios da área de concessão - exceto em casos emergenciais.
Para abrir uma solicitação de poda, entre em contato com a prefeitura de seu município - ela avaliará o pedido e fará os encaminhamentos necessários.
Para relatar um acidente elétrico ou interrupção no fornecimento de energia envolvendo a vegetação, ligue para nosso canal de atendimento emergencial: 0800 280 0120.
Aqui estão algumas dicas simples para evitar que a vegetação toque a rede elétrica:
Reclamação de consumo
Quando o cliente solicita a análise do consumo e/ou leitura do medidor para confirmar se o faturamento está correto.
Quem pode solicitar: titular, representante legal ou terceiros.
Onde solicitar: Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação Necessária:
Pessoa Física
· Solicitante: CPF, RG ou outro documento oficial com foto.
· Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida em Cartório.
Pessoa Jurídica
· Sócio: Contrato Social ou último aditivo e cartão do CNPJ.
· Representante legal: CPF ou RG do representante, Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios.
· Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CNPJ.
· Instituição Religiosa (Igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa, Ata de Eleição da Atual Diretoria, CNPJ.
Prazo - Até cinco dias úteis.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Reforma de Padrão
Deslocamento provisório do medidor para deixar o padrão livre durante o período necessário para que o cliente realize toda a manutenção necessária com segurança.
Condições - titular da conta ou seu representante legal.
Onde solicitar - Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação Necessária:
Pessoa Física
·Solicitante: CPF, RG ou outro documento oficial com foto.
·Representante legal: CPF, RG ou outro documento oficial com foto e procuração com firma reconhecida.
Pessoa Jurídica
·Sócio: Contrato Social ou último aditivo e cartão do CNPJ.
·Representante legal: CPF ou RG do representante, Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios.
·Condomínio: Convenção do Condomínio, Ata de nomeação do síndico, CNPJ.
·Instituição Religiosa (Igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa, Ata de Eleição da Atual Diretoria, CNPJ.
Prazo:
·Reforma de padrão residencial: três dias úteis para vistoria e quatro dias úteis para execução do serviço.
·Montagem de padrão: Até cinco dias úteis
Importante - O prazo para a montagem do padrão não interfere nos prazos vistoria e execução.
Taxas e Custos - Será cobrado o valor R$ 249,48 pela execução do serviço. A cobrança está de acordo com o Art. 44 da Resolução 414/10 Aneel.
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Religação
Solicitação do restabelecimento do fornecimento de energia que foi suspenso.
Tipo - Religação normal
Quem pode solicitar - titular da conta, um dos sócios constantes no contrato social da empresa, representantes legais ou terceiros.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Agência Virtual), Lojas de Atendimento ou Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Documentação Necessária - Não é necessário apresentar documentos.
Prazo para Atendimento:
Taxas e Custos da Religação Normal:
Remoção ou Deslocamento de Poste/Rede
Quando o cliente solicita o afastamento da posição atual, proteção ou isolamento da rede de distribuição de energia elétrica para efetuar serviços, tais como: pintura, limpeza ou instalação de painel em fachada e construção de garagem.
Quem pode solicitar - titular da conta ou representante legal munido de procuração.
Onde solicitar - Lojas de atendimento
Documentação Necessária:
· Titular da Conta - CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Representante Legal - CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto e procuração com firma reconhecida.
Prazo -30 dias corridos.
Taxas e Custos - Os serviços de Isolamento e Afastamento de Rede e Remoção e/ou Relocação de Rede são passíveis e cobrança através de Nota Fiscal – RDS (Recibos diversos).
IMPORTANTE: A cobrança só será gerada após visita do técnico da Enel ao local, que analisará a situação da rede.
A partir de 01/04/2022, os pedidos de ressarcimento passaram a seguir o que a Resolução Normativa Aneel 1000/21 determina.
Quer saber mais sobre a nova Resolução? Clique aqui
Quando o equipamento elétrico deixa de funcionar por algum problema que ocorreu na rede elétrica, você tem o direito de pedir para a Enel reparar esse dano.
Quem pode solicitar - titular da conta de energia, representante legal ou representante sem procuração autorizado anteriormente pelo titular. Se deferido (aprovado) o pagamento será feito a quem era o titular da unidade consumidora na data em que o aparelho foi danificado.
Documentação Necessária:
- Pessoa Física - CPF, RG ou qualquer outro documento com foto.
- Pessoa jurídica - Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF e RG do sócio.
- Representante legal - Procuração com firma reconhecida em cartório.
- Condomínio - Documentos de identificação (CPF e RG), Convenção do Condomínio e Ata de Nomeação do Síndico.
- Igreja ou Associações - estatuto, última ata de nomeação do representante da Diretoria.
Onde solicitar – Nas Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.
Prazos:
Verificação
- 10 dias, contados a partir da data do pedido; ou
- 1 dia útil quando o equipamento reclamado acondicionar alimentos perecíveis ou medicamentos (geladeira, freezer, etc,.);
Resposta sobre o resultado deste pedido
O prazo para te darmos a resposta final começa a contar a partir da nossa vistoria ou, não havendo vistoria, a partir da data em que você pediu o ressarcimento, da seguinte forma:
- 15 dias corridos, se o pedido é feito em até 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico;
- 30 dias corridos, se o pedido é feito após 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico.
Esse prazo fica suspenso, ou seja, para de contar, sempre que houver alguma pendência por parte do cliente. Exemplo: no caso de algum documento ou laudo que precisarmos receber de você para continuar a análise.
Pagamento
Se deferirmos seu pedido (resposta favorável), temos até 20 dias corridos para efetuar o ressarcimento.
Acesse pela nossa Agência Virtual
Segunda Via de Conta
Solicitação de emissão de 2ª via de conta por perda ou impossibilidade de pagamento da fatura original não ocasionado pela Enel.
Quem pode solicitar - titular da conta ou representante legal munido de procuração.
Onde solicitar - Aplicativo, Facebook, Twitter, Site, Central de Relacionamento ((0800 28 00 120) ou Lojas de Atendimento.
Prazo para Atendimento - Imediato
Taxas e Custo - Não há cobrança para emissão no Site e no Aplicativo Enel. Para a emissão via central de relacionamento, lojas e redes sociais será cobrada uma taxa de R$ 3,23.
É a alteração do nome do titular da conta de energia elétrica.
Quem pode solicitar - O novo titular da conta, Pessoa Física ou Jurídica, um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal com procuração.
- O novo titular não pode ter débitos vinculados ao seu CPF/CNPJ com a distribuidora;
- Qualquer pessoa maior de 18 anos, ou menor emancipado, que não possua débito pendente na Enel.
- Você pode consultar os débitos em nosso site. Basta acessar o link, digitar o Número do Cliente (veja no canto superior direito na conta de energia) e o CPF do Novo titular.
Onde solicitar - em uma de nossas lojas. Agende seu atendimento clicando aqui.
Documentos e informações que vamos precisar:
- Pessoa Física - CPF, RG ou documento oficial com foto, RNE (apenas para estrangeiros), RANI (apenas para indígenas), NIS ou NB (apenas para clientes Baixa Renda).
- Representante legal - procuração pública ou particular e cópia dos documentos do procurador. Quando se tratar de procuração particular é obrigatório o reconhecimento de firma.
- Pessoa Jurídica - Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG. No caso de condomínio: ata de nomeação do síndico.
- Representante legal nomeado pela empresa - Os dados de cadastro (nome, CPF e RG) deverão ser do empresário ou de um dos sócios e não do representante legal.
- Documento do imóvel (somente se houver alguma conta vencida ou a vencer na unidade consumidora): Veja as opções.
Prazo - Até 3 dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Importante!
Se existirem débitos na unidade consumidora, estes ficarão em nome do titular/responsável anterior. Ou seja, não podemos exigir o pagamento de débito que está no nome de uma outra pessoa, considerando que a dívida é do titular. Por isso, a cobrança de dívidas, caso existam, será feita ao titular anterior. É assim que determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Resolução 1000/2021, artigo 346.
Verificação de medidor
É uma solicitação para constatar se o aparelho de medição está em perfeito funcionamento. O serviço também pode ser solicitado para verificar se é necessário substituir o medidor.
Quem pode solicitar
Titular da conta: (na ausência do RG, apresentar outro documento oficial com foto)
Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida.
Documentação Necessária:
Pessoa Física
· Titular da conta: CPF (três primeiros dígitos)
· Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida.
Pessoa Jurídica
· Sócio - Contrato social, CNPJ, CPF, RG ou outro documento de identificação oficial com foto.
· Condomínio - Convenção do condomínio, Ata de nomeação do síndico, CPF e RG do síndico.
· Representante Legal - Contrato Social, CNPJ, procuração concedida por um dos sócios com firma reconhecida, CPF e RG.
Onde solicitar - Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120).
Prazo para atendimento - em até 15 dias úteis
Taxas e Custos - A cobrança será realizada quando não for encontrada anormalidade no medidor do cliente, conforme Art. 102 da Resolução 414/10 Aneel. A cobrança será realizada com base no tipo de medidor existente:
Monofásico: R$ 7,57
Bifásico: R$ 10,83
Trifásico: R$ 21,66
IMPORTANTE: nas solicitações de Substituição de Medidor o serviço não será cobrado.
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