Em 24h, mais de 90% dos clientes afetados na segunda-feira tiveram o serviço normalizado
Abaixo você consegue ver o mapa de fornecimento por Município da Região Metropolitana de São Paulo, dessa forma seguimos nosso compromisso de priorizar a segurança e a transparência para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
Enel São Paulo
Mapa de estado de fornecimento por Município da Região Metropolitana de São Paulo
Legenda
0-5%5-15%
15-30%
30-50%
50%+
Municipio | Clientes Totais | Clientes Interrompidos | % Clientes Interrompidos |
---|
12h: O fornecimento foi restabelecido para 80% dos clientes impactados.
11h: Frentes de trabalho concentradas em ocorrências complexas, com quedas de árvores sobre linhas de alta tensão. Na Zona Norte, técnicos atuam junto ao Corpo de Bombeiros na remoção de uma árvore de grande porte sobre a linha que abastece a subestação Gato Preto, que atende Jaraguá, Anhanguera e Perus.
10h: O fornecimento foi restabelecido para 75% dos clientes afetados. Cerca de 1.200 equipes, somando 2.700 profissionais, seguem em campo.

7h: Informamos que restabelecemos o fornecimento de energia para 68% dos clientes que tiveram o serviço afetado após as fortes chuvas, com rajadas de vento, que atingiram a área concessão ontem (22).

São Paulo - 22 de setembro de 2025
20h: O cenário permaneceu instável, com alerta da Defesa Civil. Mais de 1.000 equipes foram mobilizadas ao longo do dia para reconstruir trechos da rede.
18h: Sobrevoo identificou queda de árvores sobre estruturas que abastecem as subestações Gato Preto e Jordanésia. Em parceria com a Defesa Civil e órgãos públicos, a Enel realizou desligamentos emergenciais para remoção de árvores, retomando imediatamente a reconstrução da rede após a liberação.

14h: Novas rajadas de vento, de até 98 km/h no Campo de Marte e 87 km/h em Congonhas, causaram novos danos à rede, afetando as zonas Norte, Oeste e Leste.
12h: Equipes reforçadas seguem em campo. Entre os bairros mais atingidos estão Pinheiros, Parelheiros, Tucuruvi, Lapa e Vila Andrade.

11h22: O fornecimento foi totalmente restabelecido para os clientes afetados por essa ocorrência, após recomposição coordenada pelo ONS e pela Enel. A causa segue em investigação pela ISA Energia Brasil.

10h50: Um desligamento em subestação da empresa de transmissão ISA Energia Brasil impactou cerca de 900 mil clientes, principalmente no ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) e bairros da capital como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.

9h: Fortes ventos e chuvas que atingiram a área de concessão durante a madrugada provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, afetando o fornecimento em diversos pontos da Região Metropolitana, incluindo a capital.

Temporal com rajadas de vento disparam Alerta Severo
As fortes chuvas acompanhadas por rajadas de vento de quase 100 km/h que atingiram a área de concessão da Enel Distribuição São Paulo em 22 de setembro de 2025 provocaram interrupções no fornecimento de energia para parte de nossos clientes.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para que moradores em áreas de risco buscassem abrigo imediato. Apenas no dia 22, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 850 chamados relacionados a quedas de árvores, destelhamentos, desabamentos e alagamentos, evidenciando a gravidade do cenário.
.png)
Enel Distribuição São Paulo
Para enfrentar essa ocorrência, a distribuidora ativou seu plano de contingência e passou a operar em regime especial, com equipes adicionais mobilizadas 24 horas por dia, reforçando o compromisso da companhia de priorizar a segurança e restabelecer o fornecimento de energia com transparência e agilidade.
Telefone Enel SP:
- Central de emergência São Paulo: 0800 72 72 196
- Central de Relacionamento da Enel São Paulo: 0800 72 72 120
- Central de Relacionamento Enel para Deficientes Auditivos: 0800 77 28 626
WhatsApp Enel (Elena):
Envie uma mensagem para número (21) 99601-9608
Aplicativo Enel SP:
Baixe agora: Google Play e App Store