COMO SOLICITAR A CONEXÃO DA PLANTA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA?
- Para plantas de microgeração com potência de geração igual ou menor do que 10 kW:
Cliente deve encaminhar o formulário de Solicitação de Acesso, disponível na guia Documentação, juntamente com os anexos pertinentes para ligacaonovagd@enel.com. Os anexos são:
- 1. ART do projeto;
- 2. Diagrama unifilar e memorial descritivo da instalação;
- 3. Certificado Inmetro dos inversores de frequência;
- 4. Formulário ANEEL de registro de mini e micro geradores distribuídos;
- 5. Lista de unidades e percentuais de rateio, se houver;
- 6. Cópia do instrumento jurídico que comprove solidariedade entre os integrantes, se houver;
- 7. Documento que comprove reconhecimento, pela ANEEL, de cogeração qualificada, se houver;
- 8. Procuração, se cabível.
A Enel terá o prazo de 15 dias para emitir o Parecer de Acesso e o Relacionamento Operacional quando não houver a necessidade de obra, e 30 dias quando o parecer indicar a necessidade de obra;
Após receber o Parecer de Acesso e o Relacionamento Operacional, o cliente deverá solicitar a vistoria no prazo máximo de 120 dias;
O cliente deve solicitar a vistoria através do e-mail vistoriagdce@enel.com;
Feita a solicitação, a Enel deverá executar a vistoria e eventual troca do medidor em até 7 dias;
A troca do medidor/vistoria corresponde à conclusão do processo, ficando a Unidade Consumidora apta a iniciar o processo de geração para compensação.
- Para plantas de microgeração com potência de geração maior que 10 kW ou minigeração (potência superior a 75 kW):
Cliente deve apresentar projeto elétrico para análise junto a Satel [inserir hiperlink para www.satelpjceara.com], que terá 15 dias realizar a análise (conforme art. 27-B da REN 414);
De posse do projeto aprovado, o cliente deve encaminhar o formulário de Solicitação de Acesso, disponível na guia Documentação, juntamente com os anexos pertinentes para ligacaonovagd@enel.com. Os anexos são:
- 1. ART do projeto;
- 2. Projeto elétrico das instalações de conexão aprovado pela Satel, memorial descritivo;
- 3. Diagrama unifilar e de blocos do sistema de geração, carga e proteção;
- 4. Certificado de conformidade dos inversores de frequência;
- 5. Formulário ANEEL de registro de mini e micro geradores distribuídos;
- 6. Lista de unidades e percentuais de rateio, se houver
- 7. Cópia do instrumento jurídico que comprove solidariedade entre os integrantes, se houver;
- 8. Documento que comprove reconhecimento, pela ANEEL, de cogeração qualificada, se houver;
- 9. Procuração, se cabível.
A Enel terá o prazo de 15 dias no caso de micro e 30 dias no caso de minigeração para emitir o Parecer de Acesso e Relacionamento Operacional quando não houver a necessidade de obra, e 30 dias no caso de micro e 60 dias no caso de minigeração quando o parecer indicar a necessidade de obra;
Após receber o Parecer de Acesso e o Relacionamento Operacional, o cliente deverá solicitar a vistoria no prazo máximo de 120 dias;
O cliente deve solicitar a vistoria através do e-mail vistoriagdce@enel.com;
Feita a solicitação, a Enel deverá executar a vistoria e eventual troca do medidor em até 7 dias;
A troca do medidor/vistoria corresponde à conclusão do processo, ficando a Unidade Consumidora apta a iniciar o processo de geração para compensação.
COMO SOLICITAR PEDIDO DE LIGAÇÃO NOVA DE GRUPO A PARA USO EXCLUSIVO PARA GERAÇÃO (UNIDADE CONSUMIDORA SEM CARGA)
Para ligações em 13,8 kV, o cliente deve submeter o projeto elétrico da subestação e da geração para aprovação no sistema Satel [inserir hiperlink para www.satelpjceara.com] e, em seguida, solicitar a Enel a dispensa momentânea do Estudo de Proteção, pois o estudo deverá ser realizado de acordo com as obras de suporte descritas no Parecer de Acesso. Para ligações acima de 13,8 kV, o cliente deve enviar o projeto da subestação para lojaclientescorporativosce@enel.com;
O prazo para análise de ambos os projetos é de 30 dias. O projeto aceito tem validade de 1 ano. No caso de reprovação serão descritas as correções necessárias;
Após a aprovação do projeto pela Satel, o cliente deve solicitar a ligação por meio do formulário de ligação nova e formulário de solicitação de acesso para lojaclientescorporativosce@enel.com em um e-mail, junto aos seguintes anexos:
Referentes a Ligação Nova:
- 1. 1 cópia do CNPJ;
- 2. CGF;
- 3. 1 cópia da última fatura de energia paga;
- 4. 1 cópia autenticada do Contrato Social e Aditivo da Empresa;
- 5. CPF e RG do Representante Legal;
- 6. Registro do Imóvel e Contrato de locação, se locado;
- 7. Projeto elétrico da subestação aprovado;
- 8. Procuração, se cabível.
Referentes a Geração:
- 1. ART do projeto;
- 2. Projeto elétrico das instalações de conexão aprovado pela Satel, memorial descritivo;
- 3. Diagrama unifilar e de blocos do sistema de geração, carga e proteção;
- 4. Certificado de conformidade dos inversores de frequência;
- 5. Formulário ANEEL de registro de mini e micro geradores distribuídos;
- 6. Lista de unidades e percentuais de rateio, se houver
- 7. Cópia do instrumento jurídico que comprove solidariedade entre os integrantes, se houver;
- 8. Documento que comprove reconhecimento, pela ANEEL, de cogeração qualificada, se houver;
A Enel tem o prazo de 60 dias para elaborar o Parecer de Acesso e anexos, contando a partir da solicitação. Após a elaboração do Parecer de Acesso, a Enel deve enviar para o cliente os documentos de contrato de fornecimento e de obra, o Parecer de Acesso e o orçamento. Após a liberação do orçamento a vistoria da subestação do cliente é ingressada e tem o prazo de 3 dias úteis para ocorrer.
Cliente deve devolver os contratos assinados e autenticados via e-mail para lojaclientescorporativosce@enel.com. No caso de cliente de Governo, não é necessária autenticação.
Para obras de extensão de rede de até 1 km a Enel tem 120 dias de prazo para realizar a obra, contando a partir do que ocorrer por último: a devolução dos contratos ou o pagamento, no caso de haver valor a pagar. Para obras acima de 1 km o prazo é definido na Carta-Orçamento. No caso de não haver obra de interligação, a Enel tem 7 dias úteis para ligar o cliente após vistoria do ponto de entrega.
Durante o processo de ligação, o Acordo Operativo será enviado ao cliente. Sendo obrigatória a devolução do documento assinado para vistoriagdce@enel.com para futura ligação da Geração.
Após a conclusão da obra a Enel tem o prazo de 7 dias úteis para ligar o cliente e, caso a vistoria de Geração Distribuída seja procedente, autorizar a geração.
COMO SOLICITAR PEDIDO DE LIGAÇÃO NOVA DE GRUPO A PARA UNIDADE QUE TERÁ CARGA E GERAÇÃO?
Nesse caso, o cliente deve solicitar, previamente ao que consta no item 2, o Atestado de Viabilidade Técnica (AVT).