Institucional
Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
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Enel investirá R$ 25,3 bilhões no Brasil nos próximos três anosTotal destinado a distribuição de energia em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro representa um aumento de mais de 60% em relação ao plano estratégico anterior.
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Relatório de Sustentabilidade
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para solicitar nossos serviços.
Aferição do medidor
Quando o cliente solicita a verificação realizada pela distribuidora, na unidade consumidora ou em laboratório, dos valores indicados por um medidor e sua conformidade com as condições de operação estabelecidas na legislação metrológica.
Quem pode solicitar: titular da conta ou seu representante legal.
Onde solicitar: Loja de Atendimento de Grandes Clientes e Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: Sim
Desligamento ou religação programada
Solicitação de desligamento a pedido do cliente da subestação da unidade consumidora.
Quem pode solicitar: titular da conta ou seu representante legal.
Onde solicitar: Central de relacionamento, Loja de Atendimento Grandes Clientes e Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: Sim
Disponibilização de Dados de Medição (memória de massa)
Envio dos arquivos para o cliente com as grandezas medidas pelo período de um ciclo de faturamento.
Quem pode solicitar: titular da conta ou seu representante legal
Onde solicitar: Executivos de Atendimento.
Serviço Cobrado: Sim
Fornecimento de pulsos de potência e sincronismo
O fornecimento de pulsos de potência e sincronismo é a conexão do sistema de medição da Enel para o sistema de gerenciamento de demanda do cliente, através do deslocamento de equipe exclusivo para este serviço.
Quem pode solicitar: titular ou representante legal.
Onde solicitar: Executivos de Atendimento.
Serviço Cobrado: Sim
Para solicitar um orçamento de conexão de Carga na Enel Distribuição Ceará, você deve seguir os seguintes passos:
1. Realizar Download e preencher os seguintes formulários:
a. Formulário para Orçamento de Conexão;
b. Formulário de Identificação do Solicitante;
2. Enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com os formulários devidamente preenchidos, bem como a documentação listada abaixo:
a. 1 cópia do CNPJ;
b. CGF;
c. 1 cópia da última fatura de energia paga;
d. 1 cópia autenticada do Contrato Social e Aditivo da Empresa;
e. CPF e RG do Representante Legal;
f. Comprovação de Posse do Imóvel (Registro do Imóvel ou Contrato de locação);
g. Projeto elétrico da subestação em conformidade com as normas vigentes;
h. Licenciamento Ambiental (Caso esteja localizado em área protegida por lei);
i. Procuração (quando o responsável pela unidade consumidora não for o proprietário/titular da unidade consumidora);
Importante!
A Enel Distribuição Ceará tem o prazo de até 5 dias úteis para avaliar a documentação e ingressar pedido no sistema; Após análise da documentação a Enel Distribuição Ceará tem um prazo de até 45 dias corridos para emitir o Orçamento de Conexão no qual haverá todas as informações técnicas referentes ao escopo de conexão, bem como custos relacionados;
Para atendimento da REN 1000/2021 estamos ajustando o prazo no processo de aprovação do orçamento de conexão pelo cliente. Atuando de forma mais resoluta no que diz respeito ao que está contido no ART 83 §1°que diz " O prazo de aprovação do Orçamento de Conexão é de 10 dias úteis a contar do recebimento deste pelo acessante;
O cliente deve analisar e emitir resposta formal ao orçamento enviando dentro do prazo de 10 dias úteis;
Caso o cliente não se pronuncie dentro do prazo o orçamento será cancelado automaticamente;
Com o aceite do orçamento dentro do prazo estabelecido, o processo seguirá para elaboração dos contratos e emissão de boleto para pagamento (caso haja valor a pagar). Nesta etapa a Enel Distribuição Ceará terá um prazo de 5 dias úteis para emissão dos documentos;
Assinatura será realizada de forma digital através da plataforma GoSign; Com as assinaturas devidamente realizadas, o cliente deve enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com comprovante de pagamento do boleto de orçamento (caso haja valor a pagar);
É neste momento que o processo de obra é iniciado com prazos pré-estabelecidos conforme resolução 1000 da ANEEL:
a. art. 88, II - concluir as obras de conexão, tensão entre 2,3 kV e 69 kV, até 1km (120 dias);
b. art. 88, III - concluir as obras de conexão, obras até 69 kV, acima de 1km (365 dias);
c. art. 88, §1º - concluir demais obras não previstas nos critérios anteriores (cronograma);
Após a conclusão da obra a Enel tem o prazo de 7 dias úteis para ligar o cliente.
Caso as dúvidas ainda persistam entrar em contato com o gestor de contas ou através do e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com
Orçamento de Conexão - Acréscimo de Potência
Para solicitar um Orçamento de Conexão para Acréscimo de Potência na Enel Distribuição Ceará, você deve seguir os seguintes passos:
1. Realizar Download e preencher os seguintes formulários:
a. Formulário para Orçamento de Conexão;
b. Formulário de Identificação – Acréscimo de Carga;
2. Enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com os formulários devidamente preenchidos, bem como a documentação listada abaixo:
a. 1 cópia do CNPJ;
b. CGF;
c. 1 cópia da última fatura de energia paga;
d. 1 cópia autenticada do Contrato Social e Aditivo da Empresa;
e. CPF e RG do Representante Legal;
f. Comprovação de Posse do Imóvel (Registro do Imóvel ou Contrato de locação);
g. Projeto elétrico da subestação em conformidade com as normas vigentes;
h. Licenciamento Ambiental (Caso esteja localizado em área protegida por lei);
i. Procuração (quando o responsável pela unidade consumidora não for o proprietário/titular da unidade consumidora);
Importante!
A Enel Distribuição Ceará tem o prazo de até 5 dias úteis para avaliar a documentação e ingressar pedido no sistema;
Após análise da documentação a Enel Distribuição Ceará tem um prazo de até 45 dias corridos para emitir o Orçamento de Conexão no qual haverá todas as informações técnicas referentes ao escopo de conexão, bem como custos relacionados;
Para atendimento da REN 1000/2021 estamos ajustando o prazo no processo de aprovação do orçamento de conexão pelo cliente. Atuando de forma mais resoluta no que diz respeito ao que está contido no ART 83 §1°que diz " O prazo de aprovação do Orçamento de Conexão é de 10 dias úteis a contar do recebimento deste pelo acessante;
O cliente deve analisar e emitir resposta formal ao orçamento enviando dentro do prazo de 10 dias úteis;
Caso o cliente não se pronuncie dentro do prazo o orçamento será cancelado automaticamente;
Com o aceite do orçamento dentro do prazo estabelecido, o processo seguirá para elaboração dos contratos e emissão de boleto para pagamento (caso haja valor a pagar). Nesta etapa a Enel Distribuição Ceará terá um prazo de 5 dias úteis para emissão dos documentos;
Assinatura será realizada de forma digital através da plataforma GoSign;
Com as assinaturas devidamente realizadas, o cliente deve enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com comprovante de pagamento do boleto de orçamento (caso haja valor a pagar);
É neste momento que o processo de obra é iniciado com prazos pré-estabelecidos conforme resolução 1000 da ANEEL:
a. art. 88, II - concluir as obras de conexão, tensão entre 2,3 kV e 69 kV, até 1km (120 dias);
b. art. 88, III - concluir as obras de conexão, obras até 69 kV, acima de 1km (365 dias);
c. art. 88, §1º - concluir demais obras não previstas nos critérios anteriores (cronograma);
Após a conclusão da obra a Enel tem o prazo de 7 dias úteis para vistoriar e efetivar o acréscimo de potência.
Caso as dúvidas ainda persistam entrar em contato com o gestor de contas ou através do e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com
PMUC – Prédio de Múltiplas Unidades Consumidoras
Para solicitar um pedido de ligação para PMUC na Enel Distribuição Ceará, você deve seguir os seguintes passos:
1. Realizar Download e preencher os seguintes formulários:
a. Formulário de Solicitação - PMUC;
2. Enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com os formulários devidamente preenchidos, bem como a documentação listada abaixo:
a. Formulário Solicitação Ligação Nova PMUC devidamente preenchido;
b. CNPJ ou CPF;
c. Contrato Social e Aditivo da Empresa;
d. CPF e RG do Representante Legal;
e. Comprovação de Posse do Imóvel (Registro do Imóvel ou Contrato de locação);
f. Projeto elétrico da subestação em conformidade com as normas vigentes (Memorial, Prancha, ART, Laudo de aterramento, etc.);
g. Licenciamento Ambiental (Caso esteja localizado em área protegida por lei);
h. Procuração (quando o responsável pela unidade consumidora não for o proprietário/titular da unidade consumidora);
Importante!
A Enel Distribuição Ceará tem o prazo de até 5 dias úteis para avaliar a documentação e ingressar pedido no sistema;
Após análise da documentação a Enel Distribuição Ceará tem o prazo de 5 dias úteis para realizar uma vistoria inicial nas instalações com o objetivo de verificar a necessidade de execução de obra complementar ou não para atendimento do pedido.
Havendo a necessidade de obra é dado início a etapa de Orçamento de Conexão no qual a Enel Distribuição Ceará tem um prazo de até 30 dias corridos para emitir o Orçamento de Conexão no qual haverá todas as informações técnicas referentes ao escopo de conexão, bem como custos relacionados;
Para atendimento da REN 1000/2021, o prazo no processo de aprovação do orçamento de conexão pelo cliente é de 10 dias úteis a contar do recebimento deste pelo acessante.
Para orçamentos com participação financeira por parte do cliente se faz necessário resposta formal ao orçamento enviando dentro do prazo de 10 dias úteis, caso contrário, ele será cancelado automaticamente.
Já para orçamentos sem participação financeira o aceite será compulsório ao término do prazo de 10 dias úteis.
Com o aceite do orçamento dentro do prazo estabelecido, o processo seguirá para elaboração dos contratos e emissão de boleto para pagamento (caso haja valor a pagar). Nesta etapa a Enel Distribuição Ceará terá um prazo de 5 dias úteis para emissão dos documentos;
Assinatura será realizada de forma digital através da plataforma GoSign;
Com as assinaturas devidamente realizadas, o cliente deve enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com comprovante de pagamento do boleto de orçamento (caso haja valor a pagar);
É neste momento que o processo de obra é iniciado com prazos pré-estabelecidos conforme resolução 1000 da ANEEL:
a. art. 88, I - no caso de obras na rede de distribuição aérea em tensão menor que 2,3 kV (60 dias);
b. art. 88, II - concluir as obras de conexão, tensão entre 2,3 kV e 69 kV, até 1km (120 dias);
c. art. 88, III - concluir as obras de conexão, obras até 69 kV, acima de 1km (365 dias);
d. art. 88, §1º - concluir demais obras não previstas nos critérios anteriores (cronograma);
Após a conclusão da obra a Enel tem o prazo de até 7 dias úteis para efetivar a ligação do primeiro medidor e prosseguir com a instalação dos demais de forma programada.
Caso as dúvidas ainda persistam entrar em contato com o gestor de contas ou através do e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com
Mudança de Demanda Contratada
Alteração da demanda contratada atualmente.
Condições: Para o incremento: assinatura de contrato, análise de potência disponível (com possibilidade de execução de obras e participação financeira ao solicitante), aprovação da subestação, inclusive ajustes da proteção (caso tenha executado aumento da potência instalada)
Onde solicitar: Loja de Atendimento Grandes Clientes e Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: o serviço de mudança da demanda contrata não é cobrado. Poderá ocorrer participação financeira do solicitante caso seja necessária a execução de obras.
Religação Normal
Solicitação para restabelecer o fornecimento de energia suspenso
Quem pode solicitar: titular da conta, representante legal ou terceiros.
Onde solicitar: Central de Relacionamento, Loja de Atendimento de Grandes Clientes e Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: Sim
Remoção ou Deslocamento de Poste/Rede
Solicitação de remoção de poste/rede a pedido do cliente.
Condições: Solicitação não precisa ser realizada pelo titular, sendo o serviço feito apenas após o pagamento do RDS (recibo diversos).
Onde solicitar: Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: Sim
Segunda Via de Conta
Solicitação de emissão de 2ª via de conta.
Quem pode solicitar: Titular da conta ou representante legal por meio de procuração ou documento comprobatório.
Onde solicitar: Agência Virtual, Central de Relacionamento, Loja de Atendimento de Grandes Clientes e Executivos de Atendimento.
Serviço cobrado: Sim
É a alteração do nome do titular da conta de energia elétrica.
Quem pode solicitar - O novo titular da conta, Pessoa Física ou Jurídica, um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal com procuração.
- O novo titular não pode ter débitos vinculados ao seu CPF/CNPJ com a distribuidora;
- Qualquer pessoa maior de 18 anos, ou menor emancipado, que não possua débito pendente na Enel.
- Você pode consultar os débitos em nosso site. Basta acessar o link, digitar o Número do Cliente (veja no canto superior direito na conta de energia) e o CPF do Novo titular.
Onde solicitar – Executivos de atendimento e Loja de atendimento de Grandes Clientes.
Documentos e informações que vamos precisar:
· Pessoa Física - CPF, RG ou documento oficial com foto, RNE (apenas para estrangeiros), RANI (apenas para indígenas), NIS ou NB (apenas para clientes Baixa Renda).
· Representante legal - procuração pública ou particular e cópia dos documentos do procurador. Quando se tratar de procuração particular é obrigatório o reconhecimento de firma.
· Pessoa Jurídica - Contrato Social ou último aditivo, CNPJ, CPF, RG. No caso de condomínio: ata de nomeação do síndico.
· Representante legal nomeado pela empresa - Os dados de cadastro (nome, CPF e RG) deverão ser do empresário ou de um dos sócios e não do representante legal.
· Documento do imóvel (se houver débito na unidade consumidora) – Veja as opções
· Ofício – Para órgão público, a solicitação deve ser feita por ofício em papel timbrado e assinado pelo responsável.
Prazo - Até 3 dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural.
Taxas e Custos - Não há cobrança.
Importante!
Se existirem débitos na unidade consumidora, estes ficarão em nome do titular/responsável anterior. Ou seja, não podemos exigir o pagamento de débito que está no nome de uma outra pessoa, considerando que a dívida é do titular. Por isso, a cobrança de dívidas, caso existam, será feita ao titular anterior. É assim que determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Resolução 1000/2021, artigo 346.
Verificação do Nível de Tensão
Instalação de aparelho na rede da distribuidora para avaliar o nível de tensão do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora. O serviço só ocorrerá após reclamação formal do cliente.
Quem pode solicitar: titular da conta ou seu representante legal.
Onde solicitar: Executivos de Atendimento e Lojas de atendimento de Grandes Clientes.
Serviço cobrado: Sim
Orçamento Estimado - Carga
Para solicitar um Orçamento Estimado na Enel Distribuição Ceará, você deve seguir os seguintes passos:
1. Realizar Download e preencher os seguintes formulários
a. Formulário para Orçamento Estimado - Carga
2. Enviar para o e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com o formulário devidamente preenchido.
A Enel Distribuição Ceará tem o prazo de até 5 dias úteis para avaliar a documentação e ingressar pedido no sistema;
Após análise da documentação a Enel Distribuição Ceará tem um prazo de até 30 dias corridos para emitir o Orçamento Estimado.
Importante!
O Orçamento Estimado é um documento de caráter informativo que pode ser solicitado pelo cliente quando desejar consultar previamente o escopo de uma conexão ao sistema de distribuição. Vale ressaltar que o documento retrata o escopo de conexão no instante que foi emitido, não garantindo conexões futuras.
Caso as dúvidas ainda persistam entrar em contato com o gestor de contas ou através do e-mail clientes.corporativos.ce@br.enel.com
Vistoria
Solicitação de vistoria no medidor da unidade consumidora que apresente problemas de funcionamento.
Quem pode solicitar: titular da conta ou seu representante legal.
Onde solicitar: Executivos de Atendimento.
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