Enel amplia compromisso com a Fórmula E como Parceiro Oficial de Recarga Inteligente e Energia

Publicado em Quinta-feira, 12 de abril de 2018

  • A partir do Campeonato ABB FIA 2018/19, os carros elétricos estarão aptos a rodar todo o percurso da corrida e serão recarregados pela tecnologia de super carga da Enel
  • Para o E-Prix de Roma, em 14 de abril, a Enel fornecerá energia renovável totalmente certificada
  • A empresa já instalou quatro estações de recarga rápida, com pontos de rede Wi-Fi em Roma, para mobilidade elétrica urbana

 

Roma, 12 de abril, de 2018 – A Enel está renovando seu compromisso com o Campeonato ABB FIA Formula E, tornando-se a Parceira Oficial de Recarga Inteligente e Parceira Oficial de Energia para as próximas cinco temporadas da série de corridas elétricas de rua. O anúncio foi feito hoje por Francesco Venturini, Responsável pela Enel X, divisão da Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, e Alejandro Agag, fundador e CEO da Formula E, durante uma coletiva de imprensa realizada no centro de mídia do CBMM Niobium do Roma E-Prix, apresentada pela Mercedes EQ.

Já na próxima temporada, a Enel fornecerá a tecnologia, os produtos e serviços para carregar a segunda geração de carros elétricos do campeonato. Graças a baterias de alta capacidade, os novos carros estarão aptos a completar o circuito, sem a necessidade das atuais paradas para troca dos carros, como ocorre atualmente. Os novos supercarregadores, desenvolvidos pela Enel com tecnologia de ponta, tem capacidade de 80kW, o suficiente para carregar novas baterias na quantidade de tempo estipulada pelo regulamento. Esses novos supercarregadores de baterias serão leves (menos de 200 kg), facilitando o transporte eficiente de uma corrida para outra.

Francesco Venturini, Head da Enel X, diz: “Três anos depois de lançarmos a parceria entre a Enel e a Fórmula E, o anúncio de hoje da ampliação e extensão da parceria é um novo avanço no trabalho que estamos fazendo na área de mobilidade elétrica. Graças à nossa tecnologia de carga e nossos supercarregadores em cada evento, a nova geração de carros da Fórmula E terá capacidade aumentada e será mais eficiente, pronta para percorrer toda a distância da competição. A parceria da Enel com a Fórmula E enfatiza o comprometimento do nosso Grupo em promover o avanço da mobilidade elétrica em escala global, fomentando nossa pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras em tecnologia para o transporte sustentável”.

Alejandro Agag, Fundador e CEO da Fórmula E, declarou: “Cabe anunciar a expansão e extensão da nossa parceria bem-sucedida com a Enel em sua cidade, Roma, tão perto da sua sede. O Campeonato ABB FIA Fórmula E é sobre ampliar os limites do que é possível no campo da eletrificação e trabalhar com a Enel e sua tecnologia de carregamento rápido está nos ajudando a conduzir inovação em uma escala global com um legado duradouro. O automobilismo é sobre tempo – vencer o cronômetro e seus concorrentes. Essa busca por velocidade também é exigida quando recarregamos os carros – seja nas pistas, nas ruas ou nas casas no futuro”.

Os Supercarregadores da Enel serão vistos previamente no stand do Grupo dentro da Allianz E-Village da corrida inaugural em Roma junto ao novo carro elétrico, apresentado no Motor Show de Genebra mês passado. 

Enel no E-Prix CBMM Niobium de Roma apresentada pela Mercedes EQ

Na etapa de Roma do Campeonato ABB FIA Fórmula E, que acontecerá no sábado, dia 14 de abril, no bairro EUR, a Enel trará suas tecnologias inovadoras para um evento ainda mais sustentável: microrredes totalmente digitalizadas que, graças à medição inteligente e sistemas de gestão de energia, integram fontes renováveis com baterias para armazenamento de energia acopladas com as mais avançadas infraestruturas de carregamento. A Enel também fornecerá eletricidade totalmente certificada gerada através de fontes renováveis.

O Campeonato ABB FIA Fórmula E também será uma oportunidade para a cidade de Roma apresentar a todos seu grande potencial de mobilidade elétrica. Por esta razão, a Enel instalou quatro estações de recargas rápidas, que também são equipadas com redes Wi-fi, no bairro EUR, onde as competições são realizadas. Essas estações de cargas, que continuarão disponíveis para usuários de mobilidade elétrica depois da corrida, fazem parte do projeto EVA+ (Artérias de Veículos Elétricos), cofinanciado pela Comissão Europeia, da qual a Enel é coordenadora junto com os principais fabricantes de automóveis (Nissan, Renault, BMW e Volkswagen). O projeto prevê a instalação de 200 estações de carga rápida nas estradas da Itália e da Áustria. As quatro novas estações se unem a mais de 120 estações presentes na capital italiana e serão as primeiras instaladas sob o Plano Nacional da Enel com foco em infraestrutura para carga elétrica em Roma.

A Enel também estará presente no Allianz E-Village com um espaço dedicado à mobilidade elétrica, informando ao público sobre as atividades e tecnologias implementadas pelo Grupo. O stand apresentará todas as soluções de mobilidade elétrica: desde os novos supercarregadores projetados para carregar os novos carros elétricos nas estações de recarga rápida que podem carregar totalmente um veículo eletrônico em cerca de 20 minutos. Outras soluções incluem novos postes de cargas em áreas urbanas e a caixa de parede para carregar veículos em casa. Os visitantes poderão ver a tecnologia de carros elétricos (Vehicle-to-Grid technology - V2G) em ação, que usa baterias de carros elétricos para estabilizar a rede conectando carros a uma estação especial que gerencia o fluxo de eletricidade. Finalmente, também será possível prever o Juice-Roll, o carregador portátil rápido que será usado para recarregar motocicletas elétricas que vão competir na primeira edição da Copa do Mundo FIM Enel MotoE 2019, da qual o Grupo é patrocinador.

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014