Enel Brasil publica Relatório Anual de Sustentabilidade 2022

Published on quinta-feira, 25 maio 2023

ENEL BRASIL PUBLICA RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE 2022

  • Mais de R$ 50 milhões em renda foram gerados para as comunidades, por meio de iniciativas de empregabilidade e empreendedorismo social;
  • Projetos alinhados às metas da Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) beneficiaram dois milhões de pessoas;
  • Projetos de eficiência energética geraram economia de mais de 62 GWh, o equivalente ao consumo anual de mais de 30 mil famílias.

 

A Enel Brasil, maior grupo privado do setor elétrico nacional, publicou esta semana o Relatório Anual de Sustentabilidade 2022 da companhia. O documento é uma importante ferramenta de interface com as partes interessadas, em que são divulgados o desempenho operacional, financeiro e socioambiental da Enel no país, além do avanço das metas da companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Relatório foi elaborado com base na metodologia internacional GRI e auditado pela KPMG.

Eficiência energética e atuação social

Em 2022, a Enel Brasil investiu R$ 190,4 milhões em 428 projetos e ações sociais e, por meio do Enel Compartilha, o maior programa de Sustentabilidade do grupo, gerou renda extra de mais de R$ 50,4 milhões para as comunidades onde a empresa atua. A companhia seguiu em linha com os seus principais objetivos, buscando acelerar a descarbonização e a transição energética justa no país, investiu na centralidade dos clientes e em projetos e ações socioambientais, que têm foco na geração de valor para as comunidades no entorno das suas operações. Em 2022, dois milhões de pessoas foram beneficiadas em 12 estados do país.

Por meio do Programa de Eficiência Energética, foram investidos R$ 122 milhões, o que gerou uma economia de cerca de 62 GWh no ano de 2022, equivalente ao consumo anual de 30,4 mil residências. O Ecoenel, iniciativa que integra o programa de Eficiência Energética da Enel, contribui para a destinação correta de materiais recicláveis e concede desconto nas contas de energia dos clientes participantes do programa. Apenas em 2022, foram beneficiados 46 mil clientes com bônus de mais de R$ 2,9 milhões na conta de energia elétrica.

“Em um contexto marcado por desafios globais, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais, reconhecemos a importância de sermos transparentes ao compartilhar nossos resultados financeiros e nosso desempenho socioambiental. Nesse sentido, o Relatório de Sustentabilidade desempenha um papel fundamental, pois nos permite comunicar de maneira clara e abrangente, a todos os nossos stakeholders, como estamos enfrentando esses desafios e as nossas propostas e soluções para promover o desenvolvimento justo e sustentável”, destaca Marcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

Combate às alterações climáticas e transparência

A geração de energia da Enel no Brasil passou a ser 100% renovável. Com a conclusão da venda da Central Geradora Térmica Fortaleza, (CGTF) concluída em meados de 2022, a companhia encerrou o ano de 2022 com uma capacidade total instalada de aproximadamente 5 GW, dos quais 2,5 GW são de fonte eólica, 1,2 GW são de fontes solar e 1,3 GW provenientes de fonte hídrica. São 48 ativos, todos geridos pela Enel Green Power, unidade focada no desenvolvimento, construção e operação de projetos de energia renovável de grande escala.

Em linha com essa estratégia de descarbonização, a Enel Brasil aderiu ao Movimento Net Zero. Essa iniciativa, liderada pela Rede Brasil do Pacto Global, tem como foco incentivar as empresas na redução da emissão de carbono na atmosfera. Esse movimento pretende colaborar para a redução de dois milhões de toneladas de CO2 e em emissões acumuladas, o que atende ao ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas – da Agenda 2030 da ONU. Além disso, a companhia também passou a integrar o Movimento Transparência 100%, que busca engajar as empresas no combate à corrupção e no fortalecimento de práticas de compliance.

Centralidade nos clientes

Os clientes estão no centro da estratégia da Enel. Para proporcionar a melhor experiência e satisfação com os serviços e produtos oferecidos, a empresa investe em diversas frentes, incluindo aprimoramento dos canais de relacionamento, aperfeiçoamento das opções de pagamento, assim como a implementação de programas e campanhas voltados para a eficiência energética e a redução de gastos com a energia. Essas medidas são adotadas visando atender às necessidades dos clientes e superar suas expectativas, fortalecendo o relacionamento da companhia com eles e promovendo um ambiente de confiança e excelência nos negócios.

Equidade de gênero

A companhia destaca que alcançou, em 2022, equilíbrio de gênero nas contratações, com 51% de mulheres contratadas nas funções administrativas. Também formou duas turmas no projeto Escola de Mulheres Eletricistas, o que possibilitou que essas alunas pudessem atuar como eletricistas de rede de baixa tensão em empresas parceiras da Enel, o que contribui diretamente para a promoção da equidade de gênero num setor tradicionalmente ocupado por homens.

O Relatório Anual de Sustentabilidade 2022 da Enel Brasil está disponível no site https://www.enel.com.br/pt/Sustentabilidade/relatorios-anuais.html.

Sobre a Enel Brasil

A Enel está presente em 30 países ao redor do mundo e produz energia com uma capacidade total de mais de 88 GW. A Enel Grids, a linha de negócios global do Grupo dedicada ao gerenciamento de serviços de distribuição de energia elétrica em todo o mundo, fornece eletricidade por meio de uma rede de mais de 2 milhões de quilômetros para quase 73 milhões de usuários finais. O Grupo leva energia para cerca de 67 milhões de residências e empresas.

A Enel Green Power, braço de energia renovável da Enel, tem uma capacidade total de mais de 59 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, bem como instalações de armazenamento de energia, na Europa, América, África, Ásia e Oceania. A Enel X Global Retail, a linha de negócios global da Enel dedicada à comercialização de energia e serviços de gerenciamento, tem uma capacidade total de 8,1 GW de resposta à demanda gerenciada globalmente e 76 MW de capacidade de armazenamento behind-the-meter. Além disso, a Enel X Way é a empresa do Grupo totalmente dedicada à mobilidade elétrica, com cerca de 22.500 pontos de carregamento públicos gerenciados e mais de 90 mil dispositivos de carregamento privados vendidos em todo o mundo em 2022.

 

 

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