
A duração do curso varia de acordo com o formato, podendo ser realizado durante a semana, das 8h as 17h ou das 13h as 22h
Desde o primeiro dia de aula, os alunos da Escola de Eletricistas são acolhidos por uma equipe de instrutores que pretendem ensinar e inspirar em igual medida. Os cursos combinam teoria e prática, com foco em segurança, qualidade técnica e atendimento humanizado.
Mas o grande diferencial está na atuação dos professores e instrutores, que vão além do conteúdo técnico: compartilham não só conhecimento e experiências profissionais, mas ensinamentos de vida também, auxiliando os alunos a assumir os controles de suas carreiras e trajetórias pessoais. Por isso, é comum que esse vínculo se estenda além da sala de aula, formando uma rede de apoio e amizade, tanto profissional quanto pessoal.
Inclusão e diversidade: valores essenciais
Os valores de inclusão e diversidade são ativamente promovidos na Escola de Eletricistas, onde se pratica de maneira constante a inserção de mulheres em uma profissão que ainda é predominantemente masculina. Com o Mais Mulheres na Rede, turmas inteiras de mulheres estão ingressando no mercado de trabalho como eletricistas, podendo, um dia, representar a Enel ou outra empresa de distribuição com coragem e excelência.

Iniciativas como o “Mais Mulheres na Rede” reforçam o compromisso com diversidade e inclusão no setor de energia
Sendo uma área que exige muita qualificação técnica, as oportunidades de treinamento adequado nem sempre estão à disposição no mercado e, quando estão, costumam envolver um custo. A Escola de Eletricistas da Enel faz diferente: além de todos os alunos contarem com auxílio para refeições e transporte, candidatos em condição de vulnerabilidade social também são amparados por um programa de mapeamento e suporte logístico e financeiro que visa dar conta de todas as suas dificuldades.
De aluno a profissional
Para o aspirante a eletricista, a Escola de Eletricistas é só o começo. A Enel tem contratado um número expressivo de formados em suas próprias turmas — mais de 500 eletricistas entre as 2 mil novas contratações da Enel foram formados pela empresa do início ao fim, com mais 540 vagas abrindo até o final do ano. Muitos alunos relatam que o curso não apenas mudou sua vida profissional, mas também impactou suas famílias, sua autoestima e seus sonhos.

Dos dois mil novos eletricistas nas ruas, quinhentos foram formados na Escola de Eletricistas da Enel
Além da formação técnica, o programa carrega um forte componente de propósito. Histórias como a de Heynne Lima e Jocimary Santos revelam o impacto social e emocional da Escola de Eletricistas. Para muitas pessoas, trata-se da primeira oportunidade formal de trabalho, da realização de um sonho antigo ou de uma chance de recomeçar a vida profissional em outra área.
Como se inscrever no curso da Enel?
A Escola de Eletricistas está presente em todos os três estados de atuação Enel no Brasil, com inscrições abrindo periodicamente. As condições de auxílio e disposição da carga horária na semana variam de acordo com o local, mas a qualidade do ensino e o foco em valores de segurança, qualidade e humanidade estão presentes em todas as suas filiais.
Atualmente, temos inscrições abertas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Inscreva-se para a Escola de Eletricistas em São Paulo clicando aqui, no Ceará clicando aqui e no Rio de Janeiro clicando aqui!

Para se inscrever na Escola de Eletricistas, os candidatos têm que ter mais de 18 anos e ensino médio completo
O curso da Escola de Eletricistas da Enel engloba todos os certificados exigidos para a profissão, garantindo uma preparação completa ao novo profissional da área. O treinamento na Escola de Eletricistas contempla:
- Construção, Manutenção e Instalação (CMRDA), que qualifica para manutenção e demais operações na rede elétrica;
- Norma Regulamentadora 35 (NR-35), requerida para trabalho em altura com risco de queda;
- Norma Regulamentadora 10 (NR-10), que envolve aprendizagem de medidas de controle e sistemas preventivos;
- NR-10 Sistema Elétrico de Potência (SEP), adaptação do NR-10 voltado a atividades em alta tensão.
Expansão e parcerias estratégicas
A Escola de Eletricistas da Enel também tem ampliado seu alcance por meio de outras parcerias, como a recente colaboração com o Ministério da Defesa para capacitar jovens militares que estão deixando o serviço obrigatório. A iniciativa visa aproveitar o potencial desses jovens e contribuir para sua reinserção no mercado de trabalho com formação de qualidade. Saiba mais sobre essa parceria em nossa matéria exclusiva da semana que vem!
Leia também: Como cadastrar a conta de luz da Enel no débito automático e evitar atrasos