
Depois de formados, os novos profissionais ainda passam por quinze dias de treinamento prático na Enel
Fernando Telli, ex-professor e hoje diretor da unidade Senai em Santo Amaro, explica a missão do instituto: “O ensino do Senai é altamente técnico por causa das exigências da profissão. Mas nosso objetivo é também incutir um importante valor humanístico, de segurança no trabalho, ação consciente e respeito”.
Ele comenta ainda que a Escola de Eletricistas é, hoje, fundamental para o abastecimento de mão de obra para o setor elétrico, fornecendo profissionais qualificados não só para a Enel, mas para outras distribuidoras também.
Os 50 novos profissionais apresentados no evento fazem parte de um contingente total de 125 contratados em janeiro de 2025.
Outra recém-contratada da Enel, Mércia de Araújo de Oliveira, compartilhou um pouco de sua experiência. Ela, que antes era motogirl, hoje é uma eletricista que opera com todos os certificados necessários para sua profissão. “Eu era totalmente crua, que é como chamam quem é nova no ramo”. Para ela, foi uma oportunidade de ingressar em uma área que exige conhecimento técnico e qualificação.
“O meu objetivo aqui na Enel sempre foi mudar de vida, na questão financeira e pessoal. O salário, os benefícios e o plano de carreira aqui são muito bons. Eu sempre quis ser uma profissional procurada pelas minhas habilidades, e estou trabalhando para que seja o caso”, complementa.

Mércia (à direita) é uma das novas contratações da Enel para 2025, depois de passar pela Escola de Eletricistas.
Oportunidade e apoio
O plano para 2025 é ampliar os canais de formação da Escola de Eletricistas, com a meta de formar 300 novos profissionais ao longo do ano. A iniciativa visa não só ao fortalecimento do atendimento, mas também à melhoria do serviço prestado aos clientes.
O grande diferencial da Escola de Eletricistas está na oportunidade oferecida às alunas. Além de o curso ser custeado pela Enel, a empresa oferece uma ajuda de custo às participantes.

A turma de novos alunos da Escola de Eletricistas visitou a Base da Enel de Guarapiranga e conheceu um pouco mais da futura profissão
“Muitas pessoas não conseguem começar uma nova carreira por questões financeiras. Muitas vezes, eles precisam escolher entre casa, filhos e estudos. Como nós pagamos os estudos e damos uma ajuda de custo, isso possibilitou que muitos seguissem na escola e, consequentemente, fossem admitidos' explica Rebecca de Freitas, Analista de Treinamento da Enel.
Um dos focos do projeto é a ampliação das oportunidades de trabalho para todas as pessoas, como afirma também Márcia Massotti, responsável pela área de Sustentabilidade da empresa.
A Enel financia o curso, o transporte e demais recursos necessários para que candidatos em situação de vulnerabilidade possam ingressar no programa. “ Nós estruturamos todo um apoio financeiro e pessoal ao longo da experiência do curso e do aprendizado, em parceria com as comunidades, escutando suas demandas e vendo o que podemos fazer em conjunto”, afirma Márcia.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Quer saber mais sobre o universo da energia e sustentabilidade? Leia também: Resultado dos projetos de Sustentabilidade da Enel em 2024 | Distribuição