90 anos de luz

“A Enel trabalha todos os dias por um mundo com menos emissões de carbono, mais sustentável e melhor para todos. Atuamos como parceiros de toda a sociedade nessa jornada.” Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio

Para Anna Paula, o Dia Mundial da Energia é também uma oportunidade de discutir a importância de combater o furto de energia elétrica:

“Um crime que gera instabilidade no fornecimento e que pesa no bolso de todos os consumidores."

Padre Omar acredita que a tecnologia inserida nas iluminações e projeções aproxima ainda mais as pessoas deste símbolo máximo do país, tornando o Cristo Redentor uma referência turística e humanitária em todo o mundo:

“Devemos nos atentar, também, ao momento crítico em que estamos vivendo, com mudanças climáticas e esgotamento de recursos naturais. Para salvar o planeta, é necessária a união de todos.”

Iluminação com redução de 68% no consumo

Lançada oficialmente em março de 2022, a primeira fase do projeto 90 Anos de Luz contempla a implantação de um sistema luminotécnico capaz de reduzir em 68% o consumo de energia a partir do uso de novas cores e maior definição da imagem do monumento ao Cristo Redentor. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, garantindo maior produção de luminosidade e estabilidade da luz.

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

Uma curiosidade histórica: o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez em 1931 a partir de um impulso elétrico disparado de Roma (a 10 mil quilômetros de distância), onde fica a sede do Grupo Enel.

ENEL