Produzir sem resíduos e poluição: O primeiro pilar da economia circular propõe um sistema que produza deixando pra trás cada vez menos resíduos. Assim, começando por fontes renováveis e limpas de energia, é preciso repensar toda a cadeia, desenvolvendo mecanismos que excluam a liberação de gases e resíduos tóxicos dos processos de produção.
Manter materiais e equipamentos ao máximo em uso: O consumo desenfreado e a obsolescência programada experimentada pela sociedade atual fazem com que cada vez mais lixo seja produzido, da mesma forma em que mais recursos naturais são explorados para atender a demanda de consumo. Nesse contexto, pensar um produto com design circular desde sua concepção, permitindo a extensão de sua vida útil, é um dos principais caminhos para atingir um modelo econômico circular. Dessa maneira, pensar estratégias de manutenção, upcycling e reciclagem são parte essencial desse pilar.
Regenerar sistemas naturais: A economia circular tem como objetivo também reequilibrar o ecossistema, promovendo uma convivência harmônica entre os processos humanos e os processos naturais. Desse modo, iniciativas de reflorestamento e proteção de espécies fazem parte de um modelo econômico circular genuíno.