Enel comemora 5 anos de Hubs de Inovação

Published on segunda-feira, 12 julho 2021

“O futuro é possível e já não somos capazes de fingir que os nossos objetivos não podem ser alcançados. ”

– Francesco Starace, CEO da Enel.

Estas são as palavras do CEO da Enel, Francesco Starace, que nos inspira continuamente a criar um mundo onde a inovação seja aberta e sustentável. À medida que seguimos o caminho para a transição energética com uma mentalidade aberta como principal motor, podemos nos conectar com mais startups e principais partes interessadas no ecossistema de inovação em todo o mundo.

Este é o próprio objetivo dos nossos Hubs de Inovação da Enel. Esses centros globais de inovação servem como um ponto de contato para ecossistemas regionais, startups e PMEs se conectarem com parceiros e recursos locais e globais da Enel, provando que a inovação não tem fronteiras. "Quanto mais aberto você estiver, mais oportunidades você pode aproveitar e mais valor você pode criar para sua empresa", expressa Fabio Tentori, CEO dos Hubs de Inovação da Enel.

Ernesto Ciorra, Chief Innovability® Officer da Enel, menciona que a mentalidade de Inovação Aberta dos HIE "nos permite forjar relacionamentos que são mutuamente benéficos e que criam valor compartilhado para todos os stakeholders envolvidos". Hoje celebramos os 5o aniversário da inauguração do nosso primeiro Hub de Inovação Enel, e não podíamos estar mais orgulhosos.

 

HIE: Nascido para inovar

Iniciamos esta aventura no centro do ecossistema de inovação israelense, Tel-Aviv. Fundado em 12 de julho de 2016, o HIE Israel e seu gerente Eran Levy estão profundamente envolvidos no ecossistema local, identificando iniciativas e oportunidades de negócios em potencial dentro do território e lançando uma base sólida para outras atividades de todos os outros Hubs de Inovação. Escolhemos a Tel-Aviv como nosso primeiro local de HIE por ser uma das comunidades de inovação de maior sucesso em Israel e no mundo.

“Nossa maior conquista em Israel é que começamos com um hub de inovação e, a partir de hoje, temos agora 3 pólos de inovação e laboratórios e colaboramos com parceiros muito fortes no ecossistema de inovação israelense.”

– Eran Levy, Gerente do HIE Israel.

HIE Israel serviu como a pedra angular para o que se tornou agora uma rede global de 10 centros de inovação e 22 laboratórios espalhados por 7 países ao redor do mundo. Após a abertura do HIE original, começamos a expandir para outros locais como Itália, Brasil, São Francisco, Rússia, Europa, Chile e, mais recentemente, Boston. Fernando Sandoval, gerente do HIE Europa, afirma que "ao entender o que diferentes atores fazem e a força de cada ecossistema, somos capazes de encontrar a combinação certa entre casos de uso de interesse para a Enel e as melhores startups. Isto nos permitiu crescer enquanto rede".

Unidos pela Innovability®

Embora os hubs estejam localizados em locais estratégicos dentro de ecossistemas regionais de inovação, todos eles visam construir colaborações e impacto com solucionadores em todo o mundo, esta é a essência da Innovability® (Inovabilidade). "Os relacionamentos que construímos com as startups não são apenas comerciais ou de negócios, mas transferem valor de um lado para o outro reciprocamente", explica Luca Seletto, Gerente do HIE Boston. Sua contraparte nos EUA, Milan Poidl, gerente do HIE São Francisco, afirma que "a parte mais interessante é a convergência dos profissionais de tecnologia em todo o mundo, com uma mentalidade aberta para identificar, construir e escalar novas soluções para mudar o status quo".

Na América do Sul, também tivemos um impacto significativo com os nossos Hubs chileno e brasileiro. 

“O que torna os nossos centros únicos é a sua criatividade profissional versátil, e isso vale também para os startups. Temos diferentes soluções, diferentes níveis de maturidade, e muito com que trabalhar.”

– Loren Almeida, Gerente do HIE Brasil.

Hernán Acuña, Gerente do HIE Chile, resume os principais conhecimentos adquiridos ao longo destes anos: "A principal lição aprendida nestes cinco anos é que precisamos confiar nas startups e nas suas capacidades para criar relacionamentos de longo prazo. Trabalhar em equipe só pode levar ao sucesso".

Progresso sustentável e digitalizado com os HIE

O mundo mudou exponencialmente durante estes cinco anos – uma revolução digital e tecnológica, mudanças sociais e econômicas, uma pandemia, etc. Os Hubs de Inovação têm testemunhado e reagido a isto. "É impossível enfrentar sozinhos a rápida evolução do mundo e do setor energético", acrescenta Antonino Biondi, Gerente do HIE Itália. Ele continua: "Trabalhando com startups e linhas de negócio, aprendi que só através da partilha de know-how e competências entre hubs e parceiros externos é possível fazer com que projetos inovadores tenham sucesso".

Essa rede global de Hubs de Inovação da Enel cresceu e evoluiu com o passar do tempo. O que começou como um pequeno projeto, tornou-se uma nova forma de enfrentar o nosso dia-a-dia e colaborar com solucionadores em todo o mundo.

“Esta abordagem única para colaborar é impossível sem as pessoas que estão prontas para compartilhar os seus conhecimentos, pensar maior, fazer perguntas e inventar as soluções de amanhã”

– Olga Maslova, Gerente do HIE Rússia.

Juntos provamos que a Inovação Aberta e a sustentabilidade podem se unir para construir um mundo melhor. Feliz 5o aniversário, Hubs de Inovação da Enel!

ENEL