Tarifa Branca

Com a nova modalidade tarifária o valor cobrado varia de acordo com a hora do dia na qual a energia foi consumida. Confira os detalhes para saber se esta é a melhor alternativa que combina com os seus hábitos de consumo.

A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que sinaliza ao cliente a variação do valor da tarifa cobrada conforme o dia e horário do consumo.

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​Perguntas Frequentes

  • Quem pode aderir a cobrança pela Tarifa Branca?

A partir de 2020 não será necessário um consumo mínimo para solicitar a adesão a modalidade tarifária. Porém, clientes residenciais cadastrados na Tarifa Baixa Renda, consumidores que recebam descontos e iluminação pública não podem optar pela modalidade.

  • ​​Como saber se a Tarifa Branca é a melhor opção para o meu caso?

Antes de optar pela nova modalidade tarifária, avalie o seu perfil de consumo e identifique o período no qual se concentra o gasto de energia na sua unidade consumidora.

A Tarifa Branca é vantajosa para clientes que tenham grande parte do seu consumo concentrado nos períodos fora de ponta, ou que possam adequar o consumo para este período. Caso contrário, a adesão à tarifa branca pode resultar em aumento no valor final da conta de energia.Essa avaliação é importante porque, na tarifa branca, os horários de ponta e intermediário têm valores mais altos do que a tarifa convencional, enquanto o horário fora ponta tem valores mais baixos.

  • Como solicito a adesão à Tarifa Branca?

O pedido de adesão só poderá ser solicitado pelo titular da Unidade Consumidora em uma de nossas lojas de atendimento ou pelo call center.  O cliente que optar pela Tarifa Branca deverá formalizar o pedido, assinando o termo de compromisso da modalidade tarifária.

  • Prazo de atendimento

Adesão: será necessária a instalação de um novo medidor na unidade consumidora, realizada em até 30 dias após a solicitação.

Cancelamento: o cliente poderá solicitar a qualquer momento o retorno para a Tarifa Convencional. O retorno para a tarifa convencional será realizado em até 30 dias e não necessário substituir o medidor.

Retorno: o cliente que cancelar a adesão a tarifa branca poderá solicitar uma nova adesão após um prazo de 180 dias.

  • A Tarifa Branca tem alguma relação com o sistema de Bandeiras Tarifárias?

Não. A tarifa branca é uma opção do cliente e depende do seu hábito de consumo nos horários fora de ponta para refletir em uma economia na conta de energia.

As bandeiras tarifárias (verde, amarela, vermelhas patamar 1 ou 2) indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassado ao consumidor final em função das condições e variação dos custos para gerar energia elétrica no país. A definição da bandeira vigente no mês é feita pela Aneel e não é uma escolha do cliente.

ENEL