​Para compensar eventuais supressões de vegetação, realizamos plantio de árvores e restauração de áreas.

Entre os projetos implantados em áreas rurais, sempre que permitido legalmente, priorizamos direcionar as compensações em áreas abrangidas pelo Programa Nascentes, do governo estadual de São Paulo, que tem como principal objetivo recuperar as matas ciliares e áreas relevantes para a segurança hídrica e para a preservação da biodiversidade local. Com isso, as atividades de cumprimento das condicionantes ambientais geram impacto positivo na prevenção a cenários de escassez hídrica, alinhadas aos desafios ambientais da nossa região de atuação.

Todas as espécies utilizadas em nossos projetos são nativas do bioma Mata Atlântica, e preferencialmente de ocorrência regional, divididas em proporções de espécies atrativas de fauna (zoocóricas), espécies ameaçadas, e respeitando proporções e quantidade dos grupos ecológicos, espécies pioneiras de rápido crescimento e não pioneiras com crescimento mais lento.

Vale ressaltar que alguns de nossos projetos são inseridos em áreas ambientalmente protegidas, como por exemplo o projeto Anhembi I, locado na Estação Ecológica (EE) Estadual de Barreiro Rico, que abriga diversos mamíferos e aves da fauna silvestre. Apenas nessa estação foram registradas 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que sete delas são classificadas como ameaçadas de extinção. Além disso, foram registradas na EE Barreiro Rico cinco espécies de primatas (Leontopithecus chrysopygus, Alouatta clamitans, Callithrix aurita, Brachyteles arachnoides e Callicebus nigrifrons), o que configura à Estação uma das áreas mais ricas em primatas do Bioma Mata Atlântica.

Para os plantios realizados em áreas urbanas, é utilizado como referência o Manual de Arborização Urbana da São Paulo, para que seja feita a seleção correta das espécies considerando toda a estrutura urbana existente, evitando conflitos futuros e selecionando espécies nativas da região.

​Essas iniciativas estão vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 Ação Global contra a Mudança do Clima e ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação, que integram a Agenda 2030 da ONU, com a qual estamos comprometidos.

ENEL