Plano Verão 2025
Enel São Paulo reforça Plano Verão 2025 e amplia investimentos em modernização da rede
Com investimento total de R$ 10,4 bilhões entre 2025 e 2027, a distribuidora fortalece a rede elétrica e adota novas medidas para garantir mais agilidade no atendimento aos clientes.
A Enel Distribuição São Paulo reforçou seu Plano Verão 2025 para enfrentar eventos climáticos e melhorar o serviço prestado aos clientes em sua área de concessão. A companhia segue executando seu plano operacional, reforçando equipes e investimentos para acelerar os tempos de resposta e reduzir o impacto à população causado por chuvas intensas e ventos fortes na área de concessão em São Paulo.
A empresa está realizando um investimento recorde de R$ 10,4 bilhões para o período de 2025 a 2027, principalmente, em tecnologia e digitalização da rede, para ampliar religamentos remotos, além de expandir e fortalecer a rede para torná-la mais resiliente.
Quais as medidas da Enel São Paulo para melhorar o atendimento e o tempo de resposta?
Para melhorar o tempo de resposta e minimizar o impacto aos clientes, a Enel São Paulo vem reforçando sua operação com novas contratações, veículos e bases descentralizadas. Entre as principais ações estão:
Contratação e treinamento de 1.200 profissionais adicionais, com mais 400 novas vagas abertas até o fim do ano;
Treinamento de 124 eletricistas motociclistas, para garantir atendimentos ainda mais ágeis;
Ampliação da frota operacional, com 225 novos veículos;
Maior frota de geradores da América Latina, com 700 unidades disponíveis.
Abertura de quatro novas bases operacionais até novembro, em Alvarenga (São Bernardo), Coimbra (Santo André), Vargem Grande (Vargem Grande Paulista) e Tenente Marques (Santana de Parnaíba), somando-se às 17 bases já existentes.
Realização de 448 mil podas preventivas até setembro, com previsão de ultrapassar 600 mil até o fim do ano, reduzindo riscos de quedas de árvores sobre a rede.
Essas medidas fazem parte de um plano estruturado para lidar com uma nova realidade climática, marcada por eventos extremos mais frequentes e intensos, especialmente nos meses de verão.
Resultados já podem ser vistos
Os resultados desse compromisso em melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes já se refletem nos indicadores operacionais da Enel São Paulo registrados no último verão, como consequência dos esforços de modernização da rede e do fortalecimento das equipes de campo.
Durante o último verão (novembro de 2024 a março de 2025), o Tempo Médio de Atendimento Emergencial (TMAE) caiu cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, esse resultado mostra que mesmo com o aumento do número de ocorrências foi alcançado maior agilidade no tempo de atendimento.
Até agosto de 2025, o indicador manteve uma melhoria acumulada de 37% em comparação com 2024 e de 45% em relação a 2023, refletindo o compromisso contínuo da empresa com a qualidade do serviço prestado à população.
Como os clientes podem acompanhar as operações da Enel em tempo real?
Os clientes podem acompanhar as operações da distribuidora e o andamento dos serviços de campo por meio de canais digitais:
Mapa de Energia em tempo real: mostra as operações da Enel São Paulo nos 24 municípios da área de concessão.
Relatório de podas preventivas: traz informações atualizadas sobre o trabalho de manutenção e prevenção realizado em toda a rede.
Com o Plano Verão 2025, a Enel São Paulo reafirma seu compromisso em melhorar continuamente a qualidade do serviço, aumentar a resiliência da rede elétrica e garantir mais segurança e conforto para todos os clientes.
Leia também: Desligamento programado da Enel: por que é importante e como se preparar