
Gustavo já tem mais de dez anos de casa e é também instrutor dos cursos do CT
“Lá em 2011, entrei pra empresa e foi uma grande conquista”, diz Gustavo. Hoje, ele e sua mulher têm um filho de três anos, de quem cuidam com muito amor. “Meu filho, tudo que tem Enel, ele adora. Me ver de uniforme, para ele é uma grande alegria”, conta.
Tudo o que Gustavo absorveu e aprendeu na profissão é, segundo ele, essencial para seu papel como educador na empresa e dentro de casa. A assistência às famílias é parte essencial de qualquer profissão. O eletricista, além de se sentir seguro para realizar o seu trabalho, tem também que cultivar um bom ambiente em casa e, nisso, o apoio da empresa é fundamental.
Hoje, Gustavo tem apenas um desejo que não pode mais realizar: “Era o sonho da minha mãe, né? Me ver eletricista. Eu entrei em 2011 e em 2012, ela faleceu, então, ela acabou não podendo acompanhar essa minha trajetória, esses quatorze anos de conquistas“, diz ele. “Mas acredito que eu tenha dado muito orgulho para ela, porque fiz a vontade dela e, desde então, eu sigo na empresa.
Segurança em primeiro lugar
Já Alan é recém-chegado à empresa, tendo atuado na área elétrica há mais de dez anos. É um eletricista experiente, mas ficou surpreso com a qualidade de trabalho exigida na Enel: “Foi realizar um sonho trabalhar aqui e me especializar mais como eletricista. Agora sou um eletricista almejado na área”, conta Alan.

Alan chegou na Enel há menos de um ano e almeja crescer na empresa
Hoje, ele trabalha como eletricista de linha viva. No dia a dia desses profissionais, que atuam na rede elétrica com os circuitos ainda em atividade, segurança é tão importante quanto para qualquer outro trabalho na rede elétrica, mas os riscos são ainda mais sérios. Por isso, esses profissionais têm sempre que estar entre os mais bem preparados.
“Tive chance de passar em boas empresas, mas nada melhor do que aqui“, diz Alan. Ele espera poder crescer muito ainda na empresa, graças à assistência sem precedentes que recebe.
Alan falou um pouco ainda da sua família e das possibilidades futuras na carreira: “Tenho um filho especial e, além do apoio financeiro, a empresa me permite ficar mais tempo com a minha família. Aqui, você tem estabilidade, né? Pode fazer faculdade, alguma especialização, aqui a empresa te dá oportunidade”, conclui.
Orgulho e futuro na rede
Mais do que uma profissão, ser eletricista é fazer parte da missão diária que mantém a cidade em movimento. Cada rua, cada poste e cada casa conectada são fruto do trabalho de quem atua, todo dia, na rede elétrica.
As histórias de Gustavo e Alan mostram que, independentemente do tempo de casa, o que une os eletricistas da Enel é o mesmo propósito: garantir um serviço de qualidade, com respeito, segurança e compromisso.
Na Enel, esse orgulho se renova a cada nova geração que chega, pronta para aprender, crescer e fazer o seu trabalho com muita dedicação e carinho.
Leia também: Energia limpa não é futuro, é presente: conheça as ações da Enel