
Os óculos de realidade aumentada simulam o ambiente de atuação do eletricista
Equipada com tecnologia de última geração, o treinamento de Realidade Virtual reproduz diversas atividades, como Conexões, Isolação de Rede Linha Viva, Smart Meter e Segurança com a População. O treinamento é dividido em três níveis, Iniciante, intermediário e Avançado, para um aprendizado progressivo. Os eletricistas são colocados em situações desafiadoras e que simulam situações reais no dia a dia.
O treinamento é aplicado também a profissionais em reciclagem, sendo uma ferramenta importante na avaliação de procedimentos de segurança e introdução de novas práticas ao exercício da profissão.
Tecnologia no dia a dia

O óculos de realidade virtual oferece um exercício simulado com o maior nível de realismo possível
Os quinze dias de treinamento do curso da Enel envolvem, ainda, muitas atividades práticas em ambiente real no Centro de Treinamento. É um local equipado com postes e estações desligadas da rede para simular as atividades que serão exigidas do novo eletricista.
O treinamento virtual é parte importante desse processo, fazendo a ponte entre a sala de aula e a atividade em campo de maneira calculada e gradual. “Nunca imaginei estar em uma sala dessas [de realidade virtual]”, diz Igor Batista Júnior, eletricista recém-contratado. Eleressaltou a contribuição dessa nova tecnologia na prevenção dos riscos associados à atividade. “Na rua, não temos margem para erro e, com o apoio da realidade virtual, a gente sai daqui ainda mais preparado. Achei a experiência surreal”.
Segurança é prioridade
“Um serviço essencial e de risco, como o do eletricista de rua, requer sempre o mais alto nível de treinamento e tecnologia”, diz o instrutor Getúlio, que atualmente dá aulas para Igor e outras dezenas de novos contratados.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Leia também: Gasto de energia no home office: como calcular e economizar?