Inspeção da rede elétrica com uso de helicóptero em São Paulo

Published on segunda-feira, 29 janeiro 2024

"A inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, poupa tempo e garante mais eficiência e precisão nas atividades de manutenção em áreas de maior complexidade", afirma Vincenzo Ruotolo, Responsável pela Operação na Enel Distribuição São Paulo. “Conseguimos acessar com agilidade locais em que os carros da companhia teriam dificuldade para chegar”, acrescenta o executivo.

O projeto de inspeção aérea por helicóptero faz parte do compromisso da Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral. Integra-se ao plano de investimento e ações de manutenção preventiva da companhia nas regiões de sua área de concessão para melhorar a qualidade do serviço. Ao longo do ano, também são realizadas ações como inspeção terrestre de redes, podas preventivas, reforço dos dispositivos de digitalização, substituição de equipamentos, como transformadores, espaçadores de rede e cabos, além da realização de obras estruturais de modernização e ampliação do sistema. O objetivo é tornar a rede mais eficiente, automatizada e resiliente, reduzindo eventuais impactos sobre o serviço de fornecimento de energia.

Como parte do compromisso da Enel com a modernização das redes, a empresa também realizou nos últimos anos investimentos significativos que possibilitaram mais do que dobrar o número de equipamentos de automação (“telecontrole”) instalados na rede elétrica entre 2017 e 2023. O parque de equipamentos gerenciados remotamente passou de quase 8 mil para mais de 21 mil e permitiram que cerca de 8 milhões de clientes deixassem de ser impactados por interrupções do serviço, graças a manobras remotas da rede. Com o Telecontrole, a distribuidora é capaz de isolar à distância apenas o trecho da rede com problema, reduzindo o número de clientes impactados numa eventual interrupção do serviço.

ENEL