​O que é “Cliente Vital”?

Os clientes que utilizam/dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.​

De acordo com o artigo 27 da Resolução Normativa nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o cliente cadastrado na condição em referência, é aquele que utiliza equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana.

Quem tem direito ao cadastro na condição de “Cliente Vital”?

Os clientes que utilizam/dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.

Equipamentos que se enquadram na condição Cliente Vital:

  • Monitores de parâmetros vitais;​
  • Equipamentos para diálise manual e automatizada (DPA e DPAC);
  • Equipamentos para ventilação mecânica;
  • CPAP: Pressão positiva continua;
  • BIPAP: Pressão aérea positiva em dois tempos;
  • Ventiladores mecânicos: BREAS 101/ BREAS 102/ Pulmão artificial;
  • Concentradores de oxigênio;
  • Oxímetros portáteis;
  • Aspirador elétrico de secreções;
  • Outros equipamentos serão avaliados pela aérea médica da empresa de acordo com a patologia e o estado de saúde do paciente, e o cadastro será efetuado após comprovada à necessidade do equipamento de Sobrevida.

 

Equipamentos ou casos que não se enquadram na condição Cliente Vital:

  • Inaladores convencionais (aqueles comercializados em farmácias, para os casos de rinite, sinusite, gripe, congestão nasal etc);
  • Vacinas que necessitam de conservação em ambiente refrigerado (geladeira);
  • Cama motorizada;
  • Ar-condicionado
  • Geladeira/freezer (clientes que necessitam armazenar a medicação. Ex.: insulina, por conta de diabetes).

 

Qual o procedimento para o cadastro na condição de “Cliente Vital”?

Para que o cliente seja cadastrado no serviço sobrevida, é necessário que ele apresente a documentação completa (abaixo relacionada) que comprove a condição de cliente vital.

Documentos necessários para Cadastramento - Pessoa Física:

  • Termo de Cadastro e Responsabilidade (preencher o formulário com a assinatura do titular da conta e entregar na Rede de Atendimento Presencial da Enel) - clique no arquivo para impressão; ou
  • ​Cópia dos documentos: Cartão do CNPJ da Pessoa Jurídica e RG e CPF do(s) paciente(s);
  • ​Cópia da conta de energia elétrica da unidade consumidora que será cadastrada;
  • Atestado e Relatório Médico com prazo de validade de até 90 (noventa) dias e contendo as seguintes informações:
  • Nome completo do paciente e idade;
  • Descrição do estado de saúde do paciente atestando a necessidade de utilização de aparelho de sobrevida;
  • Especificação do aparelho de sobrevida com os dados da bateria e o tempo de utilização;
  • Carimbo do CRM, data e assinatura do médico;
  • ​​CID (código internacional de doenças).

 

Documentos necessários para Cadastramento - Pessoa jurídica:

  • Termo de Cadastro e Responsabilidade (preencher o formulário com a assinatura do titular da conta e entregar na Rede de Atendimento Presencial da Enel) - clique no arquivo para impressão; ou
  • ​Cópia dos documentos: Cartão do CNPJ da Pessoa Jurídica e RG e CPF do(s) paciente(s);
  • Cópia da conta de energia elétrica da unidade consumidora que será cadastrada;
  • Atestado e Relatório Médico com prazo de validade de até 90 (noventa) dias e contendo as seguintes informações:
  • Nome completo do paciente e idade;
  • Descrição do estado de saúde do paciente atestando a necessidade de utilização de aparelho de sobrevida;
  • Especificação do aparelho de sobrevida com os dados da bateria e o tempo de utilização;
  • Carimbo do CRM, data e assinatura do médico;
  • ​CID (código internacional de doenças).

 

Qual o canal de Atendimento que solicito o cadastro na condição de “Cliente Vital”?

A solicitação de cadastro para cliente vital poderá ser feita nas Lojas de Atendimento ou através do nosso canal WhatsApp (11)94053-9491.

Qual o prazo para a efetivação do cadastro na condição de “Cliente Vital”?

A partir da entrega feita pelo cliente de toda a documentação solicitada, a Enel avalia o pedido e retorna com um posicionamento, em até 30 (trinta) dias.

Importante:

O Cadastro somente será efetuado após validação da área de Medicina do Trabalho da Enel, da documentação entregue pelo cliente (atestado e relatório médico).

O cliente que tiver o seu cadastro confirmado pela Enel, fica responsável por manter a atualização do seu cadastro na condição de sobrevida (tanto pelo âmbito de eventual descadastramento, como a manutenção anual).​

Atendimento exclusivo para condição Cliente Vital e/ou Serviços Essenciais​: 0800 72 90 196 (ligação gratuita)​​​

ENEL