- A Enel Distribuição São Paulo instalou, até agora, infraestrutura elétrica para fornecer 44MW de energia a 20 garagens de ônibus da capital, o que corresponde à capacidade para abastecer pelo menos 980 ônibus.
- Até o fim de 2025, a companhia vai atender mais 18 garagens, alcançando no total cerca de 88MW. Essa energia será suficiente para abastecer 1.960 ônibus elétricos.
- Para se ter uma ideia, a quantidade de energia fornecida até julho para as garagens, 44MW, é capaz de abastecer quase 200 mil residências.

Quanto de energia as empresas estão consumindo
Da energia disponibilizada de março a junho, o máximo consumido pelas garagens foi de 57% do total fornecido, e a média consumida em um mês não passou de 21%

Como é o processo de atendimento às empresas de ônibus
- Os operadores de ônibus apresentam seus projetos com pedidos de mais energia para que a Enel faça um estudo e viabilize a entrega da energia. Os contratos são firmados com cada empresa solicitante, assim como os prazos para execução da obra.
- Toda a rede de distribuição energia é dimensionada para atender à demanda atual e ao crescimento orgânico. Qualquer demanda adicional significativa, precisa ser contratada para que seja realizado um novo redimensionamento de rede.
Como são essas obras na rede elétrica
- Muitas vezes, é preciso adaptar toda a rede da região onde há novas demandas. São obras complexas, que envolvem reconstrução de trechos de rede, com trocas de postes, cabos, eventualmente, o desligamento de energia para um grupo de clientes durante determinado tempo. São necessárias autorizações e licenças para a execução das obras
- A Enel leva energia até a entrada dos pátios das empresas de ônibus. Dentro das garagens, a responsabilidade é dos operadores. Isso envolve construção da cabine de entrada da energia, compra e instalação de carregadores e aquisição dos ônibus elétricos.

Valor do investimento em infraestrutura elétrica
- Até o momento, mais de 90% do serviço contratado pelas empresas de ônibus foi pago pela Enel – o que se refere às obras e adequações externas da rede para o fornecimento de energia às empresas de ônibus.
- Isso significa que R$ 10,4 milhões (92%) foi investimento da Enel até agora (julho/2025) e R$ 300 mil (8%) custo das empresas – para adaptação da fiação nas ruas.
Prazo para realização das obras
- A partir do momento da assinatura do contrato entre Enel e operadora de ônibus, as obras duram, em média, entre 120 e 210 dias, dependendo da complexidade.
Contratos individuais
- Os contratos de fornecimento de energia às garagens de ônibus são fechados com as empresas operadoras de ônibus. Não há contrato direto com a Prefeitura.
Eletrificação no mundo
- Em Santiago, no Chile, a Enel habilitou 2.296 ônibus, com 80% da participação do mercado. São 26 terminais elétricos em operação.
- Em Bogotá, na Colômbia, a Enel construiu seis dos dez terminais elétricos da cidade, onde 878 ônibus elétricos são abastecidos.