Acompanhe as entregas da Enel para a eletrificação da frota de ônibus em São Paulo

  • A Enel Distribuição São Paulo instalou, até agora, infraestrutura elétrica para fornecer 46,6MW de energia a 21 garagens de ônibus da capital, o que corresponde à capacidade para abastecer pelo menos 1.035 ônibus.
  • Até o fim de 2025, a companhia vai atender mais 16 garagens, alcançando no total cerca de 93,3 MW. Essa energia será suficiente para abastecer 2.073 ônibus elétricos.

Quanto de energia as empresas estão consumindo

Como é o processo de atendimento às empresas de ônibus

  • Os operadores de ônibus apresentam seus projetos com pedidos de mais energia para que a Enel faça um estudo e viabilize a entrega da energia. Os contratos são firmados com cada empresa solicitante, assim como os prazos para execução da obra.
  • Toda a rede de distribuição energia é dimensionada para atender à demanda atual e ao crescimento orgânico. Qualquer demanda adicional significativa, precisa ser contratada para que seja realizado um novo redimensionamento de rede. 

 

Como são essas obras na rede elétrica

  • Muitas vezes, é preciso adaptar toda a rede da região onde há novas demandas. São obras complexas, que envolvem reconstrução de trechos de rede, com trocas de postes, cabos, eventualmente, o desligamento de energia para um grupo de clientes durante determinado tempo. São necessárias autorizações e licenças para a execução das obras
  • A Enel leva energia até a entrada dos pátios das empresas de ônibus. Dentro das garagens, a responsabilidade é dos operadores. Isso envolve construção da cabine de entrada da energia, compra e instalação de carregadores e aquisição dos ônibus elétricos. 

Investimento em infraestrutura elétrica 

  • A Enel tem assumido a maior parte dos investimentos necessários para viabilizar a eletrificação das garagens de ônibus da capital. A companhia cobre praticamente todo o custo das obras e adequações externas da rede elétrica, assegurando que as empresas de transporte recebam energia de forma estruturada e segura.
  • Às operadoras de ônibus, cabe apenas uma parcela reduzida do investimento, restrita às adaptações internas em suas próprias instalações. Esse modelo reforça o compromisso da Enel em liderar a transição para uma mobilidade urbana mais limpa e sustentável.

 

Prazo para realização das obras 

  • A partir do momento da assinatura do contrato entre Enel e operadora de ônibus, as obras duram, em média, entre 120 e 210 dias, dependendo da complexidade.

 

Contratos individuais

  • Os contratos de fornecimento de energia às garagens de ônibus são fechados com as empresas operadoras de ônibus. Não há contrato direto com a Prefeitura.

 

Eletrificação no mundo

  • Em Santiago, no Chile, a Enel habilitou 2.296 ônibus, com 80% da participação do mercado. São 26 terminais elétricos em operação. 
  • Em Bogotá, na Colômbia, a Enel construiu seis dos dez terminais elétricos da cidade, onde 878 ônibus elétricos são abastecidos.

 

ENEL