Ecoenel

Resíduos recicláveis fazem parte do nosso dia a dia e causam um grande impacto no meio ambiente, ainda mais se não forem descartados corretamente. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 13% dos resíduos urbanos no Brasil são reciclados, mas isso pode mudar. Agir de maneira sustentável é mais fácil do que parece.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Ecoenel une inovação e sustentabilidade. Desde 2007, o programa vem proporcionando aos nossos clientes um sistema de reciclagem em que todos saem ganhando. Funciona assim: o cliente que entrega materiais recicláveis nos ecopontos do programa recebe bônus na sua conta de energia.

Como participar?

A pessoa interessada em aderir ao programa deve se dirigir até um ponto de coleta do Ecoenel levando uma conta de energia elétrica e um documento com foto para efetuar seu cadastro; O cliente irá receber um cartão de adesão que dará direito a troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta de energia, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak;

O material deve ser levado ao ecoponto limpo e separado por tipo. No local, o material será pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado - cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro;

O participante receberá um comprovante do bônus, que será creditado na sua próxima conta de energia. O cliente também pode destinar o bônus para uma instituição social que esteja localizada na área de concessão da Enel.

Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente será creditado automaticamente na fatura seguinte.

Os clientes podem acompanhar on-line os dados de sua coleta, encontrar ecoponto mais próximo e as tabelas de preços dos resíduos por meio do aplicativo Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.

Os ecopontos do programa estão distribuídos na área de concessão da Enel, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Confira abaixo a lista de ecopontos por estado. Uma rede sustentável.

Criamos uma relação entre os clientes e as empresas de reciclagem. Todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Por meio desse fluxo, geramos valor compartilhado e reforçamos o compromisso da Enel com o meio ambiente, a sociedade e um futuro mais sustentável.

O Ecoenel se baseia em dois pilares da Economia Circular:

  • Manter produtos e materiais o maior tempo possível em uso;
  • Regenerar sistemas naturais;
  • O programa foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência ambiental para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos (PNRS).

 

Ecoenel Empresas

Caso a sua empresa tenha interesse em participar do programa, clique aqui e saiba mais.

Pdf (0.12MB)DOWNLOAD
Pdf (0.09MB)DOWNLOAD
Pdf (0.13MB)DOWNLOAD
Pdf (0.03MB)DOWNLOAD
ENEL