Árvores Solares: você sabe o que são e como elas funcionam?

Published on segunda-feira, 30 agosto 2021

Basicamente, as árvores solares, que na estrutura se assemelham a uma planta natural, produzem energia solar por meio de seus galhos compostos por placas solares (painéis fotovoltaicos que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica).

Em diversas cidades do mundo, essas árvores podem ser encontradas em parques, praças e em eventos ao ar livre. Versáteis, elas são uma solução inteligente e sustentável para carregar a bateria de celulares, tablets, notebooks e, até mesmo, de bicicletas e patinetes elétricos.

A Enel, por meio do seu programa Enel Compartilha Eficiência, viabilizado pela ANEEL, realiza diversas ações voltadas ao consumo consciente e eficiente da energia elétrica, levando mais economia e consciência ambiental à população.

Em agosto deste ano, por exemplo, a Enel Distribuição São Paulo instalou duas árvores solares no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo/SP.

Enel Árvores Solares

A estrutura, que possui cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura, além de contribuir positivamente com a paisagem, tem capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia. As duas árvores instaladas possuem cinco saídas USB e podem ser usadas por todas as pessoas que frequentam o campus.

Conheça todas as nossas árvores solares espalhadas no Brasil:

CEARÁ:

  • 1 árvore - Universidade da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira – UNILAB.
Enel Árvores Solares

GOIÁS:

  • 1 árvore - Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara – Itumbiara/GO.
  • 1 árvore - Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia – Goiânia/GO.
  • 1 árvore - Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia – Goiânia/GO.
Enel Árvores Solares

SÃO PAULO:

  • 5 árvores - Praça da Cidadania - Santo André/SP.
  • 1 árvore - Praça da Cidadania Paraisópolis – São Paulo/SP.
  • 2 árvores - Universidade Federal do Abc – Campus São Bernardo – São Bernardo/SP.
Enel Árvores Solares

Até o fim do ano, devem ser instaladas cerca de outras 30 árvores em áreas públicas e parques de São Paulo.

As ações da Enel estão alinhadas aos compromissos assumidos com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e com o ODS 9 (Inovação de Infraestrutura).

Enel Árvores Solares
ENEL