Ligação Nova

Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o serviço

Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora?

Entre em contato com nossos Canais de Atendimento, mas, antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de Energia e confira os passos necessários para que a Enel consiga atender você.

Importante:

  • Lembre-se de consultar nossas Normas Técnicas que estão disponíveis no link.
  • Caso a sua solicitação seja para ligação de apartamento ou sala comercial de baixa tensão, clique aqui.

 

O que é Ligação Nova?

Ligação Nova é o fornecimento de energia elétrica para primeira ligação de energia do imóvel. Chamamos de Ligação Nova Grupo B quando soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados for igual ou inferior a 75 kW, por exemplo: clientes residências e comerciais de pequeno porte. Se este for o seu caso, clique no link Baixa Tensão abaixo e observe os procedimentos para Ligação Nova Grupo B.

Agora, se a soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados for superior a 75 kW, a unidade consumidora será do Grupo A, por exemplo: médias e grandes empresas independentemente do segmento de atuação (normalmente necessitam de instalação de uma subestação de energia/cabine primária). Neste caso, você deve observar os procedimentos disponíveis no link Média/Alta Tensão abaixo.​

Baixa Tensão

Média/Alta Tensão

 

Qual é a diferença entre Ligação Nova, Reativação da Instalação ou Religação?

Ligação Nova é chamada a primeira ligação de energia em algum local onde não há medidor instalado. Nesse período, o medido é instalado e a relação contratual entre o cliente Enel se inicia.

Já a reativação ocorre em uma instalação onde há ou houve medidor instalado anteriormente, mas a propriedade está sem energia devido a encerramento contratual. A reativação pode ocorrer com ou sem troca de titularidade, ou seja, a conta continua com o mesmo titular ou é transferida para outra pessoa.

No caso da religação, ocorre quando o corte de energia é executado pela Enel e, após sanadas as pendências, o cliente solicita que a energia seja religada (restabelecida).

ENEL