Perguntas Frequentes
Possui alguma dúvida? Veja se podemos lhe ajudar antes de nos enviar uma mensagem.
O número do 0800 da Enel Goiás é 0800 062 0196.
Faturas de até R$60 são zeradas e o valor é repassado para o faturamento do mês seguinte, sem nenhum acréscimo.
- Como saber se estou participando do projeto?
Você receberá uma mensagem na sua conta de energia, informando que naquele mês, não precisará efetuar o pagamento.
- Como saber o valor da conta do mês?
O total a pagar vem zerado, porém o valor da conta do mês aparece como “VALOR ACUM. PROXIMO MES” na sua conta.
- Como sei que não devo efetuar o pagamento naquele mês?
O código de barras não é impresso.
- Como você pode cancelar?
Caso você não queira receber a fatura dessa forma e desejar realizar o pagamento, pode entrar em contato com nossa central de atendimento, lojas e redes social, solicitar a sua conta de energia com o código de barras e, caso deseje, você também pode solicitar a exclusão permanente desse tipo de faturamento.
- Minha conta pode acumular durante quantos meses?
Sua conta pode ser acumulada durante 03 meses consecutivos até atingir o valor mínimo para faturamento.
Quando falta energia, o que devo verificar antes de solicitar atendimento?
· Desligamento programado: Recebeu algum aviso informando sobre a interrupção do fornecimento de energia para a realização serviços de manutenção ou reparos na rede elétrica?
· A falta de luz é isolada, afetando apenas sua unidade consumidora, ou a interrupção do fornecimento é generalizada, afetando o prédio ou o bairro inteiro, por exemplo?
· Instalações Internas: chaves e disjuntores estão funcionando corretamente?
Caso identifique que o problema atinge uma área mais generalizada, informe a Enel Distribuição por meio dos nossos canais de atendimento.
Clique aqui para reportar falta de luz pela nossa Agência Virtual.
Importante: Caso identifique que a possível causa do problema está nas instalações elétricas internas - como falta de luz isolada ou durante a utilização de equipamentos de maior potência - procure um eletricista particular habilitado. Tentar resolver problemas elétricos sem conhecimento técnico ou equipamentos de segurança pode causar acidentes graves.
Quem é responsável pela iluminação pública?
A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.
Onde posso solicitar os serviços da Enel?
Para sua maior comodidade, oferecemos uma série de serviços pela nossa Agência Virtual, tais como: segunda via de conta, comunicar o pagamento de sua fatura, Religação, modificar endereço postal, alterar a data de vencimento, consultar e parcelar débitos em aberto com a distribuidora.
Você também pode solicitar serviços pelo Aplicativo Enel, disponível para Android e IOS, pelas nossas redes sociais, central de Relacionamento ou na loja de atendimento mais perto de você.
Clique aqui para acessar a Agência virtual.
Clique aqui para encontrar a loja mais perto de você.
Relacionamento ou procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você. Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado pelo site da Enel ou pela Central de Relacionamento.
É um projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda.
Quem pode participar?
Pessoas inscritas na tarifa social de baixa renda e que estejam em dia com a conta de energia.
A inscrição é gratuita?
Sim, a inscrição é totalmente gratuita.
O que precisa para participar?
Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.
Quando a Enel Distribuição realiza obras de melhoria ou expansão da rede elétrica que necessitam da interrupção do fornecimento de energia, comunicamos os clientes da região afetada com antecedência, para que todos possam se programar e evitar transtornos durante o período em que o fornecimento estiver suspenso.
Sem aviso prévio, a manutenção pode sofrer atrasos ou até mesmo ser cancelada por impedimentos técnicos, de segurança dos trabalhadores ou por motivos de mau tempo.
Importante: para sua segurança, recomendamos que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam realizados sempre com a chave geral da unidade consumidora desligada, pois o fornecimento de energia pode ser restabelecido antes do horário previsto.
ATENÇÃO: Não são informados os desligamentos acidentais, que não podem ser previstos pela distribuidora, normalmente ocasionados por temporais, vendavais, quedas de árvores, descargas atmosféricas e acidentes de veículos com a rede de energia.
Quais passos devo seguir para fazer o padrão de entrada?
Passo 1 - Instalação da caixa
Colocar a caixa de medição do lado de fora do imóvel, no limite da via pública, de forma externa ou semiembutida (se for caixa de ferro com tampa transparente). A parte de baixo da caixa deve ficar a uma altura entre 1,40m e 1,60m do piso pronto.
Passo 2 - Instalação do pontalete
Chumbar o pontalete na parede, embutindo no mínimo 60cm. A parte externa deve medir no máximo 1,20m.
Passo 3 - Cabo concêntrico de entrada - Isso é com a Enel
A Enel fixará o cabo concêntrico do lado de fora da parede, com abraçadeiras de aço inoxidável. O condutor deve entrar no quadro de medição pelo lado esquerdo. A caixa de medição tem orifícios nas laterais, que devem ficar visíveis. O cabo concêntrico é o ramal de ligação vindo da rede elétrica externa e é fornecido pela Enel
Passo 4 - Cabo de saída
As instalações elétricas internas (os cabos*) do seu imóvel devem ir até a caixa de medição da Enel.
(*) - São os cabos que vão da caixa da medição até a instalação do imóvel.
Passo 5 - Instalação da proteção
Fixar o disjuntor de proteção (quick-lag) de acordo com a carga instalada. A amperagem máxima desse disjuntor é de 40 amperes (40A
Passo 6 - Aterramento
Instalar o eletroduto tipo rígido ou flexível (este último embutido) na parede, indo da caixa de medição até a haste de aterramento. Fincar a haste de aterramento tipo cobre ou aço zincado e introduzir o fio de cobre (no mínimo 4mm2) do parafuso da haste até o interior da caixa, deixando 20cm sobrando dentro da caixa.
Passo 7 - Conexão do aterramento
Fixar firmemente o fio do aterramento no conector parafuso da haste de aterramento. Conectar a outra ponta do fio do aterramento ao parafuso fixado na caixa de medição.
Quais as caixas de medição autorizadas pela Enel?
É preciso ter a máxima atenção ao adquirir uma caixa de medição, pois a Enel somente atenderá aos serviços cujas instalações estejam de acordo com as especificações técnicas e normativas da empresa.
O que é Ligação Nova?
É a solicitação de ligação de energia em algum local onde antes não havia fornecimento. Deve ser feito em uma loja de atendimento da Enel.
Quem pode fazer a solicitação?
O interessado, futuro titular da conta de energia, ou seu representante legalmente constituído através de procuração particular com firma reconhecida (cópia da procuração deverá ser entregue ao atendente).
O que é necessário para solicitar?
- Apresentar documentos originais e cópias: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (RG) ou, na falta desta última, apresentar original e cópia de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional. Importante: o nome completo do titular deve estar igual na Carteira de Identidade e no CPF;
- O futuro titular da conta não pode possuir débito em seu nome junto à Enel. Caso isso ocorra, a nova ligação ficará condicionada ao pagamento do débito;
- Residências com subdivisões (casa altos, fundos, casa A, casa B, etc.) devem ser eletricamente e fisicamente separadas, com acesso independente. Importante: O imóvel que é subdivido não pode apresentar débito. Nestes casos, deverá ser solicitada uma troca de titularidade.
- Informar endereço completo com nome da rua, bairro e numeração (caso não tenha número, solicitar à prefeitura);
- Informar todos os equipamentos elétricos e de iluminação existentes;
- Preparar a instalação interna;
- Providenciar o padrão de entrada.
A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail indicado por você. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.
Importante: mantenha seu cadastro sempre atualizado com um endereço e não esqueça de incluir o remetente atendimento@eneldistribuicao.com.br na sua lista de favoritos, para evitar que nossos comunicados caiam na caixa de spam.
O Reajuste Tarifário tem periodicidade anual, sendo realizado sempre na data de aniversário do contrato de concessão. Por este motivo, as distribuidoras da Enel têm datas diferentes para a realização de seus respectivos reajustes. O reajuste tem por objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.
A Revisão tarifária é realizada a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão.
A Revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde comprovadas alterações significativas nos custos da concessionária e/ou modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato que impactem sobre os custos da empresa.
Os indicadores de continuidade são considerados pela Agência Reguladora de Energia Elétrica (ANEEL) na avaliação da qualidade do fornecimento de energia distribuída aos consumidores e do desempenho do sistema elétrico nacional.
Esses indicadores constam mensalmente na sua conta de luz. Entenda o que cada um deles significa:
• DIC (Duração de interrupção individual por unidade consumidora): Intervalo de tempo que, no período de apuração, em cada unidade consumidora ou ponto de conexão, ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica.
• FIC (Frequência de interrupção individual por unidade consumidora): Número de interrupções ocorridas, no período de apuração, em cada unidade consumidora ou ponto de conexão;
• DMIC (Duração máxima de interrupção contínua por unidade consumidora ou ponto de conexão): Tempo máximo de interrupção contínua de energia elétrica, em uma unidade consumidora ou ponto de conexão
• DICRI (Duração da interrupção individual ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão): Corresponde à duração de cada interrupção ocorrida em dia crítico, para cada unidade consumidora ou ponto de conexão.
Trata-se de um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de Baixa Renda.
Tem direito ao desconto:
· Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
· Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento necessite do uso continuo de equipamentos ligados à energia (Cliente Vital).
· Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar até 1/4 do salário mínimo.
Quem pode solicitar: titular do benefício ou titular da unidade consumidora, com o RG e CPF do beneficiário e o número do benefício.
Onde solicitar: Lojas de Atendimento.
Documentação Necessária:
· CPF, RG ou outro documento de identificação com foto, NIS (Número de Inscrição Social) ou NB (Número do Benefício), conta de luz.
· Indígenas ou Quilombolas: caso não possua RG ou CPF, o cliente deve apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
· Cliente Vital: além dos documentos mencionados acima, o cliente deve entregar a cópia do laudo médico comprovando a necessidade do uso de aparelhos ligados à energia elétrica constantemente. O Atestado Médico deve certificar a situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Prazo: O desconto será concedido na próxima fatura, porém, se a unidade consumidora estiver em processo de faturamento, o desconto ocorrerá na conta subsequente.
Taxas e Custos: Não há cobrança.
Atenção: O desconto do Baixa Renda nas faturas seguintes será condicionado ao envio da confirmação do cadastro pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Caso ocorra algum problema, o cliente deve procurar o CRAS (Conselho Regional de Assistência Social), que representa o MDS em sua região.
O que é o Ecoenel?
O programa é o incentivo à população em adotar a coleta seletiva de lixo em suas residências, proporcionando, em contrapartida, uma alternativa para contribuir no pagamento da conta de energia com o uso dos resíduos coletados. Indiretamente, o programa proporciona a geração de renda para a população, que poderá utilizar os recursos economizados para outros fins.
Como faço para participar?
Basta você ser um cliente da Enel e levar sua conta de energia a qualquer um dos pontos de coleta ou Lojas de Atendimento e fazer o seu cartão. Você irá recebê-lo na hora.
Que resíduos podem ser reciclados com o Ecoenel?
Papel, papel branco, papelão, papel misto (revistas), cadernos (sem a capa), livros, embalagem tetra park (leites, sucos e achocolatados), ferro, lata de cerveja, lata de refrigerante, ferros em geral, arames, prego, bateria de carro, chumbo, vidro, embalagem de vidro, garrafa de cerveja, garrafa de refrigerante, copo de vidro, embalagem de Nescafe, embalagem de maionese, plástico, garrafa de refrigerante (pet), embalagem de detergente, embalagem de água sanitária, embalagem de margarina, copo plástico e óleo de cozinha.