A Enel Ceará concluiu, nesta sexta-feira (22), uma nova linha de alta tensão que vai conectar as subestações de Pacajus e da empresa Itaueira Agropecuária, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. A linha tem cerca de 70 km de extensão e vai contribuir com a qualidade do fornecimento da região, incentivando o desenvolvimento regional, geração de renda e novos empregos.
A linha contou com a instalação de 931 postes, passando pelos municípios de Chorozinho, Ocara, Pacajus e Morada Nova. Ao longo dos quilômetros construídos, passa por grandes plantações, áreas irrigadas, assentamentos e um trecho de perímetro urbano. Toda a construção seguiu normas técnicas, de segurança e licenciamentos ambientais, para trazer o menor impacto possível.
A obra contou com um investimento de R$ 48 milhões e faz parte do PIE (Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica), aprovada pelo Governo do Estado, por meio da SEINFRA, e com apoio das Federações da Indústria e Agricultura.
“A entrega desta linha com esta capacidade é fundamental para acompanhar o desenvolvimento da região e do Estado do Ceará, permitindo a expansão da produção e a disponibilidade de mais energia, para geração de mais empregos e renda.”, afirma José Nunes Almeida, Presidente da Enel Distribuição Ceará.
Além desta linha, está prevista também uma nova subestação na localidade de Cristais, no município de Cascavel, que levará qualidade de energia para a região.
Investimentos
A Enel anunciou, no início do ano, o plano de investimentos para o ciclo de 2025 a 2027. Serão investidos cerca de R$ 7,4 bilhões no Ceará, um aumento de 54% em relação ao plano anterior. O plano prevê investimentos em toda a área de concessão, para uma melhoria contínua do fornecimento de energia e para acompanhar o crescimento do Ceará. Um ponto relevante do plano inclui a contratação, neste período, de cerca de 1.340 novos colaboradores e a incorporação de 480 veículos, para atuar, principalmente, na operação em campo.
No período de 2025 a 2027, serão construídas treze novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 85 unidades, beneficiando cerca de 3 milhões de clientes. A companhia também irá construir mais de 600 km de rede de alta tensão para apoiar os novos pontos de suprimentos. Além de Porto das Dunas, as novas subestações ficarão nos municípios de Fortaleza (localidade de Ancuri e Hospital UECE), São Gonçalo do Amarante (ZPE), Banabuiú (Malha D´água), Barroquinha, Caririaçu, Cascavel (localidade de Cristais), Caucaia (localidade de Nova Metrópole), Hidrolândia, Missão Velha, Tabuleiro do Norte e Uruoca.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014