- Entre os equipamentos estão postes, cabos e medidores. A Distribuidora já registrou o furto de 180 km de cabos roubados da rede elétrica, em 2024
Fortaleza, 06 de agosto de 2024 - Na manhã desta terça-feira (06), equipes da Enel Distribuição do Ceará acompanharam a terceira fase da operação “Alta Tensão”, realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A ação teve como objetivo combater furtos de materiais da distribuidora de energia na capital, Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades do interior: Juazeiro do Norte, Canindé, Russas, Milagres, Ibiapina e Tamboril.
Durante a operação, a Polícia Civil cumpriu oito mandados de prisão contra suspeitos de roubo, furto e receptação de fios e transformadores e 35 mandados de busca e apreensão. Entre as apreensões, estão 576 equipamentos de uso da rede elétrica e 550 metros de cabos.
A Enel Distribuição Ceará registrou, só em 2024, 180 km de cabos roubados da rede elétrica, afetando o fornecimento de energia de diversos pontos do estado.
Em média, cerca de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados por mês no primeiro semestre de 2024. De acordo com os registros, o total de cabos furtados da distribuidora entre janeiro e junho de 2024 ultrapassa os 138 quilômetros, mostrando um crescimento de cerca de 23% em relação ao mesmo período de 2023. Ainda segundo o levantamento, 10 dos municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza.
Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023.
Somando-se às ações investigativas, a distribuidora também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.
Crimes e denúncias
Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental.
É importante colocar que tanto o furto como a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa é prática criminosa que coloca em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo. Além disso, o furto de cabos afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, interrompendo o serviço para os clientes.
Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014