Enel alerta para risco de queimadas próximas à rede elétrica 95% dos casos em 2023 aconteceram no segundo semestre

Published on segunda-feira, 26 agosto 2024

 - Segundo dados da distribuidora de energia, foram registrados quase 65 mil focos de queimadas em 2023;

- 95 % dos casos aconteceram no segundo semestre, entre os meses de agosto e dezembro.

Fortaleza, 14 de agosto de 2024 – O mês de agosto anuncia a chegada de ventos fortes, temperaturas mais elevadas e baixa umidade do ar, características que alertam para os riscos de queimadas no Ceará. De acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará, que também registra outras ocorrências, como descargas atmosféricas, o estado alcançou um total de 64.811 focos de queimadas em 2023. Os números mostram um aumento nos casos a partir de agosto, totalizando 95% das ocorrências no segundo semestre e ultrapassando 61 mil focos de queimadas apenas nesse período. Em 2023 as cidades mais atingidas foram São Gonçalo do Amarante (2.202); Icó (1.703); Crateús (1.621); Boa Viagem (1.398); e Mombaça (1.364).

O calor, a baixa de umidade e a ação humana são os principais fatores para as queimadas. Com foco na segurança da população e na qualidade do fornecimento, a Enel alerta sobre os riscos de incêndios nas proximidades da rede elétrica, já que o fogo próximo à fiação pode causar curtos-circuitos, danos estruturais e desligamentos, impactando diretamente no abastecimento de energia. Além disso, as queimadas ocasionam riscos para a segurança da população e danos ao meio ambiente.

Para prevenir o impacto das queimadas nas redes elétricas e no abastecimento de energia para os clientes, a Enel monitora, em tempo real, 24 horas por dia, os focos de queimadas em todo o estado. O monitoramento é realizado pelo Centro de Operações a partir de imagens de satélite, com dados fornecidos em tempo real pela Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

Regiões mais afetadas

Em 2023, as macrorregiões cearenses com maiores números de queimadas foram Centro-Sul, Cariri e Sertão de Crateús, registrando 10.068, 9.310 e 8.860, respectivamente. Em áreas urbanas, a maior parte das queimadas ocorre em lotes baldios onde há muita vegetação e, muitas vezes, acúmulo de lixo. A distribuidora ressalta que a limpeza dos terrenos e o descarte adequado desses resíduos é essencial para evitar pequenos incêndios próximos à rede.

A Enel orienta a população a não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e até provocar danos estruturais, o que pode resultar em graves acidentes.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode entrar em contato com a distribuidora pela Central de Atendimento – 0800 285 0196 – ou pelos perfis nas redes sociais Facebook e Twitter (@EnelClientesBR).

Enel S.p.A. provides for the dissemination to the public of regulated information by using SDIR NIS, managed by BIt Market Services, a London Stock Exchange Group's company, with registered office at Milan, Piazza degli Affari, 6. For the storage of regulated information made available to the public, Enel S.p.A. has adhered, as from July 1st, 2015 to the authorized mechanism denominated “NIS-Storage”, available at the address www.emarketstorage.com, managed by the above mentioned BIt Market Services S.p.A. and authorized by CONSOB with the resolution No. 19067 of November 19th, 2014. From May 19th 2014 to June 30th 2015 Enel S.p.A. used the authorized mechanism for the storage of regulated information denominated “1Info”, available at the address www.1info.it, managed by Computershare S.p.A. with registered office in Milan and authorized by CONSOB with resolution No. 18852 of April 9th, 2014

ENEL