ENEL DISTRIBUIÇÃO CEARÁ RETOMA OPERAÇÃO ‘ENERGIA LEGAL’ EM FORTALEZA COM SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO
- A população local poderá participar do sorteio de geladeiras, troca de lâmpadas e acessar todos os serviços de loja por meio da unidade móvel;
- Em conjunto com órgãos de segurança, a companhia também fará inspeções na rede elétrica da região;
- Em 2022, a Enel Ceará realizou mais de 300 mil inspeções em todo o estado.
A Enel Distribuição Ceará realiza a primeira Operação Energia Legal deste ano, que irá promover ações sustentáveis, sociais e educativas para a população com foco na conscientização do uso legal e seguro da energia. A operação será realizada entre hoje (4) e quinta-feira (6) na Praça do Delta, no bairro Parangaba, que fica localizada no cruzamento da Rua Gomes Brasil com a Avenida Osório de Paiva. A ação vai beneficiar clientes com o sorteio de 50 geladeiras, troca de lâmpadas, palestras de consumo consciente e atendimento da unidade móvel, levando serviços como parcelamento de contas, troca de titularidade, ligação nova, dentre outros. Além disso, as equipes da companhia também vão fazer inspeções na rede em conjunto com órgãos de segurança.
As inscrições do programa Enel Compartilha Eficiência, que vai sortear 50 geladeiras novas e eficientes, poderão ser feitas hoje, das 8h30 às 16h, e amanhã, 5, das 8h30 às 15h. Podem participar do sorteio clientes que estão cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, clientes classificados como residencial monofásico rural ou clientes residenciais que têm consumo médio mensal de até 200 KW/h. Também é necessário ter uma geladeira velha ainda em uso e estar adimplente com a distribuidora.
O sorteio será feito também amanhã, 5, às 17h, e a troca dos aparelhos novos acontecerá na manhã da quinta-feira (6), das 7h30 às 10h30. Os equipamentos ofertados no programa têm selo Procel, o que significa maior eficiência no consumo de energia elétrica. Estima-se que uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o consumo médio de 90kWh/ mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kWh/hora/ mês.
Outra ação do programa será a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos com tecnologia LED. Cada cliente Enel poderá substituir até 3 unidades. Com isso, o programa auxilia no uso correto e também na economia de energia. No local também haverá palestra sobre consumo consciente e a presença da Nave Enel, um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais, utilizando tecnologia de realidade virtual 3D, além de jogos realizados com telas touch.
O Energia Legal é mais uma atuação da Enel Ceará para promover a segurança da população, uso consciente e legal da energia e também para melhorar a qualidade do serviço. A ação ficará disponível de hoje (4) até quinta-feira (6), das 8h30 às 17h, na Praça do Delta, no bairro Parangaba.
Furto de Energia
Durante a ação, equipes da distribuidora também farão inspeções na rede e visitas às sucatas locais com apoio dos órgãos de segurança. A atividade tem como foco principal o combate ao furto de energia e de cabos.
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. “As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada acaba sendo paga pelos outros consumidores por meio da tarifa, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia Carlos Cavalcante, responsável operacional da Enel Ceará.
Em 2022, a distribuidora realizou mais de 300 mil inspeções em todo o estado. A partir disso, foram encontradas 105 mil irregularidades no Ceará. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais e ações educativas em comunidades, com informações sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica e programas para geração de emprego e renda.
O trabalho de identificação de casos é feito através de análise de dados internamente e, em campo, por cerca de 200 equipes. Diariamente, técnicos da distribuidora analisam informações de consumo de cada cliente e também realizam ações em campo em todo o Ceará para identificar e normalizar casos durante a visita ou posteriormente.
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