O verão exige atenção redobrada. E esses cuidados vão muito além dos dias quentes na praia e do período de férias escolares. A estação mais divertida do ano também é marcada pelas conhecidas chuvas de verão: temporais com pancadas intensas, frequentemente acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas. Em países de clima tropical, como o Brasil, esse fenômeno é recorrente e pode causar diversos transtornos no dia a dia das cidades.
Alagamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica estão entre os principais impactos desses temporais. Diante desse cenário, a segurança deve ser prioridade absoluta, tanto a sua quanto a de quem está ao seu redor. Atitudes simples e preventivas fazem toda a diferença na redução de acidentes e na proteção de vidas.
Mantenha distância de fios e estruturas danificadas
Nunca se aproxime de fios caídos, postes danificados ou árvores que estejam em contato com a rede elétrica. Mesmo que pareçam inofensivos, esses elementos podem estar energizados e representar risco de choque elétrico. Ao identificar situações como essas, mantenha distância e acione imediatamente a Enel por meio dos canais oficiais.
Evite áreas alagadas
Durante enchentes, não enfrente áreas alagadas. A água pode esconder buracos, objetos submersos e até fios energizados, aumentando significativamente o risco de acidentes graves. Além disso, o contato com água contaminada pode provocar doenças como infecções de pele e leptospirose, que podem ser fatais.
Não se abrigue debaixo de árvores
Em dias de chuva e ventos fortes, árvores não são locais seguros. Galhos podem se desprender a qualquer momento e, ao entrarem em contato com a fiação elétrica, podem conduzir energia, gerando risco de acidentes graves e até fatais.
Retire objetos soltos e feche as portas e janelas
Em casa, recolha objetos que possam ser deslocados pelos ventos, como vasos de plantas, quadro de fotos, itens de vidro etc. Aliás, tanto em áreas externas quanto internas. Essa simples ação ajuda a evitar danos materiais e reduz o risco de ferimentos. Manter portas e janelas fechadas durante o temporal ajuda a impedir a entrada de vento e chuva, evitando acidentes, danos aos móveis e transtornos dentro de casa.
Desconecte aparelhos da tomada
Sempre que possível, retire equipamentos eletrônicos da tomada durante o temporal. Raios e oscilações na rede elétrica podem danificar aparelhos e aumentar o risco de acidentes. Essa medida simples ajuda a proteger seus equipamentos, além de comprometer a segurança do ambiente.
Vale sempre lembrar que nada é mais importante do que a sua integridade e dos demais. Por isso, não se coloque e nem coloque as pessoas à sua volta em risco. Perdas materiais podem acontecer durante os temporais, mas caso perceba que resgatar algo pode lhe custar a sua saúde, reconsidere imediatamente. Em caso de problemas com a rede elétrica, não tente resolver, ligue imediatamente para a Enel.
Leia também: Como as chuvas e ventos afetam a rede elétrica?