
Lâmpadas fluorescentes
Têm maior eficiência que as incandescentes e consomem menos energia. No entanto, contêm mercúrio em sua composição e, por ser um elemento químico metálico tóxico, exige descarte em locais específicos, como pontos de coleta, logística reversa ou ecopontos.
A vida útil desta lâmpada é maior (entre 6.000 e 15.000 horas), mas também perdem luminosidade com o tempo. Se está piscando, com cor alterada ou demorando a acender, é sinal de troca.
Lâmpadas LED
São as mais eficientes e econômicas do mercado hoje. Têm durabilidade alta (até 25.000 horas), não aquecem o ambiente, têm ótimo rendimento luminoso e não contêm substâncias tóxicas. Embora o investimento inicial possa ser um pouco maior, o custo-benefício compensa, inclusive na conta de luz.
E as fitas de LED?

Elas também usam tecnologia LED, mas por serem mais finas e flexíveis, costumam ter uma durabilidade um pouco menor das lâmpadas únicas, especialmente se forem de baixa qualidade ou instaladas em locais com muita umidade ou calor.
Se a fita começar a falhar ou apresentar trechos apagados, o ideal é trocar o segmento danificado ou considerar a substituição completa.
Trocar antes de queimar ou esperar?
No caso das lâmpadas incandescentes, é recomendável fazer a troca, assim que possível por outras com mais eficiência, mas elas podem ser trocadas seguindo a mesma regra das fluorescentes e LEDs, que é: a troca antecipada só é indicada se houver sinais de falha, como piscar, demorar a acender ou reduzir a intensidade da luz.
E atenção: a troca preventiva pode ser vantajosa se você está reformando o espaço ou buscando mais eficiência no consumo de energia.
Dica extra: descarte correto

Ao trocar suas lâmpadas, lembre-se de fazer o descarte adequado, principalmente no caso das fluorescentes. Muitos pontos de coleta recebem esses materiais e garantem o encaminhamento correto, evitando danos ao meio ambiente.
Aqui na Enel, incentivamos o uso consciente e eficiente da energia.
Por isso, temos alguns projetos para continuar cumprindo nosso compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Confira aqui os resultados do último ano.
Escolher boas lâmpadas é um passo simples, mas poderoso, para economizar na conta de energia e contribuir com a sustentabilidade do planeta.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais para mais publicações como esta. Confira!
Leia também: Lâmpadas eficientes: como escolher a melhor opção para economizar energia