Enel Ceará abre inscrições para projeto que apoia microempreendedores da região do Cais do Porto

Published on terça-feira, 10 outubro 2023

“Estamos iniciando mais um projeto do “Enel Compartilha Empreendedorismo” com a intenção de estimular o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais. Essa primeira edição do Incubadora de Negócios vai nos ajudar a ampliar a visão de negócio e mercado dos microempreendedores do Cais do Porto, e com isso, estimular a geração de valor na comunidade”, reforça Ana Cilana Braga, Responsável de Sustentabilidade da Enel Ceará.

Como critério de participação, a empresa elencou como público-alvo os microempreendedores que contemplem os seguintes pontos:

  • Moradores do Residencial Alto da Paz, no Vicente Pinzón, e do bairro Cais do Porto.

  • Pessoas (homem ou mulher) a partir de 18 anos;

  • Ensino fundamental concluído;

  • Documento oficial com foto e CPF;

  • No do Cliente na conta de luz;

  • Estar adimplente com a Enel;

  • Vontade de ter o seu próprio negócio ou que queiram alavancar um negócio já existente;

  • Morador da área delimitada (imprescindível).

O projeto será dividido em 3 fases de andamento e um evento de finalização:

1ª Fase:

Período de inscrição que irá durar do dia 09/10 ao dia 22/10.
As inscrições serão realizadas no formato virtual, pelo link: https://l1nk.dev/FCDmr Das inscrições realizadas, serão selecionados 30 inscritos para a fase 2. Divulgação da turma selecionada: 30/10 a 01/11.

2ª Fase:

Capacitação educacional que irá durar do dia 06/11 ao dia 10/11.
No minicurso, de 20h de carga horária, serão ministradas aulas que irão abordar toda a esfera do empreendedorismo de uma forma amplificada e realista. Ao todo, serão realizadas 3 oficinas que irão discutir áreas como marketing, crescimento de mercado, estratégias de negócio e gerenciamento de crise.

3ª Fase:

Com o fim da 2a fase, serão selecionados 15 participantes, com o melhor desempenho, para dar continuidade ao projeto. O resultado será divulgado no dia 14/11.
Com a nova turma formada, do dia 16/11 ao dia 24/11, serão realizadas mentorias coletivas e individuais com a abordagem de plano de negócios. Essa etapa tem o objetivo de estimular a mente e a criatividade dos integrantes para a composição do exercício final, que consiste na criação de um modelo/case de negócio que será apresentado na cerimônia de encerramento do projeto.

Evento Final

A última ação do projeto pretende reunir todos os participantes para uma dinâmica de competição pela premiação. Eles deveram apresentar seu plano estratégico de negócio. Todos iram passar por uma banca avaliadora que irá premiar as 3 propostas mais completa e ampla. Os critérios de avaliação serão baseados na originalidade das ideias, na qualidade da apresentação e na viabilidade das soluções propostas. A premiação será o incentivo monetário de R$ 5.000,00 para cada um dos 3 vencedores, na intenção de concretizar as ideias apresentadas.

A cerimônia será realizada em dezembro na sede da Enel Ceará. 

Sobre o Enel compartilha empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo existe há mais de 10 anos dentro da empresa e acompanha grupos de artesãos em diversos municípios do Estado, como Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Pacatuba, Aracati e Aquiraz. O objetivo do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, criado em 2007, é contribuir para a profissionalização de grupos produtivos de comunidades com alto índice de vulnerabilidade social.

A iniciativa permite aos grupos atendidos o aprendizado e o aperfeiçoamento de técnicas produtivas, além do acesso a conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção. O programa também contribui para a profissionalização desses empreendimentos solidários por meio da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos. 

Sobre a Enel Distribuição Ceará 

A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.886 km2. A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 126 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 154 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

ENEL