- Cerca de R$ 41 milhões foram investidos nos municípios que pertencem a região ao longo de 2020
- Para 2021, plano de investimentos com foco na melhoria do serviço inclui a construção de cerca de 40 quilômetros de novas redes, com uso de tecnologias inovadoras, além do reforço de ações preventivas.
Seguimos investindo em obras e ações de manutenção da rede elétrica com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento nos 66 municípios. Somente na Região dos Lagos, investimos cerca de R$ 41 milhões nestas ações em 2020.
Entre as ações realizadas no último ano, instalamos 104 equipamentos telecomandados nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Araruama, Saquarema e regiões adjacentes. Com a tecnologia, é possível identificar, de forma mais ágil e remota, eventuais falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos à rede, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou batidas de veículos em postes. Com isso, já são 989 equipamentos com tecnologia de telecontrole instalados, beneficiando cerca de 440 mil clientes dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande, Saquarema e Silva Jardim.
Para tornar a rede elétrica menos suscetível a interrupções no fornecimento de energia por fatores externos, a empresa também instalou em 2020 mais de 20 quilômetros de rede na região, aumentando a capacidade de carga.
Além das obras e do investimento em novas tecnologias, realizamos periodicamente ações de manutenção, como podas de árvores com galhos próximos à rede e o diagnóstico e correção de defeitos em equipamentos. Em 2020, apenas nos municípios mencionados, 78 equipamentos especiais, entre religadores e chaves telecontroladas, passaram por vistoria e manutenção para assegurar a qualidade do serviço e foram executadas 41.452 ações de podas de árvores.
“Temos o compromisso de continuar evoluindo com a qualidade do fornecimento de energia da nossa área de concessão. Temos investido fortemente na modernização e automação da rede e nas ações de manutenção preventiva contínua. Serviços como poda de árvores de grande porte e correções de defeitos nas redes para reduzir a taxa de falhas ocasionadas por vegetação e eventos climáticos são algumas destas atividades essenciais, que foram reforçadas nos municípios de atuação da distribuidora nos últimos anos”, afirma Artur Tavares, Presidente da Enel Distribuição Rio.
Ações previstas para 2021
Para este ano, os municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande, Saquarema e Silva Jardim, devem ganhar mais 101 equipamentos telecomandados e está prevista a construção de cerca de 40 quilômetros de redes de interligação e reforço, viabilizando novas manobras para melhorar o fornecimento de energia na região. Também serão executados 13,4 quilômetros de recondutoramento (substituição de condutores para aumentar a confiabilidade da rede), aumentando assim a capacidade de carga da região e reduzindo a chance de desligamentos. Atividades como podas preventivas, inspeções de redes com o uso de novas tecnologias e correções de defeitos nas redes para reduzir a taxa de falhas também fazem parte do planejamento para o ano.