1.    APRESENTAÇÃO

A Enel, multinacional do setor de energia, atua no Brasil por meio de suas subsidiárias Enel Brasil S.A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.523.555/0001-67 e Enel Green Power Brasil, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.084.537/0001-99, ambas com sede na cidade de Niterói, estado do Rio de janeiro, vem apresentar e tornar pública a presente chamada de startups, a fim de convidar startups interessadas em apresentar suas propostas inovadoras de negócios.

A holding Enel Brasil através de suas filias mantém operações nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e soluções de energia. Em distribuição, a empresa possui cerca de 10 milhões de clientes atendidos pelas empresas Enel Distribuição Rio (RJ), Enel Distribuição Ceará (CE) e Celg (GO). Em geração, o grupo possui a usina Enel Geração Fortaleza (CE), e em transmissão a Enel Cien (RS). O grupo também possui uma empresa de soluções em energia, a Enel Soluções. Por meio de suas subsidiárias Enel Green Power Brasil - EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade instalada total em renováveis de 1.464 MW, dos quais 401 MW de energia eólica, 170 MW de energia solar e 893 MW de energia hidrelétrica, bem como outros 442 MW eólicos e 649 MW solares de capacidade atualmente em execução.

Você encontra mais informações sobre a Enel e nossos projetos em www.enel.com.br

2.    OBJETIVOS

A Chamada de Startups tem o objetivo de prospectar startups, pequenas e médias empresas que apresentem soluções inovadoras e com potencial de impacto positivo no mercado, de crescimento rápido e contínuo, conforme as regras da presente chamada, além de fomentar o ecossistema de Startups no setor elétrico. Neste sentido, serão assim consideradas as empresas aprovadas na fase de seleção e que precisem de um ambiente propício para se desenvolver e ganhar escala, bem como possam agregar valor e criar oportunidades de negócios à Enel. Esta definição também engloba empresas que possuam as referidas características, ainda que associadas à empresa já consolidada no mercado. As empresas serão candidatas a desenvolvimento de parcerias de diversas naturezas com a Enel, que poderão ter como resultado final:

2.1 Oportunidade de Investimento:

2.1.1. Investimento direto de R$1,5 milhão para até 5 empresas através de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, para desenvolvimento conjunto de projeto de base tecnológica, no campo de energia, que agreguem valor aos negócios da Enel e ao setor elétrico.

2.1.2. Exposição aos parceiros da Enel, com possibilidade de outras fontes de investimento, que poderão ter acesso ao material das startups durante o processo de seleção.

2.2. Parcerias Comerciais:

2.2.1. Desenvolvimento de Parcerias Comerciais com a Enel no Brasil, com acesso a rede de 10 milhões de clientes do grupo no país, para desenvolvimento de prova de conceito.

2.2.2. Escala Internacional através de parcerias comerciais com os Hubs de Inovação da Enel em outros países (Itália, Espanha, Russia, Eslováquia, Chile, Peru, Romênia, Colômbia, Argentina e EUA.

2.3 Imersão no Vale do Silício: curso de especialização de acordo com a necessidade da startup, no Hub de Inovação da Enel em Berkeley, com exposição ao networking local.

2.4 Aceleração: Acesso a metodologia da aceleradora de startups ACE e a outras aceleradoras parceiras da Enel no programa, suporte e consultoria para aprimoramento e validação do modelo de negócios, mentorias com especialistas Enel + ACE + Google Launchpad Accelerator.

3.    REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Poderão participar nesta chamada:  

3.1. Pessoa jurídica de direito privado (startups) nacional ou estrangeira, devidamente cadastrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que esteja devidamente regular com suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas.

3.2 Empresa que possua produtos, processos, modelos de negócio, software, hardware ou qualquer outro objeto de inovação, preferencialmente nas áreas de interesse sinalizadas e que possam agregar valor aos negócios da Enel e ao setor elétrico.

3.3 As startups selecionadas e a Enel deverão estabelecer um Acordo de Confidencialidade, documento a ser assinado pelo(s) candidato(s) selecionado(s), a Enel e os parceiros, a fim de resguardar as informações confidenciais da Enel e das startups(S) durante as negociações.

4.    ÁREAS DE INTERESSE

O programa Energy Start busca a empresas que, preferencialmente, se encaixem nas seguintes áreas de interesse:

4.1. Digitalização (IoT): Soluções que permitam a adequação da revolução tecnológica ao sistema de energia elétrica, relacionada à conectividade entre equipamentos por meio de redes públicas ou privadas. Soluções  em IoT que permitam a melhoria do dia a dia dentro do lar e indústrias, por meio de conectividade entre objetos, troca e envio de dados, monitoramento e melhoria da utilização energética e bem-estar. Soluções em robótica para suporte de operação e manutenção.

4.2. Energias Renováveis: Novas tecnologias para geração renovável e armazenamento de energia, incluindo novos combustíveis e soluções de integração, instalação, manutenção e gestão dessas tecnologias.

4.3. Desenvolvimento Social: Propostas de avanços em causas sociais e ambientais, por meio de venda de produtos ou serviços. Soluções que permitam trazer acessibilidade tecnológica e desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental.

4.4. Fintech: Soluções econômicas de novos meios de pagamento, microcrédito e blockchain. Soluções para clientes não bancarizados e que permitam melhor gestão de recursos.

4.5. Eficiência Energética: Soluções alternativas e integradas para otimização do consumo e monitoramento do uso de recursos, em indústrias e comércio.

4.6. Cidades Inteligentes + Mobilidade Elétrica: Tecnologias ligadas a melhoria da gestão e monitoramento da infraestrutura urbana e soluções de mobilidade elétrica, soluções que se integrem com a infraestrutura elétrica existente.

5.    ETAPAS DA CHAMADA

A presente chamada avaliará os candidatos e propostas nas etapas descritas abaixo. A aprovação nas etapas não caracteriza a contratação. Está ocorrerá ao final do processo, conforme a diretriz do grupo Enel.

5.1. Inscrição: As startups poderão se inscrever a partir do dia 01 de agosto de 2017 até o dia 30 de setembro de 2017, exclusivamente por meio do formulário online de inscrição disponível através do link www.energystart.com.br. Após a conclusão da inscrição, o(s) candidatos(s) receberá(rão) e-mail de confirmação de sua inscrição no e-mail informado no formulário online.

5.2.Triagem: será realizada uma triagem inicial para verificar se as inscrições estão em conformidade com o descrito nesta chamada e se a inovação proposta atende às necessidades da Enel, incluindo a verificação se a startup é uma empresa válida com CNPJ, se está em conformidade com as áreas de interesse da Enel e a priorização por nível de maturidade esperado.

5.3. Mesa Dinâmica: será realizada avaliação do potencial dos modelos de negócio aprovados na etapa de triagem, com participação de executivos da Enel, bem como das empresas e instituições parceiras na chamada. Nessa etapa, as startups terão até 7(sete) minutos para apresentar seus pitch’s e mais 10(dez) minutos para responder a perguntas. Durante o processo ocorrerão 4 a 6 rodadas de avaliação, dependendo da quantidade de startups aprovadas para essa fase. Nessa etapa, será estabelecido em qual(is) categoria(s) dentre as quatro possíveis, conforme descrição no item 2 do presente regulamento, o modelo de negócio/projeto melhor se encaixa.

5.4. Aprofundamento: a presente etapa consiste em avaliar com maior profundidade o conteúdo e o potencial de crescimento das startups, sob a ótica da categoria para qual ela foi selecionada ao final da etapa da Mesa Dinâmica. A avaliação deverá seguir o formato de reunião com duração máxima de 1h30 e será conduzida por especialistas da Enel.

5.5. Seleção: a seleção final será realizada por um conselho consultivo que varia de acordo com cada caso, assim como seus critérios. O comitê de decisão poderá ser nacional ou internacional, de acordo com a abrangência da parceria e levará em conta a qualidade do produto/serviço e da equipe, assim como o potencial de crescimento. Os detalhes de contrapartidas e participações serão negociados caso a caso, com cada startup.

6.    CONDIÇÕES E EVENTOS IMPEDITIVOS E DESCLASSIFICATÓRIOS À PARTICIPAÇÃO NA CHAMADA DE STARTUPS

Não poderão participar desta chamada de startups:

6.1. A(s) pessoa(s) física(s) e a(s) pessoa(s) jurídica(s) que tenham qualquer tipo de restrição cadastral (SPC/SERASA/CAPITAL SOCIAL) ou que tenham débitos fiscais, tributários e/ou trabalhistas.

6.2. Os colaboradores com vínculo de emprego e/ou trabalho ativo, direto ou indireto, com a Enel.

6.3. Caso algum membro do quadro societário da startup possua vínculo familiar, por afinidade ou consanguíneo com sócios, administradores (diretores estatutários e conselheiros de administração), conselheiros fiscais e membro de comitês da Enel; colaboradores já desligados e/ou aposentados da Enel; e/ou, somente poderão participar da presente chamada, se forem expressa e devidamente aprovados pela Enel, a seu exclusivo critério.

6.4.        Caso não seja informada qualquer das condições previstas acima neste item por parte dos candidato(s) e a Enel venha a tomar conhecimento de tal condição durante a chamada, a Enel poderá descontinuar este(s) candidato(s), desclassificando-o(s) de participar da presente chamada.

7.    DIVULGAÇÕES

7.1. Toda e qualquer divulgação, entrevista, oral ou escrita, e/ou publicação que faça menção ou referência à Enel, à chamada de startups e/ou aos seus termos e às parcerias que serão estabelecidas com as startups deverá ser prévia e expressamente aprovada pela Enel. Adicionalmente, qualquer divulgação e publicação escrita referentes à chamada de startups e/ou aos seus termos deverá conter as logomarcas da Enel, respeitadas todas as suas normas e diretrizes internas referentes ao uso das suas logomarcas.

7.2. Após o encerramento das negociações com relação às parcerias, a Enel poderá divulgar publicamente em seu site, redes sociais ou outros veículos de mídia a relação das startups com quem ela irá realizar parcerias.

8.    CRONOGRAMA

Nesta seção estão descritas, em ordem cronológica, as datas limites para o desenvolvimento das etapas citadas na presente chamada, podendo a Enel convocar os participantes em qualquer data anterior à sinalizada, além de prorrogar e/ou alterar as datas sempre que necessário.

  • Início das inscrições – 1 de agosto de 2017
  • Encerramento das Inscrições – 30 de setembro de 2017
  • Etapa de triagem – 10 de novembro de 2017
  • Etapa Mesa Dinâmica – 20 de novembro de 2017
  • Etapa Aprofundamento – 01 de dezembro de 2017
  • Seleção – 20 de dezembro de 2017
  • Divulgação dos resultados – 29 de dezembro de 2017

 

9.    CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fica definido no presente documento que os candidatos, ao se inscreverem para participar da chamada de startups, declaram para todos os fins, que está ciente e de acordo com todos os termos aqui dispostos, bem como com todos os ANEXOS integrantes da chamada de startups.

Num cenário complexo e de rápidas mudanças, o Grupo Enel está constantemente em busca de novas soluções em produtos e serviços que ajudem a solucionar os maiores desafios do mundo atual. A intenção é continuar incentivando a participação de parceiros externos, além de estimular a inovação e o empreendedorismo dentro de casa. Inscreva-se e venha fazer parte dessa jornada conosco!

Boa sorte!

ENEL