A Enel Distribuição Ceará registrou no ano de 2024 a marca de 1,5M clientes beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o que representa 47,73% da base de clientes residenciais, tornando a Enel CE a distribuidora com maior número de clientes com tarifa social do Brasil, em números percentuais.
Estes números apontam para o contexto de vulnerabilidade social do estado, que é a condição de um indivíduo ou grupo de ser mais suscetível a danos devido a fatores socioeconômicos, como a falta de acesso a serviços básicos e desigualdades estruturais, trazendo para a distribuidora desafios que vão além do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, impulsionando a criação de projetos e ações que favoreçam a geração de renda e promovam o desenvolvimento local dos territórios, como forma de mitigar os impactos da vulnerabilidade social e combater a pobreza energética.
Diante deste cenário, muitas famílias no estado veem no empreendedorismo uma maneira de subsistência, sendo cada vez mais crescente o chamado Empreendedorismo por necessidade, que é um tipo de empreendedorismo que surge como alternativa à falta de oportunidades no mercado de trabalho formal, uma vez que pessoas em vulnerabilidade necessitam gerar renda imediata.
É nesta perspectiva que o programa Enel Compartilha Empreendedorismo, por meio do projeto Incubadora de Negócios, atua estimulando pequenos empreendedores a transformar empreendedorismo por necessidade em empreendedorismo por oportunidade, superando a informalidade, profissionalizando sua atuação, alavancando resultados e gerando impacto real na vida dos beneficiados, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios.
A Incubadora de Negócios oferece formação, acompanhamento e incentivo para fortalecer pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social local, e conta com uma estrutura completa para atender aos empreendedores, com treinamento, mentoria e assessoria especializada em diversas áreas do empreendedorismo.
A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo local, oferecendo suporte contínuo e promovendo a criação de uma rede de apoio entre os participantes. A Incubadora de Negócios fomenta a eficiência operacional e a competitividade dos empreendedores, atendendo à necessidade de capacitação e inovação no mercado.
Sobre o projeto
Em parceria com o Sebrae Ceará, a Incubadora de Negócios oferece treinamento em empreendedorismo e elaboração de planos de negócios aos participantes. O projeto envolve ainda, lideranças comunitárias na mobilização dos participantes, resultando em empreendedores mais qualificados.
Ao longo das três fases do projeto (seleção, formação e acompanhamento), os participantes recebem formação em temas como marketing, estratégias de negócio, elaboração de planos e gestão financeira. Ao final, três empreendedores serão premiados com um capital-semente de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada, para aplicar diretamente no desenvolvimento de seus negócios.
Etapas de desenvolvimento
- Etapa de divulgação: Realizada por meio de carros de som, cartazes, reuniões online e presenciais, grupos de WhatsApp e redes sociais.
- Etapa de mobilização: Utilização de carros de som, cartazes, reuniões online e presenciais, grupos de WhatsApp e redes sociais para mobilizar os interessados.
- Etapa de inscrição: Inscrições feitas via formulário Microsoft Forms e presencialmente com lideranças comunitárias por tempo determinado.
- Etapa de seleção: Seleção de 30 empreendedores para o ciclo de capacitação realizada por comissão interna da equipe técnica do projeto.
- Etapa de capacitação: Capacitação realizada pelo Sebrae, acompanhada pela equipe técnica do projeto.
- Etapa de preparação: Encontros presenciais e online onde os participantes se preparam para apresentar seus planos de negócios à banca avaliadora.
- Etapa de apresentação e premiação: Apresentação dos planos de negócios e seleção de três empreendimentos para receberem capital semente de R$ 5.000,00.
- Etapa de acompanhamento: Acompanhamento técnico dos 12 empreendedores selecionados em cada edição para apoiar a execução dos planos de negócios e planos de ação, promovendo o desenvolvimento contínuo dos empreendimentos.
A iniciativa atende a 30 empreendedores por edição, já tendo sido realizadas 6 edições: um projeto-piloto em 2023, uma em 2024, com 70 e 60 inscritos, respectivamente, e 4 edições em 2025, quando o projeto passou a compor a carteira de projetos de Sustentabilidade da Enel Distribuição Ceará, e já premiou 18 empreendedores nos segmentos de alimentação, moda, beleza, economia circular e serviços, que seguem recebendo acompanhamento técnico e motivacional até que seja completado o ciclo de 12 meses, beneficiando um total de 147 empreendedores até o final de 2025.
Em 2023, realizamos reuniões virtuais e presenciais com lideranças locais em áreas de interesse como o Residencial Alto da Paz. Em 2024, com apoio das lideranças, realizamos reuniões online, encontros tira-dúvidas e utilizamos grupos de WhatsApp para mobilização, gerando aproximação e engajamento com stakeholders locais.
Em 2024, expandimos para toda Fortaleza e região metropolitana, com parcerias para divulgação, criando material informativo, vídeos instrutivos e realizando momentos tira-dúvidas para facilitar a inscrição dos empreendedores, contribuindo para o reconhecimento do projeto e para a criação de uma demanda espontânea de comunidades e municípios para os ciclos de 2025.
Conclusão
Desde a edição piloto de 2023, pudemos perceber que os 3 premiados com capital semente melhoraram seus negócios com aquisição de estoque, equipamentos, mobiliários e maquinários. Em 2024, das 3 premiadas, uma adquiriu equipamentos eletrônicos e maquinário de costura, e outra um forno industrial. Os empreendimentos de 2023 e 2024 já cumpriram a etapa de acompanhamento técnico.
Atualmente, 48 empreendimentos da edição de 2025 estão sendo acompanhados com encontros bimestrais de capacitação para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, com foco em soluções estratégicas voltadas para pequenos empreendedores.
Além do impacto positivo nos negócios, percebemos uma melhora em nossa interlocução com o território e engajamento comunitário através da interface com lideranças do projeto Enel Compartilha Liderança em Rede, que atuam na divulgação e mapeamento dos empreendedores.
O projeto Incubadora de Negócios também fomenta a inovação, incluindo a capacitação em economia circular e empreendedorismo digital, permitindo aos participantes que desenvolvam habilidades modernas e relevantes durante o processo de acompanhamento pela equipe técnica. O projeto utiliza-se de plataformas de e-commerce para ampliar o alcance dos empreendimentos, facilitando a entrada dos negócios no mercado digital. As parcerias com o Sebrae trazem conteúdos e técnicas inovadoras para os empreendedores.
Podemos ainda considerar um aporte transversal do projeto ao impacto das mudanças climáticas ao integrar práticas sustentáveis na capacitação, que além de workshops sobre economia circular, aborda assuntos como o uso eficiente de recursos naturais, assim como incentiva os empreendedores a adotarem soluções mais sustentáveis, como redução de desperdício e utilização de materiais recicláveis em seus produtos e embalagens, promovendo um impacto positivo no meio ambiente.