Cidade Inteligente Búzios

Conheça o projeto que reúne tecnologias de ponta para transformar o Balneário de Búzios em um modelo de inovação e sustentabilidade.

     

Sobre o Projeto

A construção do futuro já começou. A Enel Brasil acredita que, com inovação, tecnologia e sustentabilidade, podemos superar desafios e contribuir para a construção de um mundo melhor. O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento iniciado em 2011 pela empresa escolheu a cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, para abrigar um modelo de gestão energética inovador, transformando o balneário de fama internacional na primeira cidade inteligente da América Latina.

A cidade inteligente Búzios alia infraestrutura, serviços e tecnologia para criar cidades mais próximas do cidadão, onde o consumo consciente de energia e a redução das emissões de gases poluentes fazem parte do dia a dia das pessoas.

No centro da iniciativa, a instalação de uma rede inteligente capaz de integrar tecnologias tradicionais com modernas soluções digitais para melhorar a flexibilidade do sistema elétrico e a gestão das informações, permitindo o gerenciamento das informações em tempo real, o controle automatizado do sistema e a integração de fontes renováveis de energia.

Benefícios para a Cidade

Um projeto para o futuro, onde todo mundo sai ganhando. Conheça as principais iniciativas desenvolvidas e os benefícios gerados para a cidade de Búzios:

     

Abrangência do Projeto

·         4 linhas de média tensão (15kV) com 67km de circuitos;

·         450 transformadores de média/baixa tensão;

·         10.000 clientes com medição de consumo inteligente;

·         36MVA de Potência Total Instalada;

·         55GWh/ano de consumo

O Projeto, encerrado em novembro de 2016, contou com um investimento de R$ 40 milhões de reais. A Cidade Inteligente Búzios foi considerada pela KPMG uma das 10 iniciativas mais inovadoras do mundo em infraestrutura sustentável. O estudo realizado pela empresa de auditoria avaliou 100 iniciativas por todo o mundo.

Realização

Desenvolvimento do Projeto: Enel Distribuição Rio

Apoio: Aneel / Programa de Pesquisa e Desenvolvimento

Instituições Oficiais: Governo do Rio de Janeiro / Prefeitura de Búzios / Rio Capital da Energia

     

ENEL