As praias paradisíacas e de águas mornas de São Miguel do Gostoso, pequena vila localizada a cerca de 100 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, atrai turistas de todo o mundo. Mas a região guarda outro tesouro, inesgotável: o vento. O local, procurado por windsurfistas e kitesurfistas do mundo, também se tornou uma referência em geração de energia eólica no Brasil. E é próximo deste paraíso do litoral brasileiro que a Enel Green Power está construindo o parque eólico Cumaru, um dos cinco empreendimentos atualmente em construção pela EGP no país. Quando estiver em pleno funcionamento, será capaz de gerar mais de 966 GWh por ano, evitando a emissão de cerca de 544 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.
O parque eólico Cumaru (206 MW) terá ao todo 49 aerogeradores. As estruturas possuem cerca de 200 metros de altura cada e, quando entrarem em funcionamento, serão as maiores em operação pela EGP no Brasil. Tudo isso com um investimento de US$ 184 milhões e a energia de 900 profissionais atuando na construção do empreendimento.
“Cumaru é um projeto que viveu o ápice da pandemia da Covid-19, na primeira fase da doença em 2020. Isso afetou as tomadas de decisão do projeto e, ao mesmo tempo, obrigou nosso project team a buscar novas soluções. Mas o time conduziu com sucesso várias forças-tarefas para não afetar o andamento do Projeto”
A montagem da primeira torre foi concluída no dia 22 de março e a previsão é finalizar as demais em agosto. Paralelamente, o time vem trabalhando na finalização do comissionamento e na construção da Linha de Transmissão, responsável por conectar o parque ao Sistema Interligado Nacional, onde a energia gerada será injetada quando Cumaru entrar em operação.
“Esta LT traz uma alta complexidade técnica à planta. É uma linha de 230 kV com 28 quilômetros de extensão e que exigirá, ao todo, 52 travessias, incluindo 4 rodovias, 4 parques eólicos de outras empresas em operação, além de 20 linhas de Alta Tensão. Temos uma Task Force enorme envolvida nessa ação.”
Ações na planta
Diversas soluções inovadoras estão sendo implementadas no canteiro de obras para melhorar a segurança, qualidade e eficiência das obras. Cumaru conta com tecnologia topográfica com drone para o acompanhamento da escavação da bases de concreto onde são instalados os aerogeradores, entre outras áreas. Além disso, com foco na digitalização, o time desenvolveu uma solução de QRCode, que permite o acesso a toda documentação operativa do projeto, abrangendo áreas de E&C e O&M.
Já quando o assunto é sustentabilidade, o empreendimento planeja um projeto de irrigação por gotejamento com as famílias das comunidades da área de influência, além de implantar oficinas de carpintaria e design para dar uma nova vida aos resíduos de madeira gerados na obra.
#EspalheEnergiaVerde