Uma viagem pelo passado e pelo futuro no sertão do Piauí

Publicado em segunda-feira, 27 de novembro de 2017

“O Piauí é uma terra fascinante, de lindos contrastes. Enquanto as pinturas rupestres testemunham a presença milenar do homem na região, o futuro agora também passa a ser representado pela cultura e pela tecnologia inovadora da Enel Green Power. O projeto Nova Olinda trouxe muita satisfação para toda a equipe que participou da sua construção e para toda a nossa companhia”

– Tommaso Quadrini, Gerente do Projeto

Dificuldades enfrentadas com o apoio das comunidades locais

Para construir um parque com essa proporção, distante dos grandes centros, o time da Enel teve que enfrentar diversas dificuldades de logística e regulação. Ainda assim, o projeto Nova Olinda foi finalizado em apenas 14 meses, o que representa um novo recorde da Enel Green Power em obras deste porte:

“Tivemos um trabalho grande e duríssimo para alcançar esse resultado. Algumas questões poderiam ter impactado o cronograma original, mas graças ao trabalho em conjunto de toda a nossa equipe e das contratadas, não atrasamos a entrega da planta. O que destaco de mais importante nessa conquista é que atuamos desde o início com união, parceria e segurança. Só temos a agradecer a todas as pessoas envolvidas”

– Tommaso Quadrini

Em todos os projetos que desenvolve, o Grupo Enel mantém o compromisso de criar iniciativas que dialoguem com os moradores locais e que tragam benefícios concretos para as comunidades. Ações de educação ambiental, doações de materiais didáticos, workshops de reciclagem e cursos de capacitação de mão-de-obra ajudaram a renovar a esperança e geraram novas oportunidades de renda para a população do Piauí:

“A Enel teve a preocupação de nos capacitar não somente para essa, mas para outras obras e, de uma certa maneira, nos incluiu no mundo e no mercado de trabalho. O pessoal que já estava aqui nos abraçou como uma família e estamos muito orgulhosos por contribuir com essa obra linda e grandiosa”

– Peter Souza, Montador

Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel Brasil, afirma que 2017 é um ano muito importante para o Brasil e para o crescimento das renováveis no país:

“A Enel é líder no mercado de geração solar brasileiro e queremos seguir contribuindo para o desenvolvimento das fontes de energia limpa no país, com inovação, sustentabilidade e compromisso com a segurança de nossas operações. Nova Olinda é o nosso projeto mais relevante. As transformações que o setor energético vem experimentando mostram que o crescimento da geração fotovoltaica é um caminho sem volta”

– Carlo Zorzoli

Nova Olinda amplifica a liderança da Enel no mercado de energia solar brasileiro

Confira os principais números do maior parque solar em operação na América do Sul:

  • Cerca de 930 mil painéis solares
  • 690 hectares de área construída
  • Capacidade de geração anual: 600 GWh
  • Energia suficiente para abastecer 300 mil lares
  • Menos 350 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera
  • 2,5 milhões de horas trabalhadas, sem acidentes
  • 300 milhões de dólares investidos