Nova temporada do #MulheresDeEnergia

Entrevistamos duas profissionais que impulsionam a inovação dentro e fora da Enel Brasil.

Loren Almeida

Head de Inovação na Enel Brasil, desde muito pequena vivencia a verdadeira potência feminina.

Com o falecimento precoce de seu pai, ela pôde ver todo o esforço e dedicação de sua mãe para que ela tivesse, dentro de suas possibilidades, uma infância feliz.

Loren frequentou a escola técnica mas logo percebeu que a comunicação era o que fazia os seus olhos brilharem. Por isso, anos mais tarde, aprofundou-se em outras áreas e fez diversos cursos, entre eles o de Gestão de Negócios. Este ano concluirá o mestrado em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Há 2 anos na Enel, Loren percebe que, cada vez mais, a mulher mostra a sua capacidade e participa ativamente de projetos que durante muitos anos foram liderados exclusivamente por homens.  

“O papel da mulher na inovação tem crescido muito na Enel por meio de estímulos de equipes diversas. Além disso, a mulher também está se entendendo como um forte agente de inovação.”

– Loren Almeida

Apesar de ver de perto e de acreditar no progresso feminino dentro das instituições, ela sabe que as mulheres, em sua grande maioria, ainda encontram diversas resistências.

“A gente ainda tem dificuldade de se olhar nesse papel de protagonismo, mas sabemos que é preciso aproveitar esse espaço para mostrar o nosso trabalho. Desenvolvemos diversas habilidades ao longo da vida e temos muito a agregar na inovação”

– Loren Almeida

Loren acredita que o trabalho desenvolvido por ela e seus colegas de trabalho deve ter sempre as pessoas como foco principal. Ela sabe que a inclusão é a única forma de produzir mudanças significativas nos mais diversos cenários.

Encontrar uma empresa que acredite nesse ideal e invista constantemente nas pessoas é um grande e importante passo.

“A Enel é acolhedora e tem se desenvolvido para ser, cada vez mais, empática”

– Loren Almeida

Para ela, ser uma mulher de energia é buscar um lugar de protagonismo em um ambiente majoritariamente masculino.

“Ser mulher de energia nos dá uma visão de protagonismo e de ampliação. Há algum tempo participei de uma mesa redonda com mulheres e pude notar quantos talentos temos no setor de energia. Temos muito potencial.”

– Loren Almeida

Loren acredita que a colaboração e a empatia,  fortes características femininas, ajudam a Enel, que está na casa de milhões de pessoas, a entregar um serviço integrado e de qualidade.

Além disso, ela pontua, para ser efetiva, a inovação precisa estar aberta às novas ideias e ouvir, sempre que possível, profissionais que tenham projetos inclusivos.

“Eu já participei de algumas boas iniciativas na Enel, uma em especial busca startups brasileiras que estejam desenvolvendo tecnologias inclusivas. Precisamos estar abertos às novidades e ouvirmos o que as pessoas têm a dizer. Nesses projetos encontramos diversas oportunidades para melhorarmos cada vez mais”

– Loren Almeida

Thais Oliveira

Head de Cultura e Projetos de Inovação na Enel Brasil, percebeu desde muito cedo que o seu foco de vida seria trabalhar com projetos que pudessem, de alguma forma, transformar a vida das pessoas.

Nascida e criada em Niterói, Thais brincava bastante na rua e estudava em uma escola no próprio bairro. Influenciada por seu pai, que é empresário, ela sempre gostou de temas internacionais, inclusive os correspondentes nos telejornais sempre chamaram a sua atenção.

Anos mais tarde, como já era de se esperar, Thais concluiu a graduação em Relações Internacionais e, durante muito tempo, o terceiro setor fez parte de sua trajetória profissional. No entanto, um importante programa de aceleração de negócios em uma grande multinacional inseriu a jovem profissional no mundo corporativo.

Assim que começou a trabalhar na Enel, uma empresa formada, em sua grande maioria, por engenheiros, Thais pensou que em algum momento fosse encontrar obstáculos simplesmente por ser mulher:

“O mundo corporativo tem muitas facetas, mas eu nunca vivi uma situação em que eu tenha me sentido desvalorizada ou desrespeitada na Enel. Acredito também que a área em que atuo tenha um mindset mais jovem. Aliás, a inovação já quebra diversas barreiras, pois o foco dela é a diversidade.”

– Thais Oliveira

A Enel está totalmente alinhada com diversos princípios fundamentais para Thais. Ela destaca que o seu trabalho é valorizado e respeitado por todos ao seu redor.

“Aqui eu fui muito bem acolhida e me sinto valorizada. Tenho aprendido muito na Enel, me inspiro em outras mulheres da companhia e nomeu líder direto, que é muito fora da curva. ”

– Thais Oliveira

A persistência na busca por seus objetivos é a sua mola propulsora. Thais acredita em seu propósito e em seu trabalho. Afinal, ela sabe que a inovação é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta de transformação.

“Ser uma mulher que lidera e inova é um desafio diário, mas é, sobretudo, muito estimulante. É poder viver o Open Power na sua essência. ”

– Thais Oliveira

Algumas profissionais da Enel apadrinharam mulheres que se inscreveram no programa “Escola de Mulheres Eletricistas”. Esse projeto deixou Thais, também madrinha, muito emocionada e com a certeza de que está no lugar certo.

“Faço contato direto com uma mulher que atua em Cabo Frio e viu nesse programa uma grande oportunidade, pois estava desempregada. Esse projeto me marcou muito, tenho o social muito forte em minhas ações.”

ENEL